img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 10 de abril de 2022

ZÉ GATÃO - SIROCO (FIM DA CAMPANHA).

 Não tem muito tempo encontrava-me dentro de um mercado fazendo umas pequenas compras para casa, estava entardecendo e do lado de fora o céu despejava suas águas, a chuva caía com tanto peso que fazia um forte barulho no teto. Repentinamente como veio, ela se foi e uma massa ciclópica de nuvens se exibia no horizonte avermelhado revelando tantos matizes impressionantes que eu tive que parar no ponto em que eu estava dentro do estabelecimento para admirar. Pessoas alheias àquele espetáculo passavam ao redor de mim mas eu não desgrudava os olhos daquela pintura impressionante que eu observava através da imensa vidraça do local. Acho que fiquei estático ali por uns 15 minutos, era uma obra de arte que somente DEUS seria capaz de realizar e que nunca se repetia. Estamos tão afoitos com coisas comezinhas do dia a dia que não nos damos mais a chance de observar as riquezas ao nosso redor. Me pus a pensar que tudo o que Deus cria é perfeito, tudo obedece uma lei imposta por Ele e nunca há atrasos, no entanto o que o homem cria, embora também sejam coisas maravilhosas para nosso próprio conforto, acaba deteriorando cedo ou tarde. Por exemplo, este blog veio com algumas novidades faz um tempo, e nesse "upgrade" não consigo mais postar artes no cabeçalho, nas raras vezes que consigo, ficam grandes ou pequenas demais. Ainda estou aprendendo. Antes era muito melhor. 

Outra coisa que eu citaria como exemplo é a internet, ou melhor dizendo, empresas que fornecem o serviço. Tivemos vários provedores em casa mas eu citaria as duas últimas, a Vivo, que começou bem e depois deu início às oscilações e até cair com frequência, por fim, os bandidos (este câncer que infesta o mundo) começaram a roubar os fios de cobre e ficamos sem serviços por um longo período de tempo. Vejam, eu aceito isso, não é culpa da empresa se ela é roubada e perde em velocidade para os malfeitores, ou seja, eles roubam e a Vivo não consegue reparar os danos com igual pressa, o que me aborrece é a falta de consideração em não dar uma satisfação aos clientes, deixando-nos sem entender exatamente o que está acontecendo. Tivemos que cancelar os serviços e trocar pela Tim (que tinham fibra ótica, mais velocidade e tal). Foi tudo bem no começo mas nos últimos tempos começou a ficar lenta, cair demais e por fim ficamos mais de uma semana sem usar. Minha esposa ligava de hora em hora e cada atendente dava uma justificativa diferente, marcavam visita de um técnico que não apareceu até o presente momento, ou seja, a mesma atitude vergonhosa da operadora anterior. 

Olhem, não sou viciado em internet, no começo, reconheço, eu perdia um tempo enorme pesquisando coisas, visitando sites e blogs de artistas que eu admirava, com o tempo - cada vez mais escasso - eu fui diminuindo minha frequência na web e redes sociais, mas preciso desse mecanismo para ganhar a vida, não só fazendo pesquisas para meu trabalho, mas para envio de artes aos editores e coisas do tipo. Bom, tivemos que apelar para a Claro, que estamos usando há 3 dias e vamos ver como vai ficar, não me iludo, prometem um préstimo melhor e depois concluímos que é mais do mesmo. 

Tem sido tempos difíceis, um dinheiro suado que nunca é suficiente, corrida contra o tempo, sem ocasião para sonhos, ando muito cansado, dormindo pouco e tendo que matar um T-Rex por dia, como sempre, com a diferença que agora estou bem mais velho. Mas amo meu trabalho e isso tem sido minha forma de fugir de toda a opressão. No momento executo "Os 12 Trabalhos de Hércules". Me sinto como um guri num playground.

Mas o real tema dessa postagem é a campanha Zé Gatão - Siroco. Ela chegou ao fim ontem e só tivemos 32 apoiadores, parece vergonhoso, né? Já vi um bocado de material medíocre (não desdenho, é medíocre mesmo) tendo bom desempenho e eu que tenho tantos e tantos seguidores e vários compartilhamentos nos posts do Facebook, além de muitas congratulações pelas minhas criações, imaginei que teria um desenlace melhor. Se eu levar em conta que esperava só uns 20, então saí no lucro, mas confesso, lá, bem no fundo, que houvessem mais pessoas dispostas a ter uma nova aventura do felino tristonho um suas coleções. Mas não era pra ser, ok, não é nenhuma novidade. Tranquilo. Isso só reforça a minha decisão de aposentar o gato. 

Agora, segundo o editor, entra o processo de produção, tipo, revisão, editoração, impressão e depois enviar para os 32 apoiadores (MINHA GRATIDÃO A CADA UM DELES), deve levar uns dois meses ainda. Após isso, mais um capítulo (lido por bem poucas pessoas) encerrado.

Meus queridos e queridas, era o que eu tinha para dividir com vocês.

Muito obrigado e até a próxima. Se cuidem bem. 








