img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

YAKULT E CHANTILLY.



Hoje, vivendo mais uns dos meus dias amargos, ao passar pelo setor de frios num supermercado de bairro fui acometido de certa nostalgia. Isto por causa de uma embalagem de Yakult.
Em dias que mais parecem as lembranças de outra pessoa, nos anos 70, em São Paulo, nós, muito pobres, não tínhamos dinheiro para essas, digamos, guloseimas; entretanto, minha mãe não media esforços para que tomássemos, eu e mais dois irmãos menores, um frasquinho desta deliciosa bebida pelo menos uma vez ao dia. Se não me falha a memória, quem fornecia era uma senhora, não era um produto barato e minha mãe pagava por mês.

No mesmo período a tv exibia um comercial de chantilly (sei lá de qual marca), a pessoa apertava a lata de spray e saía aquela espuma cremosa num recipiente e jogava morangos em cima; dava água na boca. Isso era caro mesmo, para nossos padrões, e já nem lembro qual foi a primeira vez que experimentei tal coisa.

Hoje, ao ajudar a Verônica nas sobremesas de casa, preparo o nosso chantilly a partir de um pó, misturado com leite, ou, é fácil comprar uma lata de spray do negócio. O mesmo posso dizer do Yakult, é só pegar no mercado e beber quantos frasquinhos eu queira, sem o menor problema. Estou longe de ser rico, mas posso me dar certos luxos. Nem sempre foi assim.

Eu poderia falar também de sucrilhos, alguns gibis e tantas outras coisas que eram de difícil acesso naqueles anos mas creio que o chantilly e o yakult resumam bem.....e nem sei exatamente porque comento essas coisas, talvez por precisar escrever algo aqui para que este espaço não fique pegando poeira..... pode ser que um assunto prosaico como esse, estas lembranças de um tempo que já desbotou seja uma forma de inspirar fundo e expirar na vã tentativa de expulsar esta angústia do meu peito. 

Naqueles dias eu sentia muito medo e insegurança, hoje, sinto dizer, ainda tenho as mesmas sensações. A diferença é que no presente eu posso obter essas pequenas coisas outrora inacessíveis... e estou velho. Muito mais velho.

 

4 comentários:

  1. Bela história. Parece a minha. A a diferença é que detesto esse líquido esquisito, com cara de água suja e gosto de coisa estragada... ahahah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah! Tudo bem, questão de gosto. Mas é assim mesmo, Vera, quando atingimos a maturidade e condições para realizar sonhos, a vida se apresenta com cores nem tão vivas. Uma pena.

      Obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Embora eu não tenha intestino preso, gosto de tomar leite fermentado em miniatura ou em litros maiores. Até gosto de chantili, mas prefiro merengue caseiro que é feito de ovo batido com açúcar

    ResponderExcluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...