img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 31 de maio de 2011

MINHA RELAÇÃO COM O ESCAPISTA.


A primeira vez que ouvi falar do fantástico livro "As Incríveis Aventuras De Kavalier & Clay" de Michael Chabon, foi pelo quadrinhófilo Lima, da Kingdon Comics, uma comic store de Brasília. Quando ele me deu uma prévia do que se tratava o volume, imediatamente fui até a Sodiler no Conjunto Nacional pra dar uma conferida com meus próprios olhos.
Um romance que evoca a idade de ouro dos quadrinhos americanos narrada de forma apaixonante. A saga de dois jovens, Joe Kavalier e Sammy Clay com sua criação, O ESCAPISTA, um herói dos comics, mestre na arte de escapar de correntes, cofres, camisas de força (as vezes tudo isto junto) nos turbulentos anos 40 e 50. Não vou aqui tecer comentários sobre o livro além do muito que já foi dito, não há porque.
Duro como sempre fui, não pude compra-lo, ele foi me dado de presente por uma pessoa especial, a quem devo muito, o lutador e jornalista desportivo Marcelo Fontana.
Só posso dizer que não são todos os livros que começo e não consigo largar até que chegue ao final, e olhe que são 669 páginas.
Apaixonado por quadrinhos, Chabon descreve um perfeito panorama daqueles tempos, não a toa, o romance foi laureado com um Pulitzer. Você gosta de HQs? De boas leituras? Então vá compra-lo ou peça emprestado a quem tenha. Você não irá se arrepender.


É claro que um romance que envolve heróis de quadrinhos não iria demorar pra ter suas aventuras escritas e desenhadas pelos bam-bam-bans da atualidade, e com o aval do próprio Chabon, foi lançada "As Incríveis Aventuras Do Escapista" pela Devir.
O álbum transita em suas várias histórias entre o mediano e o bom. Eu destacaria o enredo criado por Harvey Pekar e aquele que seria o último trabalho do mestre Will Eisner, onde o Spirit encontra o Escapista. No mais, creio que ficaram devendo histórias que fizessem justiça ao livro que deu origem a tudo.


O conceituado roteirista Brian K. Vaughan corrigiu o problema com o excelente "Os Escapistas", resgatando um pouco o espírito do romance, ou seja, é quadrinho sobre pessoas que amam e fazem quadrinhos sobre um personagem que muita gente pensa que foi realmente publicado na idade de ouro dos comics. Quem me sugeriu a leitura foi o artista Arthur Garcia, que como sempre tem bom gosto pra este tipo de coisa.
Leitura recomendada.

Pra finalizar, eu tenho um carinho especial por " As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay" por te-la lido em 2003, um momento bom da minha vida, onde a luz no fim do túnel brilhava forte como nunca.

4 comentários:

  1. O ESCAPISTA teve encontro até com o HARVEY PEKAR. Não nem o livro, só comentários.

    ResponderExcluir
  2. Brother, confesso que não entendi seu comentário.
    Mas valeu assim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Quis dizer... que ele contracenou com o finado amigo do ROBERT CRUMB, com quem fez sua hq "biográfica" AMERICAN SPLENDOR. Vi uma cena na MUNDO DOS SUPER-HERÓIS.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim agora saquei.
    Não vi American Splendor, mas tenho curiosidade.
    Avraços.

    ResponderExcluir

ZÉ GATÃO POR THONY SILAS.

 Desenhando todos os dias, mas como um louco, como fiz no passado, não mais. Não que não queira, é que não consigo; hoje, mais que nunca eu ...