  

6 comentários:

  1. Já estava para desligar o computador quando sou presenteado com seu aviso no Face sobre esse post. Depois de um dia de trabalho enfadonho em pleno domingo acredito que foi a melhor descontração que pude ter. Obrigado Eduardo. Quanto a campanha, acho que todos que conhecem seu trabalho, desejariam que ele tivesse alcance imensamente maior, por outro lado, nós, os 32 felizes colaboradores, teremos mais uma obra de arte sua, ainda por cima, exclusivíssima. Guardarei com muito carinho junto com as publicações anteriores do felino, com certa tristeza devo confessar, por ser essa a última, o que a torna ainda mais especial. Por fim, na minha humilde opinião, acredito que a baixa adesão da campanha não tenha nada a haver com qualidade do personagem ou do seu trabalho de um modo geral, me parece uma questão muito mais mercadológica e de alcance do produto entre as gerações mais novas, veja que até personagens consagrados internacionalmente sofrem um desgaste natural entre os leitores jovens, o espírito do tempo é um rolo compressor, lembre o que ele fez com o Gedeone Malagola só pra citar um exemplo, não se cobre em demasia. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui presenteado com este seu belo comentário.
      Sobre a campanha, não estou desapontado (bem, um pouquinho) eu esperava mesmo que fosse restrito, como já falei reiteradas vezes, foi um álbum pensado não para um público amplo, mas para o verdadeiro fã do Zé Gatão, aos que estão acostumados às cenas de ação e situações hardcores, é o que temos ali, um clima de desesperança turbinado com ação e violência em doses pantagruélicas para assim fechar um ciclo. Teríamos mais se a vida, ou melhor, o maldito vírus chinês, não tivesse roubado meus tesouros.
      Tenho ainda material de hqs curtas do gato que dão para encher mais uns dois álbuns, mas deixo na gaveta por dois motivos: penso que seja um material menos importante (como aqueles restos de músicas que as famosas bandas não incluem nos discos mas lançam em materiais póstumos ou caça níqueis). E não tenho mais gás para ficar batendo nas portas das editoras, chega um momento que isso cansa. Deixo para a família decidir o que será feito depois que eu não mais estiver aqui.

      Sobre as novas gerações ignorarem os medalhões do passado, o que você citou faz todo o sentido. Você sabe como gosto do Richard Corben, né? Pois é, estava lendo o comentário de um fã dele que ele chegou numa grande Comic Shop estadonidense e perguntou: o que você tem do Rich Corben? O atendente nunca tinha ouvido falar esse nome. Isso é muito comum, o que é uma pena.

      Obrigado por seu comentário e prestígio com o meu trabalho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde Eduardo. Comecei a lembrar de quando vi as primeiras imagens de divulgação do ‘Siroco’, enviei para vários amigos, o personagem tinha um nome deveras engraçado e o estilo de arte era muito bonito.
    Me recordo do dia que a campanha começou, eu fiquei muito entusiasmado e comprei o ‘Memento Mori’ e o ‘Crônicas...’ na tarde daquela mesma sexta, à noite deixei o Catarse aberto e ao lado uma janela com a live do youtube que estava rolando no canal do Cássio. Ficava ansioso apertando F5, consegui por sorte ser o primeiro apoiador da campanha. Comecei a ler suas postagens aqui do blog e fiquei muito feliz, senti um certo tipo de aproximação, sempre fui um cara que escrevia sobre melancolia, minhas obras também nasceram da dor de um coração partido. Sempre me perco ao ler os textos, fico pensando na vida comum, o medo de ser um cara normal, vivendo uma vida normal, mas as vezes sei que preciso me forçar a isso. As pessoas na minha família abandonaram a arte, hoje o que sobrou é aquela vida comum, apenas a rotina sem graça do dia a dia.
    Estou muito ansioso para ler o “Siroco”, fico feliz em ser um dos 32 apoiadores e ter conseguido ser o primeiro deles, em breve espero ter a coleção completa do amigo felino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Raul!

      Em primeiro lugar, muito obrigado por ser o primeirão a colaborar na campanha e também pela aquisição de outros álbuns de minha autoria, tomara que eles te toquem de alguma forma. Agradeço as palavras e incentivo que você continue escrevendo.

      Uma pergunta: você falou que adquiriu o Crônica do Tempo Perdido e Memento Mori. Conhece o Daqui Para a Eternidade? é continuação direta de Memento.

      Sobre o nome Zé Gatão envio aqui um trecho de um texto que escrevi mas ainda não postei no blog, sei lá, as vezes calha de elaborar uma escrita e depois abandoná-la. Talvez em breve eu publique a redação completa, vamos ver. Mas vamos ao trecho:

      "Por que batizei meu personagem de Zé Gatão? Porque foi o primeiro nome que me veio à mente e também porque eu iria usá-lo como um personagem de tiras cômicas (pra ser sincero, na época, eu não estava certo se usaria ele em algo além do que tinha feito). Acho que já disse que o protótipo deste antropozoomorfo foi usado em uma ou duas estampas de camisetas para uma confecção de um conhecido de Brasília chamada Fast Cat. Ele era bem diferente, assemelhava-se ao gato Tom, só que era mais bombadão. Não tinha nome e não pensei mais nele até criar a primeira HQ onde, ao invés de situações cômicas, o que se viu foi violência, dor e tristeza. Na verdade eu nem lembro direito porque me veio na cabeça Zé Gatão; havia em Brasília um fisiculturista local, bem conhecido que tinha o apelido de Zé Gatão e antes disso ainda parece que era o nome de um personagem de um programa infantil na TV Brasília nos moldes de Bambalalão, mas também não tenho certeza. Se colocarmos no Google vocês verão algumas referências ao bodybuilder, ao meu personagem e sobre uma dupla sertaneja."

      Espero que ajude a entender a razão do nome.

      Eu também espero ansioso para ter Siroco e Pintura de Guerra nas mãos e lamber a cria.

      Grande abraço e volte sempre.

      Excluir
    2. Bom dia, depois de um tempo comprei também o 'Daqui para a eternidade', adorei a referência do pôster de Drácula no 'Memento Mori'.

      Excluir
    3. Opa! Legal.

      Numa postagem bem antiga eu falo um pouco sobre a capa de Memento Mori, caso queira conferir:

      http://eduardoschloesser.blogspot.com/2012/02/ze-gatao-memento-mori-genese-de-uma.html

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...