img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 20 de setembro de 2022

AINDA NAVEGANDO NO MAR DA TRISTEZA



  Boa tarde a todos!

Passo aqui para dar notícias, dizer que ainda estou vivo, que tenho muitas coisas para falar (na verdade escrever) mas estou sempre em busca de um momento adequado e o instante nunca chega. Então temos que forçar, sentar e escrever, mesmo que seja um texto menos inspirado. As ideias estão sempre agitando-se em minha mente, mas meu corpo não encontra o espaço pacífico para dar vazão às palavras e os traços (sobre estes, falo mais adiante).

Nunca sei quando será a última vez que venho aqui, não que intencione abandonar este nosso espaço, mas me pego sempre com o pensamento de que a esta altura da vida tudo pode acontecer, principalmente a alguém que sofre tantas pressões como eu. Contudo minha vida está nas mãos de Deus, o que Ele decidir está ok. 

Minhas dificuldades financeiras não são novidade, nem minha depressão, nem minhas saudades, nem o quase total desinteresse por quase tudo. Pouco tenho visitado canais do YouTube que gosto de assistir, não abro mais as páginas de redes sociais de conhecidos e falo por telefone somente com dois amigos (estes sim, se revelaram verdadeiros amigos, que Deus abençoe a ambos). Evito falar de problemas para meus irmãos, eles tem suas próprias cruzes para carregar e eu, se não posso ajudar a levar, não quero agregar peso. 

Passamos, minha esposa e eu, por uns momentos bem ruins, nada novo, um pesadelo recorrente, mas agora nos vemos um tanto velhos e as feridas da batalha vão ficando mais difíceis de sarar.

Continuo trabalhando naqueles três projetos de quadrinhos mas sinto que os traços saem à fórceps, não ruins, pra falar a verdade, mas demorados, arrastados como se teimassem em virar formas no papel; me vejo apagando uma mesma cena dezenas de vezes até que me soem satisfatórias. É uma pena, já que hoje o tempo se encurta e há conceitos que gostaria de dividir com o público, sim, existem abstrações que ainda queria que virassem histórias publicadas e impressas. Mas não sei se vai acontecer, não com esta vida tão feroz e meu estado de ânimo tão precário. 

Não há notícias de Zé Gatão-Siroco, silêncio por parte da editora e uns dois apoiadores já me passaram mensagem perguntando. Isso é tão desanimador que toda a vontade de criar novos álbuns fenecem como gotas de orvalho ao sol.

É isso, meus queridos e queridas, esta breve postagem foi para dizer que ainda estou respirando e criando gibis.

Sketch de uma HQ veiculada a um filme de terror para o cinema.
 
Obrigado e até uma próxima, se o Senhor permitir, quem sabe, com um texto mais motivado.

RASTREADORES DE ALGURES

MITOS GREGOS (cores de Rafael Anderson).
















 

  


9 comentários:

  1. Nem me fala em perrengues...
    Confesso que o mês de setembro deste ano foi pior pra mim do que o mês passado (mesmo com o velório do meu pai de criação) apesar de ter me divertido e faturado uns trocados em 2 eventos (ComicCon RS e Feira Alternativa de Alvorada- RS). Mas não tive trampos pra fazer e uns desgraçados ligados a 2 partidos políticos prometeram me chamar pra participar de campanhas, mas nada! Só enrolação!! Sem falar em alguns parentes querendo me esfaquear no emocional e ninguém querendo me contratar nem pra lavar pratos.
    E isso que setembro do ano passado foi bem melhor e tive até trampo no meu aniversário. Pelo menos este ano, ganhei uma mochila nova e comi uns quindins.
    Mas procuro manter o otimismo mesmo sem criar grandes expectativas pra não me desiludir
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, fico contente que tenha participado de alguns eventos de cultura pop, aqui pelo nordeste anda meio fraco. Vai ter um festival numa cidade do interior com ônibus e almoço por conta dos organizadores, mas não vou. Na verdade não fui convidado formalmente e no atual momento não me sinto no espírito para tal aventura.
      Eu digo para você ter paciência, as coisas hão de melhorar.
      Abração!

      Excluir
    2. Boa tarde Anderson, você também produz hq?

      Excluir
    3. Olá! Sim, sou quadrinista e tenho criações próprias do meu selo ANDFSTUDIO. Também andei colaborando como letrista, desenhista, colunista e no tratamento de imagens de umas revistas independentes do Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (antigo Grupo Quadrante Sul)

      Excluir
  2. Bem, Elton, as coisas já estiveram piores, pra dizer a verdade. E olha, agradeço muito a sua amizade, carinho, ajuda e suporte. Espero que nossa parceria resulte em sucesso e possa se repetir outras vezes.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, o rastreadores parece ser um projeto muito interessante. Sei como é essa questão do sonho indo embora, ao que parece perdi a fina camada que cobria essa dureza dos dias comuns, aquele encanto que trazia força, ainda persisto, mesmo sem muita vontade, ao menos a arte está ai para me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a arte tem mesmo a função de aliviar, ao menos em parte, o peso das vicissitudes. Persista naquilo que ainda te dão algum prazer e alento.
      Sim, Rastreadores de Algures é um projeto muito legal, a demora em terminar a primeira parte é culpa minha, quero que cada quadrinho seja bem burilado. E a segunda parte o roteiro ainda está sendo fermentado. Mas uma hora sai.
      Só lamento o atraso no Siroco e o silêncio por parte do editor. Coisas do "mercado" de HQs no Brasil.

      Excluir
  4. Gostaria de ter palavras animadoras, mas por aqui o cenário parece um reflexo da imagem que você pintou sobre sua existência. Espero que as coisas melhores para você e para mim, e que nenhum de nós desista por vontade própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu caro. Enquanto a hora derradeira não chega, continuemos criando, pois essa é a nossa função como escolhidos pela arte, para tornar a existência de nossos semelhantes menos pesada.
      Fique firme aí.

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...