sábado, 15 de agosto de 2020
O BÁRBARO ( UM DE TRÊS )
Conan em domínio público? Segundo um amigo meu, só daqui a alguns poucos anos (não sei onde ele leu a respeito, para eu consultar). Sei que o nome Conan e de alguns personagens do universo Howardiano foram reivindicados por algumas empresas na Europa. No entanto, algumas histórias escritas por Howard já estariam em domínio público e são publicados em álbuns em quadrinhos pela editora Glenat, na França e o mesmo é feito pela italiana Weird Book.
Queria que o personagem estivesse mesmo liberado para que qualquer um pudesse produzir algo novo com ele, sendo fiel, claro, ao espírito do criador. Conan é um bárbaro da Era Hiboriana e para mim deve ficar restrito a este universo. O cimério sendo parte dos Vingadores, como anda fazendo a Marvel, pra mim não tem nada a ver. Sim, sou um purista reacionário.
Já expressei aqui que só me sinto motivado a trabalhar com três personagens alheios: Tex, Hellboy e Conan.
Para o cowboy criado por Bonelli e Galep eu teria até um roteiro pronto (dentro da minha cabeça, bem claro). Mas nunca seria aceito por ser muito gore.
Já, o Conan, fiz o esboço de um argumento anos atrás, nele eu envolveria elementos de Howard, Lovecraft e Clark Ashton Smith. Eu gostaria muito de trabalhar este quadrinho em meu estilo de lápis (como no modesto desenho postado aqui), só pelo prazer de ver pronto. Mas acho que é mais uma de minhas quimeras.
Vamos ver o que nos diz o futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ZÉ GATÃO POR THONY SILAS.
Desenhando todos os dias, mas como um louco, como fiz no passado, não mais. Não que não queira, é que não consigo; hoje, mais que nunca eu ...
-
O horizonte nebuloso esboçando ventos de ira e dores do passado, quais penas de aves agourentas e fétidas, trazendo à memória momentos de d...
-
Eu me vejo mal sintonizado, caminhando entre os mortais é como se eu estivesse desfocado, vocês sabem, todos nítidos e eu disperso entre el...
-
Ontem, por volta de uma da madrugada, enquanto eu finalizava a página 64 de O Nascimento dos Deuses, recebi uma ligação do meu irmão caçula...
Olha, ouvi falar sobre escritos do Howard sem direitos renovados e que poderiam ser usados por qualquer um, exceto o nome Conan pra guerreiros.
ResponderExcluirLembrei que assisti ao episódio-piloto do desenho Korgoth of Barbaria, que lembra muito o Conan só que mais grotesco e escrachado. Saiu pelo Adult Swin e pena que ficou somente num episódio.
Tanto Tex quanto Conan e vários livros foram minhas leituras através da biblioteca de uma escola onde terminei o Fundamental.
Fiquei curioso pela tua história do Tex. Seria algo mais levado pro terror?
Sabe, meu caro Anderson, ainda que o Conan estivesse totalmente em domínio público, como Machado de Assis ou Edgar Allan Poe, por exemplo, eu não teria condições de criar nada com ele, meu tempo atual e minhas condições psicológicas não permitem (estou lutando para sair de um problema e está difícil!).
ExcluirSobre o Tex, meu enredo é basicamente ele ferido, munido apenas de uma faca, perseguido por uns assassinos comedores de carne humana, nos pântanos da Lousiania. Muita violência para ele poder se safar. Sei que é uma história que nunca vai acontecer.
Abraços!