img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 20 de janeiro de 2019

GAVIÃO NEGRO



Hawkman, da DC Comics ou Gavião Negro, como é conhecido no Brasil, era um dos personagens que mais me encantaram na infância, eu lia os gibis da Ebal (talvez desenhados pelo genial Joe Kubert, não tenho certeza, naquela época eu não me ligava muito nos nomes de quem escrevia e/ou  ilustrava as histórias), mas muito pouco do conteúdo me ficou na mente. Tenho ainda uma mini série da Abril escrita e desenhada pelo Timothy Truman nos anos 80 que quero reler assim que possível.
O motivo desta nostalgia, como podem perceber, é esta arte que um fã e amigo de Brasília, me encomendou.


Gosto muito deste tipo de trabalho, dar vida a todos esses personagens do passado, muitos deles um tanto esquecidos ou mesmo ignorados pela geração atual. Se pudesse faria apenas isto o resto da minha vida.
Comissões estão cada vez mais populares pelo mundo afora, a internet possibilitou esta interação do público com seu artista preferido; mediante a um preço (coisa que varia de desenhista para desenhista, quanto mais famoso mais caro ele cobra, é claro) você pode ter das mãos dele uma obra original.
O bolso do brasileiro infelizmente não me permite cobrar um valor muito alto, ainda mais eu que não sou celebridade do meio. Mas dá para ganhar uma grana legal e ainda se divertir - Hawkman é muito inspirador para qualquer artista - se tivesse uma ou duas por semana eu ficaria muito satisfeito. Conheço uns caras, nem tão bons assim, que pegam muitas encomendas, tantas que mal dão conta. Deve haver uma forma de contato que eu desconheço, talvez tenham aquele chamado "tino comercial", ou agentes ou sejam muito rápidos na entrega ou sei lá o quê. Meu problema é ser desorganizado (indisciplinado?), e principalmente, muito lento. Na verdade não sou lento, mas demoro muito na elaboração do trabalho, faço mil estudos de posições e nunca estou satisfeito, enfim....


Esta foi uma semana bem difícil para mim e toda a família. Meu irmão médico teve um problema de saúde e está na UTI. Como o caso é grave, tive momentos horríveis, sou muito ligado a meus irmãos. Felizmente, agora o quadro dele é estável, embora ainda inspire muitos cuidados; tenho fé em Deus que ele vai se recuperar bem e voltar à sua rotina de vida.
Sabia que ele era muito querido e tido como grande profissional mas ao visitar a página dele no Facebook, confesso que fiquei surpreso ao ver o número de pessoas se manifestando com mensagens e orações pela vida dele.


Ontem (19) foi aniversário do Edgar Allan Poe e a Editora Clepsidra realizou um evento que envolvia exibição de curtas do início do século 20, palestras, leitura de alguns contos por atores, venda de esculturas e camisetas, cerveja artesanal com o rosto do aniversariante nos rótulos e o lançamento oficial de A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE escrito pelo ficcionista Rubens Lucchetti e ilustrado por mim.


Ainda não recebi retorno, por isto não sei dizer qual foi o nível de aceitação do livro, mas vi o comentário de um leitor dizendo que a história o deixou sufocado, a agonia do protagonista se comparava ao do personagem do Will Smith em A Busca Da Felicidade e um outro o comparou ao Frankenstein ilustrado pelo Bernie Wrightson, o mestre do macabro. Um exagero, claro, mas é um elogio que mostra que todo esforço e expectativa valeram a pena. 

Do jeito que a minha vida anda, mais que nunca, reside em mim a incerteza se estarei aqui na próxima semana. Mas Deus sabe.

Abraços e beijos a todos!

10 comentários:

  1. Nem me fala em parentes com problemas de saúde... tenho um tio que infartou de novo, após tirar os pontos de um toco da perna que precisou amputar. E o pai de um conhecido faleceu. Ambos tinham em comum o fato de serem diabéticos.

    Arte comissionada seria um baita quebra galho pra um "ninguém" como eu. Não me deprecio pra sentirem pena. Longe de mim! Só faço isso porque também não sou famosão, mas fui aluno de um que é também desenhista gaúcho, mas com fama no exterior.

    Lembro que na dublagem do desenho Superamigos, o Gavião era chamado de "Homem-Águia". Pérola da desinformação de uma mídia pra outra. Se até o Aquaman (da Filmation, empresa do então vindouro He-Man) já foi chamado de "Heroi Submarino" graças ao mesmo (e já extinto) estúdio Herbert Richers...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelos enfermos próximos a você. É duro, meu caro, esta é a prova cabal de que não somos nada nesta vida. Num momento estamos bem, no outro, não há dinheiro ou sucesso que nos livre do desespero. Mas é a vida.

      As comissões tem pago minhas contas nos últimos tempos, mas estão diminuindo.

      Não sabia que estes heróis eram conhecidos por outros nomes nos desenhos animados. Interessante. Grato pelas informações.

      Valeu!

      Excluir
  2. Grande Edu! Estive na festa em homenagem ao Poe que contou com o tão aguardado lançamento do livro. Não sei dizer como foram as vendas, mas acredito que foram bem, pois a casa estava super cheia... Que dia memorável!

    Desejo melhoras para seu irmão e uma excelente semana para você e verônica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Matheus! Conversei com o editor e ele me falou que as vendas do livro no lançamento não foram lá essas coisas, mas eu confesso que não me surpreendo, as pessoas nesses lugares vão ver amigos, tomar um drink e tal, mas comprar mesmo são só alguns que tem grana. Outra coisa, não sei se o publico alvo da editora/livraria são leitores de quadrinhos. Mas vamos ver o desenrolar das coisas.
      Obrigado pelos votos em relação ao meu irmão e boa semana para você também.

      Abração!

      Excluir
  3. Cara,eu ficaria feliz até com o rascunho.Botava fácil numa moldura.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Schloesser! Que barra pesada com o seu irmão! Imagino como vocês devem estar. Força, pessoal! Pena que não fiquei sabendo do lançamento da bio do Poe a tempo. Queria ter ido. Mas o melhor é a obra em si e meu exemplar chegou pelo correio. Que lindo! É desenho pra ganhar prêmio e ficar ainda mais famoso do que você já é. Não conheço o Gavião Negro original, mas duvido que seja melhor do que o seu. Duvido muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla, meu irmão está bem melhor, o caso ainda é delicado e talvez a vida dele não seja mais a mesma, mas os doutores que operaram ele disseram que é um milagre ele estar vivo, então: glórias a Deus!

    Poxa, não imaginei que você tivesse interesse em um evento gótico, senão eu teria te informado a respeito, desculpe. Mas olha, agradeço muito suas palavras elogiosas, também achei o livro muito bom, mas novamente acho que ele não está recebendo a atenção que merece, talvez a editora divulgue mais, não sei. Só estou esperando chegar meus exemplares para fazer mais propaganda, mas meu alcance é sempre limitado. Contudo, vamos ver.

    Que bom que gostou da minha arte do Gavião. Grato!

    Abraços e felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Edgar Allan Poe foi feito pro seu traço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito da minha alma nesta obra, meu caro amigo. pode apostar. Valeu!

      Excluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...