img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 26 de março de 2023

A AQUARELA BORRADA

 Eu me vejo mal sintonizado, caminhando entre os mortais é como se eu estivesse desfocado, vocês sabem, todos nítidos e eu disperso entre eles. O corpo perdendo massa muscular a olhos vistos e em mim uma total indiferença a este fato. Alguma popularidade adquirida há uns anos atrás decai dia a dia, visto que minhas postagens em uma rede social não recebem mais atenção. Envelhecer é isso? Ostracismo? Deve ser, dá para desconfiar, hoje uma estrela brilha na Rede Goebbels ou em Hollywood, amanhã sua pele fica flácida e seus cabelos encanecem e seu brilho se apaga. Dizem que permanecer no topo (onde nunca estive) é mais difícil que a escalada. Eu deveria me incomodar com isso? Sim e não. SIM, porque fica uma incômoda impressão de que todo esforço de anos não valeu a pena. NÃO, porque sempre soube que tudo nesta vida passa num piscar de olhos e eu nunca tive ilusões a respeito. Gênios da arte como Picasso ou Dalí hoje não são mais ovacionados como foram há não muitos anos.

Os quadrinhos que faço hoje, se forem publicados, serão lidos por quase ninguém, ou passarão pelas mãos de pessoas que nunca saberão o que criei anteriormente, mais um no meio de tantos hoje em dia. O mesmo com tantos artistas bons e anônimos que nascem num dia e morrem no outro e o ciclo se repete infinitamente.

Ontem eu tive um belo sonho com minha mãe, ela estava lá em belas cores, jovial, com seu riso contagiante, pequena de estatura e gigante em personalidade que atraíam todos a ela. Abri meus olhos com um misto de sorriso por revê-la e lágrimas por constatar que tudo não passara de uma fantasia da minha mente.

E o pior de tudo, com o passar dos minutos, os detalhes começaram a se perder, a se embaralhar, a memória das imagens em minha mente ficando difusas, como se uma bela obra em cores vivas recebessem gotas de chuva manchando as linhas, maculando os matizes, tornando o quadro um borrão de policromia triste e amnésica.


   

6 comentários:

  1. Sim, caríssimo. Envelhecer é isso. A vida é um videogame ao contrário. A cada fase passada, em vez de um prêmio, um castigo. Grim Reaper no Game Over, e não tem reset. Parafraseando Pessoa, nada vale a pena, não importa o tamanho da alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais pura verdade, meu caro amigo, a mais pura verdade! O livro de Eclesiastes já notificou há alguns mil anos atrás, né?
      Obrigado por me prestigiar aqui.

      Excluir
  2. Sim, caríssimo. Envelhecer é isso. A vida é um videogame ao contrário. A cada fase passada, em vez de um prêmio, um castigo. Grim Reaper no Game Over, e não tem reset. Parafraseando Pessoa, nada vale a pena, não importa o tamanho da alma.

    ResponderExcluir
  3. O Olavão disse que todos os prêmios e reconhecimento que uma pessoa recebeu nesta vida não valerão nada na outra. E que lá, sim, aqueles que nada tiveram aqui serão muito recompensados. Torço pra que seja verdade. Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Olavo repetiu, nos termos dele, as palavras de Jesus, que afirmou que os que obtiveram glórias aqui, essas seriam suas únicas recompensas nesta vida, e os que nada tiveram, gozarão de glórias eternas naquele país onde o inimigo ausente estará.
      E, sim, eu acredito em Jesus.
      Grato amigo!

      Excluir
  4. MEU OLD PAL, LUCA, DEIXOU NO MESSENGER ESTE BELO COMENTÁRIO. COPIEI E COLO AQUI POIS VALE A PENA.

    "Bom dia, velho. Texto de tom poético, misturando quimera e realidade nua e crua. Revela sensações, alguns anseios e principalmente um balanço breve de sua trajetória artístico profissional. Um recorte da existência desde a ascensão ao declínio, parte deste mesmo viver...! Há que prosseguir portanto, nesta estrada, nesta faina diária até quando permitir nosso tempo de vida do qual não sabemos a duração."

    OBRIGADO, LUCÃO!



    ResponderExcluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...