img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ARTE REJEITADA


Queridos e queridas, prazer enorme em estar de novo aqui com vocês.
Do meu lado, as labutas continuam, embora exausto só tenho a agradecer ao bom Deus por estar trabalhando com a única coisa que sei fazer na vida, criar imagens no branco do papel. Por sinal, a ilustração de hoje é uma arte rejeitada pelo editor. Sensual demais, segundo ele. É, até que ele tem razão. 
Antigamente eu me chateava quando um desenho era recusado, hoje vejo que é extremamente comum, e gente muito mais calejada que eu tiveram seus trabalhos devolvidos, Boris, Corben, Meseldzija....ah, a lista é infindável. A excessão seria o mestre Frank Frazetta, reza a lenda que James Warren, para te-lo no time de criação dos títulos Creepie, Eerie e Vampirella como capista, deu-lhe total carta branca para criar o que quisesse, o que lhe desse na telha sem questionamentos. Talvez por isto que muitas capas da Ceepie, embora sejam criações inigualáveis do mestre, pouco tem a ver com a proposta da publicação, pelo menos é o que eu acho. O fato é que é o sonho de muitoa gente trabalhar assim, dando livre vazão à sua ciatividade num serviço comercial. Mas creio que mesmo um talento como o velho Frank teve seus dias difíceis no início, afinal ele foi "ghost" do Al Capp na tira Li´L Abner (Ferdinando no Brasil) e reclamou muito, inclusive que ganhava mal.
Mas, com esta editora que estou trabalhando na criação dos desenhos para os clássicos, não tenho tido interferência, felizmente. Como já disse, o que pega são os prazos, para um péssimo administrador de tempo como eu, já viu, né?
Má notícia para os que amam os quadrinhos com enquadramentos estilizados e ousados num desenho - eu diria - pouco convencional: Faleceu o grande Gene Colan esta semana que passou. Ok, tava velhinho e doente, mas quando um desses grandes se vai, eu sinto o mundo que vivemos um pouco mais escuro. Acho que tem um bocado de gente dizendo que ele viverá através das grandes artes que criou para o Homem de Ferro, Demolidor, Capitão América, Tumba de Drácula e tantos outros, e acho que é isso mesmo.
E diante deste fato triste, sem mais palavras, vou ficando por aqui.
A gente segue se falando.

2 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Belo desenho, apesar de bem sensual mesmo, como disse o editor.
    Eu gostava muito do Gene Colan. Me impactava muito suas hqs do Capitão América, que saia em formatinho pela Abril. Acho a arte estilizada bem difícil. Que ele esteja em um bom lugar.
    Ótima semana de muito trabalho pra vc.
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilberto,
    sensual ficou mesmo e foi intencional, não acho que isso vá desencaminhar ou tornar os adolescentes mais precoces do que eles são hoje em dia, mas adoto aquela filosofia de amarrar o burro como o dono do burro manda. Então... inclusive já fiz uma outra e nem me retornaram pra dizer se foi aprovada ou não. Ô gente ocupada!
    Forte abraço e boa semana.

    ResponderExcluir

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...