img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sábado, 15 de agosto de 2020

O BÁRBARO ( UM DE TRÊS )




Conan em domínio público? Segundo um amigo meu, só daqui a alguns poucos anos (não sei onde ele leu a respeito, para eu consultar). Sei que o nome Conan e de alguns personagens do universo Howardiano foram reivindicados por algumas empresas na Europa. No entanto, algumas histórias escritas por Howard já estariam em domínio público e são publicados em álbuns em quadrinhos pela editora Glenat, na França e o mesmo é feito pela italiana Weird Book.

Queria que o personagem estivesse mesmo liberado para que qualquer um pudesse produzir algo novo com ele, sendo fiel, claro, ao espírito do criador. Conan é um bárbaro da Era Hiboriana e para mim deve ficar restrito a este universo. O cimério sendo parte dos Vingadores, como anda fazendo a Marvel, pra mim não tem nada a ver. Sim, sou um purista reacionário.

Já expressei aqui que só me sinto motivado a trabalhar com três personagens alheios: Tex, Hellboy e Conan. 

Para o cowboy criado por Bonelli e Galep eu teria até um roteiro pronto (dentro da minha cabeça, bem claro). Mas nunca seria aceito por ser muito gore. 

Já, o Conan, fiz o esboço de um argumento anos atrás, nele eu envolveria elementos de Howard, Lovecraft e Clark Ashton Smith. Eu gostaria muito de trabalhar este quadrinho em meu estilo de lápis (como no modesto desenho postado aqui), só pelo prazer de ver pronto. Mas acho que é mais uma de minhas quimeras.

Vamos ver o que nos diz o futuro.

2 comentários:

  1. Olha, ouvi falar sobre escritos do Howard sem direitos renovados e que poderiam ser usados por qualquer um, exceto o nome Conan pra guerreiros.

    Lembrei que assisti ao episódio-piloto do desenho Korgoth of Barbaria, que lembra muito o Conan só que mais grotesco e escrachado. Saiu pelo Adult Swin e pena que ficou somente num episódio.

    Tanto Tex quanto Conan e vários livros foram minhas leituras através da biblioteca de uma escola onde terminei o Fundamental.

    Fiquei curioso pela tua história do Tex. Seria algo mais levado pro terror?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, meu caro Anderson, ainda que o Conan estivesse totalmente em domínio público, como Machado de Assis ou Edgar Allan Poe, por exemplo, eu não teria condições de criar nada com ele, meu tempo atual e minhas condições psicológicas não permitem (estou lutando para sair de um problema e está difícil!).

      Sobre o Tex, meu enredo é basicamente ele ferido, munido apenas de uma faca, perseguido por uns assassinos comedores de carne humana, nos pântanos da Lousiania. Muita violência para ele poder se safar. Sei que é uma história que nunca vai acontecer.
      Abraços!

      Excluir

ZÉ GATÃO POR THONY SILAS.

 Desenhando todos os dias, mas como um louco, como fiz no passado, não mais. Não que não queira, é que não consigo; hoje, mais que nunca eu ...