img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 1 de março de 2022

DESÂNIMO E PRODUÇÃO.

 Estou com saudades do frio. Falo daquele frio gostoso, que te obriga a colocar um casaco leve e um edredom na hora de dormir. O calor aqui é angustiante, creio mesmo que ele limita bastante a disposição para as tarefas diárias. Eu e meu irmão, que foi embora, conversávamos sobre essas coisas, lembro que falamos certa vez sobre uma visita que o físico Albert Einstein fizera ao Brasil e ele observou que o povo brasileiro era um tanto acomodado - ele não teria usado esse termo, eu que quero poupá-lo - e isso talvez se devesse ao calor. Seria essa a razão pela qual eu tenha andado tão sem inspiração para executar meu trabalho? Mais uma vez estou atrasado para entrega do último lote de páginas da HQ "Teseu e o Minotauro". Pode ser isso e a carga máxima de stress que tenho tido que suportar nos últimos tempos. De qualquer forma a editora nada tem a ver com meus percalços particulares. Isso que dá eu trabalhar em três projetos ao mesmo tempo, dois deles estão um tanto parados, mas sempre volto a uma página nova. Tem vezes que a coisa flui que é uma maravilha, os quadros vão tomando forma na página quase que magicamente, mas isso é raro, na maioria das vezes tenho que fazer mil rascunhos e até descartar páginas inteiras de rafes por achar que a dinâmica da narrativa não está legal. Duas coisas são certas: 1- nos meus projetos pessoais isto é menos frequente, 2 - a idade conta, podem estar certos. Antes eu atravessava altas madrugadas em cima da prancheta, bastava rolar uma bela música clássica (ou Beatles) no cd player (nem isso tenho mais) e um mundo e as mais diversas situações se formavam diante dos meus olhos. Lembro bem daquelas noites na pensão da W3 sul em Brasília, meu irmão Gil (que saudades!) dormindo próximo e eu dando vazão às aventuras do Zé Gatão contra os insetos numa perseguição pelo deserto. Depois na quitinete que alugamos na comercial da SQN 202. Foi o início do fim dos meus tempos de desenhista solteiro. A partir do momento que você divide sua vida com alguém não é mais dono do seu tempo. Farto de tudo, o que faço hoje é trazer à fórceps o que poderíamos chamar de motivação.

No dia 19 de fevereiro estive presente ao evento A SAGA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS promovido pelos membros da PADA. Eu deveria palestrar as 14:30 hs. Saí cedo de casa para prestigiar todo o lance mas cheguei um tanto atrasado, quase 10:30 hs e mesmo assim não havia ninguém, só os organizadores. Um dos palestrantes o das 11hs desistiu um dia antes. Pra mim foi um dia ótimo, comemos no shopping, apesar do maldito passaporte sanitário, e batemos um bom papo sobre musica, filmes, séries, quadrinhos e a vida em geral. E finalmente chegou o momento d´eu falar sobre a relação autor e personagem nos quadrinhos, mas só estavam presentes os coordenadores, que eram umas 5 pessoas, então palestrei para eles, ora.  Filmaram o meu colóquio, está nos arquivos deles. O Milson Marins, um dos fundadores da PADA, atribui a ausência de público ao fato de ter tido um clássico do futebol pernambucano naquela tarde. Outros acham que foi por causa da pandemia e do passaporte sanitário. Eu tenho uma teoria para o "fracasso" do evento: polarização. Quando conheci o pessoal da PADA, lá pelos idos de 2010, por aí, eles eram compostos de cristãos (católicos e evangélicos) e ateus, conservadores de direita e gente à esquerda, e isso não era problema, todos estavam unidos pelo amor à arte. Hoje não é mais assim, se você apoia o Bolsonaro, você é um inimigo que precisa ser eliminado. Os que lá estavam apoiam o atual governo, os do outro lado não querem mais se misturar. Simples assim. 

Amanhã serei entrevistado na RÁDIO ALTERNATIVA FM AGRESTINA às 20 horas. Acho que vai ser legal falar sobre as coisas que já fiz no mundo mágico dos gibis. Devem me passar o link depois, daí volto aqui para caso alguém se interesse em ouvir as bobagens que falarei.  

E minha campanha no Catarse continua parada, acho que não teremos mais que 28 apoiadores, se tivermos 30 será motivos de festejos; sim, claro, os que admiram meu trabalho dizem que ninguém tem grana (mas os omnibus que custam mais de 300 reais esgotam nas editoras). Não preciso repetir aqui que as visualizações diárias deste blog vão de mal a pior, agora giram em torno de 20 a 40, teve um dia que foram só 12. Minhas postagens no Facebook também diminuíram os comentários e os tais likes. Dizem que em breve essa rede social será extinta como o Orkut  e muitos estão migrando para outras novas. Eu só mantive o blog e o Facebook por comodismo. Foi legal, devo admitir, nos bons tempos reencontrei velhos camaradas, revi pessoas do passado, até interagi em assuntos bacanas com pessoas legais, como no dia em que eu e o editor do Memento Mori e Daqui Para a Eternidade trocamos mensagens sobre a antiga série Daniel Boone, com o Fess Parker e outros se juntaram a nós num gostoso bate papo que durou bastante tempo. Não tenho saco para recomeçar em outras redes, acho que é a minha deixa para desaparecer de vez. O velho dando lugar ao novo. Me sinto como esses bichos que se extinguiram porque o mundo não podia mais comportá-los. Pra mim tá de boa. 

Caso alguém seja novo por aqui e queira conhecer a campanha do meu último quadrinho autoral, o link é este: 

https://www.catarse.me/ze_gatao?fbclid=IwAR0KDTuzdwnnS3Np34cevQ9biTPs_jBug3YIAZjdHSLkidzmmDt_GkOK-PY

  

4 comentários:

  1. Legal você ter ido a um evento, mas ter sido uma pena aa falta de público. Acho um saco essas polarizações fortalecidas por fanatismos, extremismos e outros "ismos" dentro e fora das redes!

    Também ando com nojo tanto do Messenger quanto do Facebook e não é por causa de muitos babacas com convicções doentias ou de spoilers de filmes e seriados. É pelo lance que não consigo volta e meia enviar meus links pra vários contatos num mesmo turno e já perdi a conta de quantas vezes mandei mensagem dizendo que não era a merda de um spam.

    Já aquelas pragas fanáticas políticas (um animador escroto me chamou de "esquerdopata" e um desenhista esquedalha me ameaçou com um "block" só porque não vibrei com a derrubada doos canais do tal Allan dos Santos, além de um otaku direitalha anti-Lula que me chamou "indiretamente" de chato) que quiseram me encher o saco foram pra minha lista de bloqueados.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, há muito tempo eu não ia a um evento, ainda não me acostumei com a porra da máscara, vivemos num mundo onde você tem que usar focinheira.

      É, hoje tá assim, tem idiota tanto na esquerda quanto na direita. O pior que no meio disso tudo o bom senso se perde. Mantenha a serenidade.

      Grande abraço e obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Boa noite Eduardo, a filmagem da palestra está disponível/será disponibilizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Raul. Realmente não sei te responder. Eu teria que me informar com os membros da PADA. Eu te informo por e-mail, ok?
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...