Queridos e queridas, um feliz ano novo para todos vocês.
Tentei espanar a poeira deste blog nos últimos dias, inclusive relatando como foi minha participação no evento de hq em João Pessoa, mas foi impossível, não há como relaxar e traduzir em palavras o que vai pela alma, estressado por tantos afazeres; hoje mesmo, ja produzi duas ilustrações (se quiser receber na primeira semana de janeiro), enfrentei fila de supermercado, embora seja do tipo que não deixa as coisas pra última hora, sempre existe um ítem que foi esquecido, já ajudei minha esposa nos afazeres domésticos e por aí vai, e tem sido assim todos os dias que passaram.
Bem, deixo com vocês, que tem a gentileza de ler minhas bobagens e apreciar meus rabiscos e borradeiras, meu abraço fraterno e desejar que as tristezas e decepções, que são inevitáveis, se pesadas na balança, não faça a menor diferença frente as alegrias e realizações no ano que daqui a pouco bate às nossas portas.
Muito sucesso e o Deus Todo-Poderoso nos abençoe a todos.
Até o ano que vem.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
MAIS UM POUCO DE MACHADO.
Todos sabemos que com a chegada do fim do ano as atividades, mesmo as mais corriqueiras, se multiplicam, as ocupações se intensificam de tal modo que temos que fazer escolhas, priorizar nossas ações de forma que mesmo aquelas que nos perecem muito importantes ficam relegadas a segundo ou terceiro plano. É o caso deste blog. Com o tempo fui adquirindo um carinho todo especial por ele, pois além de ser um bom veículador da minha arte, eu o uso como uma espécie de diário onde posso transmitir através das minhas pobres letras muito do que me vai pelo interior da alma. Mas pelos motivos já explicitados acima, sou obrigado a abandona-lo, assim como a maioria dos meus projetos pessoais, retomando de quando em quando, a espaços cada vez mais largos, quando me forço a faze-lo. E desta feita o blog vai sobrevivendo, da mesma maneira que, a conta gotas, minhas artes particulares vão ganhando formas e cores.
Hoje eu deveria postar relatando como foi a minha participação no evento de quadrinhos que se realizou na Paraíba, mas como se trata de um texto longo, vai ter que ser adiado.
Os desenhos de hoje foram criados para "Memórias De Casa Velha" de Machado de Assis.
Um cheiro para as damas e um vigoroso aperto de mão para os cavalheiros. Até a próxima.
domingo, 9 de dezembro de 2012
SENHORA ( 03 )
Mais algumas imagens criadas para o romance Senhora, de José de Alencar, só pra tirar um pouco da poeira deste blog.
Nos falamos mais pra semana, se Deus permitir.
Até lá.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
MEIO SÉCULO.
Hoje completo cinquentinha (assim, no diminutivo mesmo, acho que minimiza o peso que isto possa ter).
Todos sabem que não curto postar fotos ou qualquer tipo de exposição sobre minha pessoa, todo espaço deve (ou deveria) ser dado à minha arte, mas 50 anos é interessante de se comemorar, então deixando alguns conceitos de lado, vamos apagar as velinhas.
Beijos a todos.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
TOP! TOP! Convenção Paraibana de Quadrinhos
Meus caros, dia 02 de dezembro estarei na TOP! TOP! Convenção Paraibana de Quadrinhos participando
de uma mesa redonda onde será discutido a produção independente de hqs e também autografando alguns álbuns.
Quem estiver em João Pessoa nos dias 01 e 02, apareça pra um papo.
Abaixo, as informações que "roubei" do site do evento.
Abraços a todos.
Sábado – 01 de dezembro
10h - Abertura – Feira de quadrinhos
Anatomia e Luz e Sombra
Local: Sala Flama
15:30h – Bate Papo - Gerações com Deodato Pai e Mike Deodato
Mediação: Renato Félix (Jornalista e crítico de cinema)
Local: Sala Flama
Local: Espaço do Autor
A arte cartum de Mike Deodato Jr – Deodato Jr
Espedito de Ricardo Jaime
18:30h - Exibição do documentário Profissão Cartunista Ziraldo e bate papo com a presença da diretora Marisa Furtado de Oliveira.
Mediação: Renato Félix(Jornalista e critíco de cinema)
Domingo - 02 de dezembro
10h – Abertura – Feira de quadrinhos
10:30h – Oficina de Roteiro - Renato Medeiros
Local: Sala Flama
14h – Lançamento duplo no stand da Comic House:
Rurouni Kenshin vol 1
Sketchbook de Joe Benett (lançamento nacional)
14h – Mesa Redonda – Mercado Internacional & Produção Independente com Henrique Magalhães, Celina Muniz, Eduardo Schloesseer(Zé Gatão), Thaïs Gualberto (Coletivo WC), Beto Potygrara (Republica dos Quadrinhos), Jack Herbert (Kirby Genesis).
