img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 20 de julho de 2015

SEM TEMPO PARA MELANCOLIA, NEM FEIJOADA.


Faz tempo que não como uma feijoada das boas, como as que minha mãe fazia em outros tempos. Na receita dela não ficava um prato tão gorduroso e o sabor era inesquecível. Pensei hoje: queria comer algo que não vejo na mesa a muito tempo e a feijoada foi a primeira e única opção. Hoje também seria um ótimo dia para ir ao cinema. Ver o quê? O Homem Formiga, da Marvel, estaria de bom tamanho, falam que é um filme muito bom, com aventura, ação, comédia, tudo muito bem dosado.

Hoje o dia amanheceu chuvoso (e continua), soturno e bem úmido, um clima atípico nesta terra, que logo me remeteu ao clima do "País de Outubro" do Ray Bradbury, este escritor fantástico com uma prosa cheia de lirismo e nostalgia.

O País de Outubro "é o país onde o ano está sempre chegando ao fim. O país onde as colinas são nevoeiros e os rios são neblinas; onde os meios-dias passam rápidos, as sombras e os crepúsculos se alongam e as meias-noites permanecem. O país constituído de porões e sub porões, carvoeiras, sótãos e despensas que não fazem frente para o sol. O país cuja as pessoas são pessoas de outono, que pensam tão-somente pensamentos de outono. Pessoas que, ao passarem à noite nos caminhos vazios, emitem ruídos de chuva..."

Sei muito bem que a feijoada se identifica mais com os domingos festivos, gente reunida e dentes reluzindo ao sol, mas eu nunca fui afeito ao convencional, então para mim seria o dia perfeito para esta iguaria.

Entretanto é algo momentaneamente impossível, tão pouco ir ao cinema assistir o Homem Formiga ou me recolher agradavelmente, melancolicamente, num canto e ler um livro como o País de Outubro, tudo o que posso fazer é ficar sentado aqui e desenhar figuras como a que vemos hoje. Mas isto não é um castigo, muito pelo contrário.

  

4 comentários:

  1. Quando li sobre as descrições do País do Outono, lembrei primeiramente de um mangá/anime que só vi por fotos: Steam Detectives, de Kia Asamiya. Não sei se o autor leu o livro do Bradbury, ou se foi só inspirado por Gotham City.

    Nem me fala de chuva. Na madrugada de sábado, teve até granizo e uma goteira no meu quarto ressurgiu.

    Também pensei em ir ao cinema, mas... com chuva e frio, sem chance.
    E tenho que racionar meu dinheiro, enquanto espero pelo meu seguro-desemprego e pelo saque do PIS, já que meu ex-patrão caloteiro só assinou minha carteira depois de... 5 anos! Isso, não me impediu de processá-lo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anderson! Rapaz, não conheço esse mangá, aliás, conheço pouco de mangá, curto muito os de samurai (Blade, Vagabond e Lobo Solitário).

      Chuva é bom pra ficar em casa lendo um bom livro (como diz o Djavan) e também pra ver um filme, mas com goteira, ninguém merece.

      Você vai receber o PIS? Ouvi dizer que a Dilmanta suspendeu por este ano. Eu mesmo não recebo em 2015.

      Sorte aí.

      Excluir
  2. A passagem do "País de Outubro" me fez lembrar da Inglaterra, Schloesser. É o país mais de outubro que conheço. Saudade de feijoada, jamais sentirei, mas, de bolo de rolo, sinto desde quando voltamos de Pernambuco. Seu desenho é fantástico. Parabéns!

    Quer se distrair com uma bobagenzinha, por uns minutos? Tente jogar meu joguinho: https://scratch.mit.edu/projects/70509252/#fullscreen
    A única coisa lá que eu desenhei é o tomate. Trate de achar lindo. :)

    Clique na bandeirinha pra começar. Use as setinhas do teclado pra mover o gato com o tapete voador. Não deixe os morcegos relarem em você. Pegue o tomate e use a barra de espaço para atirá-lo nos morcegos.

    O jogo só acaba quando você morre. Quanto mais morcegos você acerta, mais pontos faz. Claro que a morcegada voa cada vez mais rápido. Divirta-se! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menos que você não goste de feijoada de jeito nenhum, a que minha mãe faz você ia sentir saudades. Bolo de rolo é tudo de bom, mesmo.

      O País de Outubro é uma coletânea de contos de terror e suspense do Bradbury fantástica! Imagino que a Inglaterra tenha mesmo este clima.

      Sou péssimo para jogos, não tenho a menor habilidade, mas o teu eu vou jogar, depois te falo, aliás, vi você postando no Facebook sobre ele.

      Obrigado e um forte abraço.

      Excluir

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...