Amadas e amados, boa noite!
Esta semana, enquanto trabalhava eu via um vídeo no Youtube falando sobre o atual cenário de quadrinhos nacionais e refleti um pouco a respeito, entretanto, dividir meus pensamentos com vocês terá que ficar para uma outra oportunidade (semana que vem, quem sabe?) pois não tive tempo de maturar um texto decente. Incrível como o tempo parece encolher a cada dia!
Um admirador do meu trabalho, de Brasília, me encomendou uma arte do Zorro, personagem que tive o maior prazer em executar, posto que foi uma das minhas alegrias na infância. Eu não perdia um único episódio quando passava na tv e devorei os poucos quadrinhos que me chegaram às mãos (detalhe, só recentemente eu fiquei sabendo que quem desenhava as aventuras do justiceiro mascarado era o brasileiro Walmir Amaral - http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,walmir-amaral-o-eterno-heroi-da-era-de-ouro-dos-quadrinhos,1575794).
Evidentemente fizeram vários filmes com este herói, acho a versão com o Antônio Banderas muito decente, contudo, quem eternizou - pelo menos para mim - o vigilante no período que a Espanha colonizou aquela parte da América, foi o Guy Willians na década de 50, produção de Walt Disney. Ainda hoje uma série que não perdeu a força. Dom Diego (Zorro), Bernardo (o fiel ajudante mudo), Dom Alejandro, Sargento Garcia, Cabo Reis, Capitão Monastério, o magistrado, o misterioso Águia...fantástico! O tal de Batman deve ter aprendido com o Zorro a ser um playboy mulherengo e beberrão durante o dia e fazer justiça a noite.
Pra me inspirar assisti alguns episódios no Youtube e fui atrás da biografia do Guy Willians, que uns anos mais tarde seria o professor Robinson de Perdidos no Espaço. Inacreditável o fim que ele teve.
Minha homenagem a este grande herói que enterneceu a minha infância.
Nossa, esse Zorro ficou ótimo, Schloesser! Parabéns!
ResponderExcluirAgradeço muito, Carla!
ExcluirSoube da trajetória do Guy Williams numa reportagem da extinta Starlog Brasil.
ResponderExcluirAlém das várias versões, meu primeiro contato com o Zorro deve ter sido num seriado que o SBT exibia nos anos 90. Também teve um desenho pela Filmation (que nem lembro se vi), um anime da Toho (produtora de Godzilla e Cybercop) que a Record exibia e um desenho da Warner que não curti muito (que também passou na Record).
A Máscara do Zorro é muito legal, mas aquela continuação, A Lenda do Zorro... é um troço inútil que nem precisava sair como acabaram fazendo.
Tem um filme antigo com o Tyrone Power que é muito legal e é considerado um dos melhores. Não sei, quando moleque a assisti muito o Zorro da Disney então a imagem do Guy Williams ficou na minha mente como o Zorro perfeito. Sobre os desenhos, não assisti nenhum mas vi um episódio num desses canais infantis, acho que Disney, e era 3D. Bonzinho. Sobre o Zorro do Banderas, eu acho legal, mas concordo que o segundo é bem inferior.
Excluir