img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 7 de abril de 2021

NOVIDADES SOBRE UM ANTIGO ÁLBUM DE ANATOMIA QUE PERMANECE INÉDITO.

Não lembro
 qual capa foi a escolhida

 Boa noite!

Os que me acompanham há muito tempo já devem estar cientes que criei três álbuns de anatomia para a finada Ópera Graphica (Desenhando Anatomia - Figura Humana, Desenhando Anatomia - Figura Feminina e Desenhando Anatomia - Animais). Depois esses volumes foram reeditados pela Criativo, somando a eles mais três foram publicados pela mesma editora: Desenhando Anatomia - Heróis, Desenhando Anatomia - Cabeça e Tronco e Desenhando Anatomia - Movimento Figura Masculina.  

Mais dois foram encomendados, Desenhando Anatomia Movimento - Figura Feminina e Desenhando Anatomia - Seres Fantásticos (acho que o nome era esse). Por motivos que só posso supor nunca vieram a público, ficaram no limbo por anos embora eu já tivesse sido pago por eles. 

Há algumas semanas a Criativo entrou em contato dizendo que iriam publicar o Movimento Figura Feminina mas que alguns arquivos de texto haviam se perdido. Eu também havia comido bola e não fiz back up deste material. Mas o problema foi sanado com textos complementares do grande Franco De Rosa. Ficou estupendo!!! Não querendo parecer modesto, mas com o pé bem fincado no chão, isso demonstra que não sou um cara qualificado para dar aulas de desenho, sou pouco didático. Os textos dos volumes anteriores eu pautei por uma narrativa coloquial, quase um papo entre autor/leitor, com uma série de reminiscências onde explicava o que motivava a criar arte e um pouco dos caminhos que me levaram até ali. Na verdade era o que eu amaria ver em um livro do Corben ou do Frazetta, por exemplo. Mas, sei lá, pelos comentários que li aqui e acolá, acho que não fui bem entendido, pois reclamavam que eu não ensinava muita coisa (embora eu achasse que os desenhos em si já demonstravam tudo). Bem, penso que isso foi corrigido neste belo volume que deve chegar em breve ao estudante de desenho, pois os complementos do Franco estão muito bons!!!

Não sei quando sai ou se terei volumes para vender. O mundo mudou, minha relação com editores também, então não há como antecipar.

A gente segue se falando. Até!   


  

2 comentários:

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...