img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 19 de agosto de 2018

JUNGLE KAMEN



Boa tarde a todos!

Acho que não é segredo que as histórias em quadrinhos hoje publicadas pelas editoras não me estimulam a comprá-las. Não me agradam os desenhos, tampouco os temas, que sempre partem para pseudo biografias com ênfase em algum absurdo. Mas as vezes me deparo com algo gratificante, que me remete às HQs que eu lia na infância, narrativas escapista, divertidas, cujo objetivo não é doutrinar, mas entreter (e isto não quer dizer que não tenha profundidade). É o caso de Jungle Kamen da autoria de Fabio Hasmann.

Pinup com a qual contribuí para Jungle Kamen

Também já comentei que o tempo que me vi envolvido com autores de quadrinhos (famosos ou não) minha decepção com eles foi marcante, a maioria se julgava muito mais do eram na verdade. Poucos eram os simpáticos e humildes. O Fabio Hasmann, que conheço via Facebook, sempre mostrou o perfil de cara gente boníssima, talentoso desenhista, educado e com disposição para dividir generosamente seus espaço com outros autores (coisa bem incomum, a maioria prefere te ignorar, são incapazes de um elogio, quanto mais alardear o trabalho alheio).
Para minha grata satisfação descobri que ele também sabe contar uma excelente história. Jungle Kamen é sua entrada neste metiê. A narrativa é bem amarrada, tem um saboroso gosto de aventura juvenil (nem por isto pouco violenta). Ele é muito bem sucedido na criação de sua própria mitologia.


Entendo muito pouco de mangás, games, robôs e monstros no estilo Jaspion (há um nome específico para esta vertente japonesa mas me esqueci agora) mas a influência em Jungle Kamen é patente - pelo menos para meus olhos - e ele consegue imprimir um forte estilo pessoal. Não vou dar sinopse da história, há canais no Youtube para isto, tampouco sou crítico de gibis, eu falo daquilo que gosto e eu li as duas partes quase numa tacada só.


O Fabio me falou que sou uma inspiração para ele. Logo eu? um desenhista desconhecido que nunca alcançou sucesso comercial? Não deveria ser um Mozart Couto? Um Mike Deodato ou Ed Benes? Mas eu fico agradecido pelo carinho e prestígio dele.


Valeu por tudo, meu caro Fabio, pelas palavras de encorajamento, sketches e dedicatórias!


Desejo sucesso absoluto em todos os seus projetos e vida longa a Jungle Kamen! Avante! 


6 comentários:

  1. O nome do autor não me era estranho.
    Sem querer acabei relembrando que ele foi um dos ilustradores convidados do Fantasma Artzine, uma revista especial criada pelo amigo/professor Paulo Ricardo Kobielski, pra comemorar o octogésimo aniver do heroi criação do Lee Falk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que interessante! O Fantasma dele deve ter ficado legal.

      Excluir
  2. Pinup show, Schloesser! Parabéns ao Fábio pela HQ!

    ResponderExcluir
  3. Parece bem legal mesmo, Eduardo! Grande abraço!

    ResponderExcluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...