img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 12 de março de 2023

VIEW MASTER

 Boa noite a todos!

O tema da minha postagem, pra variar, seria outro, se eu tivesse mais tempo para dissertar (a respeito de uma nova tecnologia que está assustando muitos ilustradores) mas vai ficar para a próxima.

Então sobre o que vou falar hoje? Que tal discorrer de novo sobre a infância? Boa ideia! Antes, me permitam, uma vez mais, amaldiçoar com todas as minhas forças os pernilongos que me atormentam nesse calor horrível!

Pronto, vamos lá: eu me lembro neste exato momento uma frase dita pelo Rambo em seu segundo filme que era mais ou menos assim: "sou como aquele cara que é convidado para uma festa e por algum motivo não compareço e mesmo assim ninguém nota". Era como se ele estivesse falando de mim. Recordo de certa vez quando eu cursava o primeiro ano do colegial (seria o nível médio hoje? Nem sei) e tinham muitos caras populares, isso é bem comum no meio dos esportes, haviam naquele ano muitos garotos praticantes de futebol, basquete, vôlei e natação, nosso colégio, o Santa Rosa, disputava de igual para igual com o La Salle, Marista e CEUB. Eu não jogava porra nenhuma é claro, odiava esportes de equipe (ainda odeio). Havia uma garota lá, cujo o nome eu não lembro, que era uma gata, noiva de um campeão de karatê, que quis tirar uma foto coletiva depois de uma competição, reuniu a todos, até os "pernas de pau", e no momento do clique ela olhou para mim e pediu para eu sair de cena, assim mesmo, sem mais nem porque. Envergonhado, claro, eu sumi dali me perguntando o que eu havia feito a ela, na verdade mal nos conhecíamos. Na real, esse tipo de rejeição era comum, anos antes, no primário, em São Paulo, uma menina convidou a sala toda para sua festa de aniversário mas deixou claro que, eu não era convocado. Como podem ver o Rambo não era notado quando não comparecia a uma festa, mas pelo menos era convidado, eu, nem isso. Essas coisas machucavam na época, crianças e adolescentes querem ser aceitos, fazer parte de algo. O que trás a memória a figura do Hans Christian Andersen, que escreveu a O Patinho Feio, ele na verdade, nesta fábula, registrou a sua própria história, é sabido que ele sofreu muito o que hoje é chamado de bullying, alto em demasia para sua idade, feio, desengonçado, sensível e tímido e se tornou mais tarde, lógico, um escritor famoso (há um conto dele com tons de horror chamado "A Sombra" que é incrível!). Claro que eu nunca me tornei um cisne, não fiquei mais alto, nem mais bonito e muito menos inteligente, mas o tempo se encarregou de fazer com que eu não me importasse mais com esse desprezo, hoje em dia, pudesse eu, falaria o mínimo possível com quem quer que seja.

 Mas esse longo preâmbulo foi para falar que nem tudo era amargo, ganhei da minha mãe, bem no início dos anos 70, um View Master, um....como eu poderia designar? Um aparelho? Um brinquedo? Sei lá, mas eu ficava horas do meu dia rodando aqueles disquinhos e me encantando com aquelas imagens 3D. Eu tinha, acho, de 6 a 10 disquinhos; não me recordo quais eram a maioria dos temas, mas haviam com certeza coisas da Disney, Os Três Porquinhos e, esse eu nunca esqueci, O Gato de Botas. A cena em que o gato devora o feiticeiro transmutado em rato, me causava terror, mas eu amava. Procurei na internet por essas cenas mas infelizmente não consegui. 

Haviam muitos modelos de View Master, o meu era um tipo mais sofisticado, arredondado, não o modelo simples que eu demonstro aqui, mas também não consegui localizar na web. Ignoro como minha mãe adquiriu aquilo (era caro e sempre fomos pobres), mas ela e meu pai as vezes faziam um esforço extra para arrancar um sorriso do meu rosto (tenho que postar sobre o Fort Apache qualquer dia desses).

Isso havia se apagado da minha memória e veio à tona essa semana. Pesquisando um pouco sobre como as cenas dos disquinhos eram criadas, fiquei perplexo com a perfeição dos personagens e cenários. Revivi um dos raríssimos momentos da minha infância que vale a pena lembrar.    





   

6 comentários:

  1. A infância é um período complicado porque damos importância demais a tudo. Sofremos desproporcionalmente. O diabo é que mesmo adultos, percebemos isso, mas em nível de inconsciente, o estrago está feito. Que bom que você teve bons momentos na infância, há pessoas que não tiveram nenhum. Como sempre, ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza existem pessoas que tiveram sua infância total e irremediavelmente destroçadas, vi muitas crianças debaixo de pontes (literalmente) em São Paulo e na beira de rios tóxicos aqui em PE, infantes sem a menor esperança de nada, é triste. Tive meus perrengues mas não vou negar que foram coisas superáveis. Os quadrinhos, principalmente, me ajudaram muito naquelas caminhadas.
      Obrigado por sua visita e comentário!

      Excluir
  2. Bom,eu era o impopular que tinha toda uma turma de impopulares pra dar suporte.Turma boa,amigos que mantenho até hoje, éramos os ditos "manés".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, que bom que você tinha um grupo de manés para te dar suporte, meu caro. Eu também pensei que tivesse, em todas as séries escolares haviam lá o grupinho de manés onde eu, claro, fazia parte, mas até descobrir que eu era mais manés que os manés e ser desprezado por eles também. Mas é a vida, eu fiquei velho e todas aquelas feridas viraram feias cicatrizes, e elas me servem de combustível para o tipo de arte que eu faço, que, convenhamos, é um bocado triste.
      É sempre um prazer muito grande ler algum comentário seu aqui. Muito obrigado!

      Excluir
  3. Rejeição... já sofri um bocado na 2ª metade do Ensino Fundamental.

    Nunca tive e nem vi um View Master, mas um colega de classe tinha um brinquedo da Disney que lembrava uma mini câmera de mão, mas não era uma filmadora e sim um player de fitas com trechos de curtas (que no caso ele tinha um do Mickey e um do Donald). Como não tinha som, era como espiar dentro de uma caixa um cinema mudo em mãos ao girar uma manivela pra animar os desenhos. Legal, né? Nunca mais vi algo do tipo e olha que foi há mais de... 30 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que vi poucos View Masters na minha vida, pelo menos não fazem parte das minhas lembranças, posso ter esquecido, mas não creio que fossem tão populares. Eu tive sorte de ter um.
      Sobre rejeição, acho que todo ser humano neste vale de lágrimas chamado plante terra já sofreu em algum grau, como lidamos com isso é que são elas. Eu, pelo visto, não muito bem, posto que me recordo de forma amarescente de cada acontecido até hoje (senão nem teria escrito esse texto). Agregar essas sensações em algumas HQs pode ter sido a única coisa positiva.
      Obrigado por vir aqui e comentar.

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...