img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sábado, 15 de agosto de 2020

O BÁRBARO ( UM DE TRÊS )




Conan em domínio público? Segundo um amigo meu, só daqui a alguns poucos anos (não sei onde ele leu a respeito, para eu consultar). Sei que o nome Conan e de alguns personagens do universo Howardiano foram reivindicados por algumas empresas na Europa. No entanto, algumas histórias escritas por Howard já estariam em domínio público e são publicados em álbuns em quadrinhos pela editora Glenat, na França e o mesmo é feito pela italiana Weird Book.

Queria que o personagem estivesse mesmo liberado para que qualquer um pudesse produzir algo novo com ele, sendo fiel, claro, ao espírito do criador. Conan é um bárbaro da Era Hiboriana e para mim deve ficar restrito a este universo. O cimério sendo parte dos Vingadores, como anda fazendo a Marvel, pra mim não tem nada a ver. Sim, sou um purista reacionário.

Já expressei aqui que só me sinto motivado a trabalhar com três personagens alheios: Tex, Hellboy e Conan. 

Para o cowboy criado por Bonelli e Galep eu teria até um roteiro pronto (dentro da minha cabeça, bem claro). Mas nunca seria aceito por ser muito gore. 

Já, o Conan, fiz o esboço de um argumento anos atrás, nele eu envolveria elementos de Howard, Lovecraft e Clark Ashton Smith. Eu gostaria muito de trabalhar este quadrinho em meu estilo de lápis (como no modesto desenho postado aqui), só pelo prazer de ver pronto. Mas acho que é mais uma de minhas quimeras.

Vamos ver o que nos diz o futuro.

2 comentários:

  1. Olha, ouvi falar sobre escritos do Howard sem direitos renovados e que poderiam ser usados por qualquer um, exceto o nome Conan pra guerreiros.

    Lembrei que assisti ao episódio-piloto do desenho Korgoth of Barbaria, que lembra muito o Conan só que mais grotesco e escrachado. Saiu pelo Adult Swin e pena que ficou somente num episódio.

    Tanto Tex quanto Conan e vários livros foram minhas leituras através da biblioteca de uma escola onde terminei o Fundamental.

    Fiquei curioso pela tua história do Tex. Seria algo mais levado pro terror?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, meu caro Anderson, ainda que o Conan estivesse totalmente em domínio público, como Machado de Assis ou Edgar Allan Poe, por exemplo, eu não teria condições de criar nada com ele, meu tempo atual e minhas condições psicológicas não permitem (estou lutando para sair de um problema e está difícil!).

      Sobre o Tex, meu enredo é basicamente ele ferido, munido apenas de uma faca, perseguido por uns assassinos comedores de carne humana, nos pântanos da Lousiania. Muita violência para ele poder se safar. Sei que é uma história que nunca vai acontecer.
      Abraços!

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...