img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 13 de outubro de 2019

DEZ FILMES QUE ME MARCARAM


O Facebook tem umas coisas interessantes, as vezes sou convocado a participar de umas brincadeiras como postar filmes, gibis, livros, artes preferidos e tal. Gosto disso, embora o tempo exíguo não me permita devaneios longos, tudo ali é muito volátil, mas é legal ler os comentários e impressões dos outros, além de ver e saber o que os desafiadores gostam também.

Eu resolvi fazer minhas listas aqui no blog, como vocês já perceberam pelas duas últimas postagens. Hoje o tema é com os filmes que me impactaram. Esses filmes não são necessariamente os melhores ou que fazem parte do meu top 10, mas em algum momento de minha vida eles me marcaram, fosse porque o filme realmente era mesmo tão bom que ficou gravado em mim ou porque o momento em que vi foi importante e o filme só foi acidental.

Mas claro, opto por falar só daqueles que gostei; por exemplo, assisti com primeira namorada "Os Embalos de Sábado a Noite", com o John Travolta, marcou por eu estar ao lado de uma pessoa importante, mas eu acho o filme uma merda.

Bem, vamos a eles:


 A MOSCA DA CABEÇA BRANCA - ficção B temperada com horror. Assisti na tv nos anos 70 em algum cine terror de um dos tantos canais da época. A primeira coisa que me chamou a atenção nele foi a presença do David Hedison, o eterno capitão Crane de A Viagem Ao Fundo Do Mar e falecido recentemente. Tinha também o grande Vicent Price que eu já conhecia dos clássicos góticos. A figura da grande cabeça de mosca no humano não me impressionou tanto quanto a pequenina cabeça humana no corpo do inseto ao final do filme. Eu era guri e fiquei umas noites com o sono perturbado. Um filme de grande suspense e tensão.


OS DEZ MANDAMENTOS - filmaço! Embora o meu preferido seja Ben Hur (esse, sim, está no meu top 10).
Minha mãe me levou para assisti-lo no Cine Comodoro. Entramos a tarde e saímos a noite, a fita tinha quase quatro horas de duração, havia um intervalo no meio. Impossível esquecer. Diálogos, cores, efeitos, atuações. Repito: filmaço!


O PLANETA DOS MACACOS - Assisti em uma sala em São Paulo, talvez em 73 ou 74, que passava dois filmes (nem lembro qual era o outro), e depois revi diversas vezes na tv, VHS e DVD. As sequências, séries e reboots embora não me desagradem, não se comparam a este clássico! Que agonia! Que final impactante! 


A NOVA VIAGEM DE SIMBAD - título original: The Golden Voyage of Sinbad. O segundo do mestre Ray Harryhausen. Foi em 74. Fã de filmes de fantasia (não é atoa que criei um universo antropomorfo em quadrinhos) e figuras mitológicas, esse filme me agarrou e até hoje me causa enlevo. Devo tê-lo assistido umas dezenas de vezes em todos os cinemas do centrão de São Paulo, por onde ele passou.


O LUTADOR DE RUA - sou fã do Charles Bronson (esse sim, personificou o cara durão nos cinemas!) e Hard Times - no original - é um dos melhores protagonizado por ele. Difícil apontar o melhor do Bronson da década de 70, mas acho que esse se destaca - além da excelente história - por mostrá-lo em grande forma mesmo com mais de 50 anos.


LIBERDADE CONDICIONAL - grande filme um tanto obscuro com uma atuação impecável de Dustin Hoffman! Filme de bandido, mas que ficamos torcendo por ele. Sem tons de cinza, o cara não vale porra nenhuma, ele é o que é, faz o que faz porque quer fazer. O cinema americano  até o final dos anos 70 era mais realista, com finais trágicos, propunham reflexões; muito disso morreu com a chegada de blockbusters estilo Star Wars e coisas do tipo. Assisti algumas vezes no Rio de Janeiro com a namorada. Depois em VHS nos anos 80. Depois nunca mais ouvi falar dele.


BRUCE LEE NO JOGO DA MORTE - ok, esse não é de fato o filme idealizado pelo mestre das artes marciais. Ele morreu jovem, no auge da carreira e deixou takes de várias cenas do que seria o Game Of Dead, sua película pós Operação Dragão. Eu já havia visto tudo do Lee dezenas de vezes, a notícia de que completariam o filme inacabado foi algo que ansiei por muito tempo. Claro que ele tem muitos problemas, afinal tiveram que usar um dublê (coreano, soube depois) com o rosto parecido e que usava óculos escuros em cenas meio às sombras quase o tempo todo. O estilo de luta emulando a técnica de Lee ficava muito devendo à graça do original, contudo, não fazia feio. Mas o filme crescia mesmo quando o verdadeiro aparecia em tela com seu macacão amarelo e seus socos e chutes ultra rápidos. No todo o filme virou um clássico para mim, com uma história convincente apesar de saber que só os minutos finais eram com Bruce Lee. Assisti com a namorada no Rio, com minha mãe em São Paulo e amigos em Brasília. Vi, revi e ainda assisto cenas no youtube (meu aparelho de DVD foi pras picas faz tempo).


A LARANJA MECÂNICA - outro que faz parte do meu top 10. Claro que este eu só assisti no começo da década de 80 quando foi liberado pela censura militar, ainda tinha aquela bolinha preta na genitália dos personagens. Assisti todas as vezes que a oportunidade se apresentou. É Kubrick com uma fodástica atuação de Malcom MacDowell e música hipnótica. Uma viagem cheia de violência estilizada. Apesar de criatura execrável, nos apegamos ao protagonista.


CONAN, O BÁRBARO - este não podia ficar de fora. Fã do Arnold desde muitos anos antes e fã de Conan; o melhor de dois mundos para mim. Quando o  filme chegou às telas eu fiquei extasiado com as cenas de truculência e a música envolvente que preenchia os imensos momentos de poesia visual. Penso que dificilmente conseguirão fazer algo com o personagem tão bom como o que fizeram nesta fita. Como é sabido pelos que me seguem neste blog desde que ele começou, meus anos no Rio de Janeiro foram marcados por muitas desditas e este filme foi um companheiro de jornada.


MAD MAX 2 - gosto de todos da franquia, o 3 é mais fraco e o último peca pela mudança do ator (pô, Mel Gibson é o Max!) e empoderamento feminino, embora as cenas de ação sejam de tirar o fôlego. Meu preferido é o primeiro da série. Mas é no segundo que George Miller consegue marcar o personagem, foi muito imitado, inclusive por mim. É um tanto piegas mas as cenas de ação são lendárias. Fabuloso!

Semana que vem, mais uma lista.

Até lá!


4 comentários:

  1. Uau! Somente 5 filmes desta lista eu já assisti, na TV ou em DVD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Poderia nos dizer quais você assistiu? Sou curioso como um gato.

      Excluir
    2. Ok...
      Planeta dos Macacos (em DVD), Bruce Lee no Jogo da Morte (na TV, em canais diferentes), Laranja Mecânica (em DVD, numa sessão escolar com debate). Conan- O Bárbaro (na TV, no mesmo caso como foi o do Bruce Lee) e Mad Max 2 (na TV).

      Excluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...