Mediação: Audaci Jr (Jornalista e Quadrinista)
Local: Sala Itabira
14h – Oficina - Criação de personagens nas histórias em quadrinhos com o Prof. Alberto Pessoa
Local: Sala Maria
14h - Oficina de Arte final com a quadrinista Paloma Diniz
Local: Sala Bat – Madame
14h – Exibição do documentário Marginal – Aborda a carreira e influências do quadrinista Shiko.
Local: Sala Fradim
com presença do diretor Bruno Leite
Mediação: Audaci Jr
14:30h – Oficina de desenho estilo mangá com Paulo Morais e Giovana Leandro
Local: Sala Bartolo
15h – Palestra - A representação da identidade negra nas HQs brasileiras – Com Beto Potyguara (Bacharel e Licenciado em História pela UFRN, Quadrinista e Design Gráfico)
Local: Sala Top! Top!
15h – Exibição do documentário Rodolfo Zalla: Ao mestre com carinho
Local: Sala Flama
15h – Sessão de Autógrafos
Local: Espaço do Autor
Emir Ribeiro 40 anos de Velta
GG Carsan lançando o livro Tex no Brasil
16:00h – Mesa Redonda Literatura e Quadrinhos - John Monteiro(quadrinista) Mascaro(desenhista da Ragu) e Alfredo Albuquerque(escritor e fanzineiro)
Local: Sala Fradin
Mediação:
André Aguiar (escritor) & Audaci Jr (jornalista e quadrinista)
André Aguiar (escritor) & Audaci Jr (jornalista e quadrinista)
16h - Como preparar seu Portfolio – com os professores Izaac Brito e Januncio Neto
Local: Sala Bartolo
17:00h – Sessão de Autógrafos
Local: Espaço do Autor
Mascaro lançando Ragu Cordel;
Igor Tadeu com One Hits Wonders;
Alfredo Albuquerque com o fanzine tr3sdoi2;
Eduardo Schloesseer com o álbum Zé Gatão
18:00h – Exibição do documentaŕio Malditos Cartunistas
Local: Sala Flama
19:30 - Exibição documentário Profissão Cartunista Will Eisner
com presença de Marisa Furtado de Oliveira
Local: Sala Flama
Mediação: Audaci Jr (Jornalista eQuadrinista)
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
CADERNO DE ESBOÇOS ( 01 )
Acontece assim: as vezes sobra um pouco de nanquim no recipiente e eu para não desperdiça-lo pego um pincel e sigo espalhando tinta, sem esboçar, nem nada. O que sai são coisas deste tipo. Há quem goste, dizendo que são traços bem naturais.
Sketchbooks estão na moda, tem artistas que juntam um monte de esboços num caderno e depois publicam em livros de tiragem limitada que são disputados a tapa. Eu mesmo gosto bastante, mas nunca comprei nenhum, são caros pra cacete!
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
SENHORA ( 02 )
Mais alguma artes criada para o livro "Senhora" do José de Alencar pra começar a semana.
Olhando hoje, depois de tanto tempo, estes desenhos paracem muito formais, pouco inspirados.
Já disse aqui outras tantas vezes que procuro para cada narrativa, dar um tom através do traço, que traduza minhas impressões sobre o tema, e para mim, os livros do Alencar me trazem essa sensação de emoções (sejam quais forem) elevadas a enésima potência de forma um tanto forçada. Não considero aqui estilo ou época em que tais obras foram criadas, simplismente é o que fica impresso em minha mente ao ler suas palavras. No meio disso, penso que não dei o tratamento devido à obra. Mas estas, infelizmente, são coisas que só se percebo muito tempo depois, quando as ilustrações estão impressas e mais nada pode se fazer a respeito.
Boa semana a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)
"INTRUSOS", QUADRINHO QUE (RE)LI RECENTEMENTE 01
Bom dia, amados e amadas. Tudo bem com vocês? Aqui do meu lado, no que tange o lado financeiro, a barra está pesadíssima! Sempre esteve, ma...
-
Ando bastante alheio ao que acontece ao meu derredor. Sem paciência para notícias do mundo, política do dia e tudo o mais, até mesmo assist...
-
A primeira vez que uma centelha começou a arder no cérebro instigando-me a publicar alguns dos meus textos foi quando um amigão de Brasíl...

















