img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sábado, 30 de dezembro de 2023

ADEUS, 2023!

 Essa gripe que anda assolando meio mundo me pegou neste final de ano. Cacete! Como pode um ser vivo que só é visto através de uma lente poderosa fazer um estrago tão grande no organismo? Pra mim é a prova cabal que o diabo existe, sim, pois a doença não provém de Deus embora muitos doutores em bíblia afirme que o Criador castigue sua criação com pragas quando esta peca além do limite aceitável. Para mim, tal afirmação contradita o que Jesus disse em Matheus 7:9-11. Ah, mas alguém diria: Jesus falou aquilo em outra circunstância; pra mim não importa, DEUS é imutável, com Ele é sim, sim e não, não. Não há meio termo, a doença provém do diabo, que é ladrão e homicida (segundo o próprio Jesus) desde o início, ponto!

Além dos vírus e bactérias, outra comprovação da existência do adversário, são as maquinações, reflexões, filosofias diabólicas engendradas por tipos como Gyögy Lukács, Herbert Marcuse, Karl Marx e tutti quanti que com esses ideais anti cristãos vem destruindo milhões de pessoas através dos anos. Mas ok, meu objetivo aqui não é discorrer sobre um assunto que já provocou meu cancelamento (para o qual estou cagando montes) mas sim para fazer uma avaliação deste ano que vai morrendo (e já morre tarde).

Mas querem saber? Talvez eu esteja sendo rigoroso demais com o referido ano, afinal todos eles tem seus altos e baixos. Para mim, como muitos devem saber, após 2021, não haverá mais anos bons, o que posso ter será no mínimo menos ruins.

Além da misericórdia infinita do Todo Poderoso que me livra de me sufocar de vez em minhas angústias e dores pessoais, a ARTE (que ELE me deu, estou convencido) ajuda a atravessar esse vale de prantos. Senão, vejam, eu tenho pelo menos um álbum lançado a cada ano desde 2015 (Zé Gatão - Daqui Para a Eternidade). 2016 (Desenhando Anatomia - Cabeça e Tronco e Desenhando Anatomia - Movimento Figura masculina), sem contar que nesse mesmo ano a Criativo colocou na praça meu livro de Sketchbooks, que é um dos meus preferidos.

Em 2017 não publiquei nada digno de nota.

2018, tivemos A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE em parceria com o mestre R. F. Lucchetti.

2019, finalmente parte do público do nordeste conheceu O BICHO QUE CHEGOU À FEIRA, adaptação em quadrinhos do livro do Muniz Sodré roteirizado pelo Marcelo Lima e nesta obra eu dividi espaço com Alan Alex e Alex Genaro. Pouca gente tem conhecimento que essa HQ existe.

2020 finda com a chegada de PHOBOS e DEIMOS, depois de ficar por 15 anos na gaveta.

2021 foi o ano em que minha alegria foi sepultada. Ainda assim Desenhando Anatomia - Movimento Figura Feminina  e Desenhando Anatomia - Seres Fantásticos foram finalmente editados. Esses dois livros, em minha opinião, tiveram acabamentos e impressões muito inferiores aos outros dessa série.

2022 não tive livros publicados e nosso amigo felino, que chamávamos de Black Balls, se foi no mês de fevereiro.

Mas a análise é para ser do ano de 2023 e querem saber? Foi um ano duro, muito trabalho e pouca grana, pra variar, mas esse ano foi particularmente difícil, cartões cancelados, cobranças por telefone e email diariamente e aquelas velhas tormentas dentro de casa que viraram uma constante e só não desisti de tudo (pondo um fim à existência) porque Deus não abdica de mim. Ele sempre injetou um ânimo extra e eu prossigo. E como a arte desempenha um papel crucial no meu viver, ZÉ GATÃO - SIROCO e PINTURA DE GUERRA enfim chegaram aos fãs e é o melhor - talvez o único - acontecimento digno de nota.    

Um outro fato que merece registro é que voltei a frequentar uma igreja, mas não pontuo como caso extraordinário porque Jesus sempre caminhou comigo e eu com Ele, embora na concepção de muitos, um desigrejado é um desviado, eu não penso assim, mas sei, é controverso.

Dito isso tudo, embora ainda reste um dia para a conclusão deste ciclo, posso dizer que sobrevivi a ele e Siroco não deixou passar em branco, contudo devo afirmar que minha memória para coisas recentes está péssima.

FELIZ PASSAGEM DE ANO A TODOS VOCÊS, e que possamos nos encontrar aqui eventualmente em 2024.

FELICIDADES!

4 comentários:

  1. Pô, também me engripei! mas foi menos pior que a de maio.
    Tive um desapontamento com um familiar que nem me mandou felicitações de Natal, mas um dia desses, vou acertar as contas.

    Fora isso tudo, FELIZ ANO NOVO e forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a gripe, eu determinei cura para meu corpo em Nome de Jesus! E FIQUEI CURADO!
      Pois é, rapaz, família é complicado, lembro até daquela música dos Titãs (banda fraca).
      E começamos o ano de 2024. Tenho certeza que você com sua insistência e entusiasmo nos trará bons entretenimentos com seus vídeos e fotos.
      Grande abraço e fique sempre firme.

      Excluir
  2. Que coincidência Eduardo, no dia de sua postagem (sábado) foi o dia que voltei a assistir uma missa depois de mais de dois anos afastado, igreja Santo Antônio em Campinas, local que moro próximo e que também fui batizado. Fui lá para tentar fazer as pazes comigo mesmo, agradecer pelo que tenho e, pedir por todos aqueles que prezo (vc incluso meu amigo), creio que 2024 será um ano difícil, por isso mais do que nunca precisamos estar com psicológico e alma fortes. Siroco fez bater uma nostalgia forte, por isso comecei a reler todos os álbuns do gatão e pretendo terminar com o PADA assim que ele chegar. Para 24 pretendo aos poucos adquirir os seus outros trabalhos. Um feliz Ano Novo meu amigo, que Deus nos dê força e saúde para encarar mais um ano sob nuvens tão pesadas, uma hora a tempestade passa, é preciso crer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu prezado! Desculpe a demora em responder mas tempo na minha vida é algo que se torna menor e menor a cada dia.
      A melhor decisão, opção, alternativa (chame como quiser) de estar ao lado de Jesus em todas as circunstâncias e seguir os Seus passos é optar por perdão, vitória, não importa qual negras as nuvens se apresentem. Continue, persevere.
      Eu agradeço imenso as suas orações por este velho desenhista pecador. E fico feliz por seu carinho e interesse em meu trabalho.
      Grande abraço e vamos caminhando!

      Excluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...