img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 16 de janeiro de 2022

A DIFÍCIL VIDA DO ZÉ GATÃO.


 Meu universo antropomorfo foi criado oficialmente em 1992. Antes disso eu já tinha o protótipo do protagonista desde o final dos anos 80, mas nunca pensei em desenvolver quadrinhos com ele.

Cronologicamente, eu diria que os álbuns com histórias curtas (Crônica do Tempo Perdido e o especial PADA) e os contos desenvolvidos pelo Luca Fiuza vieram antes do livro branco, conhecido como Cidade do Medo. 

Nessas histórias Zé Gatão luta numa metrópole por seu lugar ao sol, sempre em subempregos (leão de chácara, DJ de uma rádio pirata, quebrador de pedras, ghost de um jornalista investigador, lutador de rua e até apresentador de um talk show para uma televisão - numa história nunca publicada - entre outras coisas), sempre quebrando a cara em relacionamentos amorosos e se decepcionando quem quem ele julga amigo.

Na trilogia (podemos chamar assim, já que se interligam), Cidade do Medo, Memento Mori e Daqui Para a Eternidade, temos sagas onde ele troca a vida prosaica da cidade grande por perigos que colocam sua vida sempre à beira de um abismo. Mesmo ali a depressão o acompanha e o vazio o sufoca.

Zé Gatão sempre me foi uma  espécie de válvula de escape, um porta voz para certas ideias. Agora que envelheço de fato ele se torna mais importante que nunca, exatamente no momento em que contraditoriamente declaro sua aposentadoria. É sincero da minha parte, não tenho mais vontade colocá-lo em situações de vida ou morte, quero que pelo menos ele tenha descanso e isso não me causa pesar. Até os álbuns inéditos com várias histórias curtas que criei há muitos anos deixo guardados para a família decidir o que fazer após a minha derradeira despedida.

Pode ser paranoia da minha parte mas me sinto cancelado. Antigos amigos e seguidores, pessoas por quem sempre nutri carinho e admiração sumiram sem dar notícias ou justificativas apesar de eu tentar contato. O mundo vai se tornado cada vez mais frio e indiferente. 

A campanha pelo novo livro que encerra os ciclos deste personagem tá estática. Onde estão os que viviam me cobrando novas aventuras? Com certeza eram bem mais que os 26 que apoiaram até o momento. Mais uns dois devem colaborar, não sei se passará disso. Mas no fim, fico satisfeito, 20, 30 pessoas é mais do que suficiente pois sei que esses não são os que seguem modas.  

No mais sigo trabalhando nos quadrinhos encomendados e eles vão muito bem. Não tenho tido tempo para leituras, filmes e séries, mas me mantenho anestesiado.

Tenho tido concepções para um novo álbum de curtas que versam sobre o fim do mundo (acho que já mencionei isto, não?), mais um bilioso livro no estilo Phobos e Deimos (outro ignorado, como também foi a bio do Poe), só não sei se conseguirei colocar no papel. Veremos.

Ah, sim, a quem interessar possa, o link para a campanha do SIROCO no Catarse é: 

https://www.catarse.me/ze_gatao?fbclid=IwAR0pn4XcveK0JvWSGdlZyRRwfI_Uzt6sAilewtcTaULebjmhyTi3TIqfSUo 



6 comentários:

  1. Volta e meia tenho acompanhado a campanha do seu álbum e torço pra que ele alcance as metas.

    Este ano, vou incluir o Zé Gatão no vídeo de personagens aniversariantes deste ano.

    Conheço o criador/editor da Atomic há anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Anderson, quando a Atomic resolveu publicar Siroco colocando em campanha pra ajudar eu imaginei que teria por volta de uns 30 apoiadores, não mais que isso, estamos quase lá, então estou satisfeito. Eu sei que muitos estão sem grana e também sei que Zé Gatão é incompreendido.

      Agradeço toda e qualquer divulgação, ter ele na sua lista de personagens aniversariantes é uma honra.

      Sim, O Marcão é muito gente boa e honesto (raridade).

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Eduardo, conheci ano passado o personagem e de cara já fiquei muito interessado, comprei os 2 volumes da Devir e achei no sebo o 'Crônicas...', apoiei no catarse o 'Siroco' também. Você teria em mãos para venda o "encadernado branco" do Zé Gatão e da Graphic PADA? São os únicos que faltam para completar a coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raul! Em primeiro lugar, obrigado por seu interesse em meu trabalho. Você poderia me fornecer seu endereço de email? Fica mais fácil eu me comunicar assim. Fico no Aguardo.
      Abraço!

      Excluir
    2. pode me chamar através do raulmoscardini@gmail.com

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...