img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sábado, 5 de outubro de 2019

DEZ DISCOS QUE ME MARCARAM.


A música fez parte da minha vida desde sempre. Lembro de minha mãe cantar algumas canções para mim quando eu era bem tenro (uma que recordo bem era "Cantiga por Luciana" na voz da Evinha do Trio Esperança) e, claro, as músicas sertanejas raiz, no rádio da minha avó. Mas alguns discos tem lugar especial em minha vida pelo que representaram em determinado momento. São muitos, evidentemente, mas para não delongar demais, fiz a seleção de dez. Vamos a eles?


SELVA DE PEDRA (internacional) de 1972
Nem vou falar a respeito da novela, isso não interessa, mas as canções...ah, impossível ficar indiferente! Evidentemente o que puxou o disco foi o tema do casal protagonista, a melosa "Rock and Roll Lullaby" interpretada pelo B J Thomas (não é a melhor canção na voz dele, na minha opinião, prefiro "Songs", também tema de uma outra novela que agora não lembro qual). Deste LP eu destacaria "Jesus" do Billbox Group, "Floy Joy" com The Supremes e "Ain´t No Sunshine" do Jackson Five. Mas todas as canções são boas.
Não tínhamos vitrola em casa, para ouvir o vinil eu marcava ponto em uma loja de discos que ficava no caminho para a escola, tocavam diuturnamente e quando não o faziam eu pedia ao cara do balcão a gentileza de rodar a bolacha. Eu devia ser um molequinho bem chato. Ouvindo aquelas melodias eu me transportava para uma outra dimensão bem menos dolorosa do que aquela em que eu vivia.


SECOS E MOLHADOS (1973)
Dá pra sacar porque uma banda de mascarados chama tanto a atenção dos jovens: sugere mistério, aventura, quadrinhos e coisas tais. Vide o sucesso do KISS (que conta com músicas bem legais) e Slipknot (odeio).
A capa era algo ousado e a música deste conjunto, que misturava rock com vários ritmos se tornou uma febre no Brasil e eu não fiquei de fora. Nunca tive o LP, também ouvia nas lojas de disco. Eu gostava da primeira à última faixa.


BEATLES - PLEASE, PLEASE ME (o disco é do ano do meu nascimento - 62 - mas eu só fui conhecer em 1976)
Não foi o primeiro disco do quarteto de Liverpool que ouvi integralmente (o primeiro mesmo foi o Rubber Soul, na casa de um amigo), mas Please, Please Me foi o primeiro que comprei e ouvi até desgastar a agulha. Ele também embalou bons momentos que passei com a primeira namorada.


QUEEN - A DAY AT THE RACES (1976)
Quem me apresentou ao Queen foi um amigo chamado Hélio, que era uma verdadeira enciclopédia musical, em 1977. O primeiro disco que ouvi foi o News Of The World puxado pela famosíssima "We Are The Champions", mas o meu preferido da banda é o A Day At The Races, melhor inclusive que o lendário A Night At The Ópera. 
Eu gostava de ouvir sozinho, no escuro.


GEORGE HARRISON - ALL THINGS MUST PASS
O álbum triplo do assim conhecido beatle discreto é um dos mais importantes da história do Rock e não é por acaso. Todas as faixas são excelentes, difícil destacar qual é a melhor.
Foi muito marcante em minha vida no final dos anos 70. Eu nunca tive dinheiro para comprar a caixa com as três bolachas, tinha as canções gravadas em fitas cassete.


PINK FLYOD - WISH YOU WERE HERE (1975)
Todos gostam do Dark Side Of The Moon mas o meu preferido é o Wish You....penso que este dispensa comentários.


DIRE STRAITS - MAKING MOVIES (1980)
Eu já era fã do Mark Knopfler desde o disco de estreia, mas o que me ligou a este álbum em particular foi a afair que tive com uma menina que estudava comigo no Colégio Casanova no Rio de Janeiro. Eu ouvia a faixa "Romeo and Juliet" num disco que reunia vários sucessos (inclusive a música estava cortada e eu não sabia). A tal menina, cujo o nome eu nem me recordo mais, sumiu. Sumiu da escola, da casa dela e virou caso de polícia. Foi encontrada semanas depois, me parece; apenas havia fugido de casa.
O LP eu comprei em 85 e "Tunnel Of Love" pra mim é uma das melhores baladas de todos os tempos.


HEART (1985)
Eu já conhecia o Heart por causa de "Barracuda", um rockão bacanudo que ouvi não lembro mais onde em 1977. A faixa "If Looks Could Kill" tocava na tv em um comercial de cigarro. Hard Rock fodaço intercalando com baladas bem maneiras.
1986 e 1987 foram anos bons para mim, e este disco fazia o pano de fundo.


SCORPIONS - FLY TO THE RAIMBOW (1974)
Uma pena que o guitarrista Uli Roth, foi substituído pelo Mathias Jabbs, acho ambos bons, mas o Roth sempre me pareceu muito mais inventivo e cheio de energia. Este segundo álbum da banda é o melhor de todos, na minha opinião. O Scorpions que me foi apresentado pelo meu irmão André, que sempre foi chegado num metal; Os escorpiões me acompanharam boa parte dos anos 80.


RUSH - HOLD YOUR FIRE (1987)
Eu achava o Rush legal, mas não fazia muito a minha cabeça, o vocal do Geddy Lee me soava estridente demais e aquelas roupas um tanto cafonas. Ouvi "Close To The Heart" em programas que passavam vídeo clips (muito antes da MTV) e o batera Neil Peart já me chamava a atenção. Mas foi com o Hold Your Fire que eu fiquei fisgado por esta banda canadense.
Ao contrário da maior parte dos fãs, eu curto mais a fase dos anos 80 com teclados e sintetizadores.

Cabe aqui uma menção honrosa para o THE CARS (1978) e o QUENSRYCHE - OPERATION MIND CRIME (1988).

Na próxima semana, dez filmes que assisto sempre que posso. Até lá, se Deus quiser.

 

6 comentários:

  1. Só discão!!! Wish You Were Here é o meu favorito do Pink!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das bandas citadas aqui eu curto 90% do que elas produziram, mas me ative ao material com maior significado na minha vida. Do Pink Floyd eu ouvi também o Animals no mesmo período, mas Wish Were Here é mais sentimental. Grato pelo comentário, Josean!

      Excluir
  2. Mas que seleção, hein?

    Barracuda do Heart eu conheci pelo filme As Panteras (2000).If Looks Could Kill também é da trilha da novela Roda de Fogo (1986). Ganhei uma cópia do vinil, mas ficou na casa do meu pai. Um dia, vou buscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse disco foi o mais vendido do Heart, teve Never, What About Love e These Dreams estourando nas paradas. Um discão, pega lá na casa do teu pai. Depois que eu fechei a postagem me lembrei de vários outros álbuns, mas acho que 10 fecha a conta.

      Excluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...