img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

HIDRA.


Boa noite, amadas e amados, estou um pouco distante deste nosso espaço. Tenho tido vontade de colocar aqui mais algumas memórias e idéias sobre este pobre mundo louco, mas não tenho conseguido tempo e a devida paz de espírito para faze-lo. Nada demais, são coisas do dia-a-dia, os velhos dragões de sempre, só que antes me parecia que a cada cabeça cortada surgia duas no lugar, agora são quatro substituindo aquela decepada. Nada a fazer senão tocar a vida com honra até o dia derradeiro.

Esta semana dou início a uma nova literatura infantil. O interessante é que alguns dias atrás eu reivindicara da editora um aumento no valor das ilustrações, uma vez que o mesmo preço é cobrado a pelo menos quatro ou cinco anos. Para minha surpresa reduziram o valor em 300 reais. Liguei para saber o porque e me responderam que a verba destinada às artes dos livros agora é menor. Isto porque uns desenhistas de São Paulo, que estão trabalhando por um valor bem reduzido, resolveu "quebrar" o mercado.
Tudo que posso fazer é engolir seco e sem água e continuar a produzir o melhor que possa na esperança que  um novo caminho surja ou que este quadro mude.

A ilustração abaixo faz parte de "Memórias Da Casa Velha" do Machado de Assis, e reflete bem o que vai pelo meu interior.

2 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Rapaz, que chato esse lance das ilustrações. Como sabe, ainda não entrei totalmente na área da ilustração. Trabalho com gráfica e outras coisas, (embora já tenha feito algumas capas de livro). Também na área gráfica, a concorrência por preços é matadora. Se a gente bobear, paga ao cliente para fazer o serviço. Recentemente vi umas palestras sobre vendas e uma delas focava nisso: há várias formas de concorrência e concorrer por preço é uma delas, mas quase sempre não a mais inteligente. Quebra o mercado e nivela todos para baixo.
    Espero que você não desanime e continue buscando alternativas. Acho que é importante ter fé.
    Desculpe se escrevi demais,
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Não escreveu demais não, brother, o que cê falou é a mais pura verdade. A pouco li um artigo enviado pelo meu irmão por e-mail que falava um pouco sobre tudo isto, sistema de livre mercado, as turbas de ocupantes de Wall Street, seus aliados na mídia se nos círculos políticos, enfim tudo o que engloba o esquema capitalista. Fazemos o melhor, não porque somos bonzinhos, mas porque queremos suprir uma demanda recebendo o que é justo por isto. Até que aparece um que quebra o elo da cadeia, e aí, meu amigo, nos vemos em certas situações nada confortáveis.
    Mas não se preodupe, continuamos no jogo.
    Abração.

    ResponderExcluir

ZÉ GATÃO POR THONY SILAS.

 Desenhando todos os dias, mas como um louco, como fiz no passado, não mais. Não que não queira, é que não consigo; hoje, mais que nunca eu ...