img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 20 de abril de 2022

O NADA ENGOLINDO O TUDO.

Há muito tempo eu não sofria com problemas financeiros, claro, na minha vida nunca sobrou dinheiro mas as contas  estavam em dia e nada faltava em casa e fazia muito tempo que eu não pedia grana emprestado a alguém. Tudo começou com um atraso na entrega das páginas para a editora para qual trabalho atualmente, como eles pagam sempre de vinte a trinta dias após a emissão da nota fiscal, meus boletos chegaram antes de eu receber e aí, ó, os juros não querem nem saber. O tiro de misericórdia veio com aquele dinheiro que eu perdi (fato relatado aqui há algumas postagens atrás). Quando a coisa sai do controle fica difícil equilibrar de novo. É queridos e queridas, não está fácil! Mas já passei por crises bem piores.  Houve um tempo que eu não tinha trabalho nenhum.

Tenho tentado labutar num ritmo mais acelerado sem deixar cair a qualidade, mas não tem adiantado, não consigo correr com os traços mais rápido do que estou acostumado. O que me faz perder um certo tempo são as minúcias da história, faço o roteiro também e a saga de Alcides (alguns chamam de Alceu), na mitologia grega ele é conhecido como Héracles, entretanto é com a alcunha de Hércules que o identificamos. A jornada dele é muito pesada e dramática - muito antes dos famosos 12 trabalhos - e eu tenho que condensar tudo em 78 páginas, então tem elementos que preciso resumir sem deixar a carga emocional esvair. A arte, bem, essa é discutível.   

Minha mão direita dói, mais especificamente os dedos indicador e polegar (com eles eu seguro o lápis e as canetas). Meus lombares idem, minha cadeira quebrou e ela fica um pouco mais baixa do que deveria em relação à prancheta, uso um cobertor dobrado (na falta de uma almofada) para tentar compensar a altura, então sento-me para trabalhar em posição inadequada, e isso muitas e muitas horas por dia até alta madrugada e convenhamos, já não sou mais um mocinho.

Meus olhos estão cansados também, mas é de chorar. Hoje, dia 20 de abril, é um dia emblemático para mim; há um ano atrás meu irmão Gil partiu para a eternidade me deixando ser abraçado pelo vazio que cresce dia a dia. Não falo essas coisas com ninguém, não há palavras que façam a saudade diminuir e não quero ser alvo de comiseração e é chato incomodar os outros com lamúrias. A vida segue, claro, mas com fardos que pesam mais e mais a medida que os anos avançam. 

Coisas como as que eu digo aqui eram divididas com ele, risos, choros, sonhos...tudo. E agora é o silêncio. Uma ano. Como passou rápido! 

Eu precisava deixar registrado aqui. Tenho muito mais a falar.....mas de que adiantaria? As vezes penso nessas histórias que o homem cria para se livrar da dor, sobre outros mundos, homens que voam, homens de aço, seres de outros planetas, seres que do nada criam coisas......    então eu fantasiei que se existisse um lugar, sei lá, uma fonte inacessível numa certa montanha, num determinado dia e hora do ano em que seria possível você encontrar pessoas amadas que se foram para sempre e para isso seria necessário passar por certos perigos, com certeza eu arriscaria tudo para ter algumas horas com minha mãe e meu irmão. Ah, se fosse possível! 

Esse é o motivo pelo  qual existe a arte, por isso criamos essas fantasias, histórias nos pulps e nas HQs. Para tentar preencher esses poços profundos que temos dentro de nós.

Um beijo com muitas saudades, Gil! Até algum dia (espero que seja breve).

Eu e ele no final dos anos 90. Dias áureos para nós.



2 comentários:

  1. Pois é... também perdi um parente (um tio por parte de pai) pra esse vírus desgraçado, como já falei. Teve quem perdesse alguém ainda mais próximo que morava junto, como 2 integrantes de um grupo do qual participo. Me entristece quando nem posso me despedir de alguém.

    Mas agora, pra alegrar o ambiente... vim contar que aqui em casa hospedamos um gato branco de olhos azuis muito meigo e manso de 2 anos chamado Pipoca que morava com uma ex-colega (uma gatona!) do meu irmão que saiu de Porto Alegre pra morar na Austrália a fim de fazer intercâmbio. As despesas médicas e alimentares ela que vai bancar. E andei faturando com umas encomendas de fanzines após expor em 2 feiras das quais ainda vou falar no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu caro!
      Pois é, essa praga vinda da China só nos trouxe tristeza e alma despedaçada, da minha parte sei que é impossível reconstruir, mas seguir com o que sobrou. Lamento por sua perda, não há o que dizer nessas horas.

      Sobre as boas, que legal que o Pipoca está sendo cuidado por você, quem sabe ele não dá uma de penetra quando você estiver gravando um vídeo?
      E fico feliz que você esteja conseguindo faturar com fanzines. Sempre em frente.
      Abraço!

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...