Desde a última postagem informando que Zé Gatão - Siroco chegara da gráfica, minha intenção era voltar logo em seguida para avisar do envio aos apoiadores, mas para isso teria que esperar a chegada da PINTURA DE GUERRA - revista com duas HQs coloridas do felino, mais o conto Seca Cruel, escrita pelo Luca Fiuza e ilustrado por mim - um item destinado a uns poucos que apoiaram um combo específico. A tal revista demorou para chegar e quando se deu, veio com um erro grosseiro da gráfica, ou seja, mais demora. Achei que a coisa se resolveria essa semana mas qual o quê, corrigida, as revistas foram enviadas por SEDEX à Atomic, mas sabemos como funciona o Correio hoje em dia, né? Esta empresa, que no passado foi uma das melhores do mundo hoje não passa de uma gigantesca bosta. Mas, tendo novidades, eu volto para comentar.
Foto tirada pelo editor da Atomic. Material
a ser enviado aos apoiadores. Livro, revista e posters. A Pintura de
Guerra mostrada aí é a que veio errada da gráfica. |
Bastante descoroçoado esta semana, comentei com uns chegados que sinto cheiro de cova funda para os autores de quadrinhos no Brasil, onde, claro, me incluo. Ouvi diversas réplicas, a maioria, felizmente, um tanto otimistas, que existem alternativas, que tenho talento diferenciado, que não se deve desistir e tal.
Tais palavras dão um alento, é como os últimos passos de uma maratona onde os gritos de incentivo ajudam o atleta a romper a linha de chegada.
Não obstante eu tenho motivos para pensar que a coisa vai mal. Não é novidade para vocês o que penso sobre mercado de quadrinhos autorais no Brasil, mas quando se tem a dificuldade financeira esmurrando a porta como um lobo ensandecido, boletos atrasados, emails a torto e a direito oferecendo acordos e não se vê luz no fim do túnel, sendo pressionado em casa, dá pra ficar um pouco desesperado, concordam? Tudo isso, além dos três projetos que toco (o que recebo por eles não estão sendo suficientes pois são valores defasados) me obrigaram a sair à caça de outros e quando dou a sorte do editor se dizer muito honrado em trabalhar comigo a cifra oferecida por ele não vale nem o rascunho de um boneco de palito. Falo sério! Um outro é aquele velho esquema do "vamos elaborar um projeto legal e depois de pronto vamos procurar onde publicar ou vamos tentar a sorte num financiamento coletivo". Isso não dá pra mim. Tenho urgência, não precisam me pagar uma fortuna, mas preciso que paguem na pronta entrega por uma arte que tem meu selo de qualidade, mas só o que ouço são elogios.
Seria muito bom se eu conseguisse vender algumas artes originais, mas não tenho um NOME forte para tanto, como acontece com umas feras dos comics de super-heróis. Ou seja, tenho trabalhado como um louco mas só vou receber por eles em setembro e eu preciso de dindim agora!
Aos que creem, peço que orem por mim (sim, mais uma vez), a Bíblia diz que "a oração de um justo pode muito em seus efeitos" e eu estou muito longe de ser justo. Não quero grana de brinde, só quero receber o que é justo pelo meu trabalho.
Obrigado, boa noite a todos e até a chegada da Pintura de Guerra!
Torcendo pelo melhor pra você.
ResponderExcluirThank you so much, Cliff! Também torço por você.
ExcluirDias muito difíceis, cada dia é uma luta. Vamos ter confiança e fé que os problemas passaram, acredito na força do pensamento positivo e em Deus que independente de religião é único, é nosso criador e nos põe a prova para evoluirmos como seres humanos, vou orar por você grande mestre!
ResponderExcluirAgradeço muito, Fabio!
Excluir