img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sexta-feira, 16 de junho de 2023

O AMARGO ANO DE 1977

 Aconteceu mais ou menos assim, sem precisar o mês e o dia, no ano de 1977, devia ser umas cinco da manhã, a alvorada ainda não tinha chegado. Meu pai me acordou aos cutucões. "Levante, vamos sair"; Assim mesmo, sem explicações, nem justificativas, como foi toda a vida dele, estava acostumado a ser obedecido, se eu ousasse sequer perguntar aonde íamos arriscava tomar um bofetão. Após um café da manhã bem frugal, saímos. Morávamos em Brasília, na SQS 202, caminhamos em direção à rodoviária vendo o dia raiar. Isso talvez explique minha total e irrestrita ojeriza em acordar cedo. Caminhamos em silêncio na manhã fria. O desprezo que ele nutria por mim era bem evidente mas nunca pude discernir naqueles dias, o medo que eu sentia dele era tão gigantesco que nublava tudo ao meu redor. Pegamos um ônibus lotadíssimo em direção à Asa Norte indo pela W3. Descemos na 711. Andamos em direção às casas que ficavam naquelas quadras e nos detivemos em frente a uma banca de jornal de formato quadrado, cor vermelha. Ele tirou as chaves dos bolsos e abriu o imenso cadeado. "Arrendei esse local de um amigo, vamos fazer dinheiro, você vai trabalhar aqui." 

As bancas de jornais de Brasília naqueles anos não eram como em São Paulo, por exemplo, não tinham design arrojado, eram de formato cubo, entrava-se por trás e abria-se - como posso dizer? - uma espécie de enorme janela na frente e a parte de baixo dessa "janela" servia de balcão onde eram colocados os jornais, revistas e tudo o mais. Claro, as paredes interiores também eram forradas com os mais diversos títulos. 

Meu pai me mostrou um caderno onde eu deveria anotar cada item vendido. Perguntou se eu sabia fazer conta rápido e eu, como de costume, gaguejei: "s-sim, acho que sim." "Acha?" "é..e-eu, sei, sim". Ele me testou, me deu uma nota qualquer e pegou uma revista de tal valor. Com as mãos trêmulas eu devolvi o troco não muito certo se estava correto, eu estava nervoso demais, o medo que eu sentia era absurdo. Vendo que eu dava conta do recado, deixou várias moedas para troco dentro de um copo plástico e foi para o ministério dizendo que voltaria na hora do almoço para que eu fosse comer e depois me encaminhar para a escola, que ficava na 304 Norte.

A banca ficava de frente para a quadra e de costas para a avenida W3, o que era um enorme erro estratégico e estivera fechado muito tempo, as revistas existentes ali eram de muitos meses atrás, não havia muito o que fazer, organizei tudo como podia e fiquei lá, perplexo, tirado da cama sem conversa e colocado ali para executar uma tarefa, em teoria simples. Mas para vender o quê? A mercadoria defasada. Para quem? Os possíveis clientes não deveriam sequer saber da reabertura. Àquela hora da manhã não passava por ali viva alma. Só me restava uma coisa a fazer: ler, algo que adorava. Comecei com os quadrinhos, os poucos que tinham, gibis da bloch, O Planeta dos Macacos, O homem de Seis Milhões de Dólares (cito esses por estarem bem frescos em minha mente), depois parti para as revistas, Manchete, Ele Ela, Lui (foi ali que vi uma ilustração do mestre Vargas pela primeira vez), fotonovelas Jacques Douglas, Lucky Martin e Sétimo Céu. Eu lia de tudo.

Meu pai voltou na hora do almoço, me deu dinheiro para comer um lanche num bar ali perto e como já tinha trazido minha mochila com cadernos e livros, fui caminhando a pé até a escola, sempre me perguntando - também ao cosmos (eu ainda não conhecia a Jesus) - o que eu estava fazendo naquele mundo, uma vez que tudo para mim era estanho e eu me sentia um completo solitário. 

Voltei no final da tarde. Meu genitor me falou que já estava em negociações com as distribuidoras para pagar as dívidas da banca e recomeçar a ter as novidades, assim como os dois jornais da cidade, o Correio Brasiliense e o Jornal de Brasília. Com o passar do tempo teríamos nos fins de semana o Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e o Globo. Assim os clientes começaram a reaparecer e o trabalho que parecia fácil começou a ficar complicado, lidar com o público requer um tato especial, uma paciência não natural para aturar pessoas que se julgam superiores, malucos, zombadores, enrolões, os que desperdiçam tempo com conversa fiada e até pedófilos, creiam, fui cantado umas duas vezes por uns velhos nojentos, eu tinha 14 anos!

A rotina era essa, acordar bem cedo (para quê? o movimento naquele fim de asa norte só começava por volta das dez da manhã), tomar o ônibus lotado, abrir o estabelecimento, montar os cadernos dos jornais, espanar a poeira das revistas, ler tudo o que fosse possível (principalmente heróis Marvel da bloch e Tex) pra não sufocar de tédio, morrer de medo da chegada do meu pai, comer no bar, pegar a mochila e ir para escola, um local que muito me soava como uma prisão e eu não sabia o que aprendia ali. Ao final, retornar à banca umas 16 hs, fechar as 18:30 e pegar o ônibus de volta para casa.

Nem sempre meu pai podia ficar no local durante a tarde, na maioria da vezes minha mãe vinha me render, e eu sempre me alegrei muito ao vê-la, estar com ela, por mais fugaz que fosse, era um deleite. Pensando hoje, eu nunca pude tê-la por completo, ela sempre pareceu um passo à frente do meu toque. Minha vó ficava com Agildo, André e Rodrigo, que tinha um ano apenas. E assim foi aquele ano.

Ao sentar aqui eu planejei contar uns casos pitorescos daquele lugar, daqueles tempos. Narrar sobre a máfia local, a pressão dos outros proprietários das bancas das quadras próximas que faziam terrorismo, como colocar Durepox nos nossos cadeados durante a noite, velas de macumba ao redor da banca.  Falar sobre como era duro para mim vir com caixas muito pesadas da distribuidoras em ônibus lotados na hora do rush, dos esporros homéricos que eu recebia do meu pai na frente de estranhos quando eu demorava para chegar, por conta de um coletivo que parava no trânsito ou quando eu esquecia, por sempre ser muito distraído, de anotar alguma venda no caderno.                                                                     

Mas para dar detalhes eu teria que ficar aqui mais tempo e os anos chegaram cobrando a fatura, sofro de dor nas costas, nas pernas, vivo à base de analgésicos, muitas horas na prancheta deixam meus pés inchados.

Mas posso dizer que quase não lembro com quem estudei aquele ano, ninguém marcou,  mas ficou na memória uma morena linda que sentava nas carteiras à frente, falei com alguém sobre ela e foram contar, ao que ela disse: com aquele baixinho eu jamais namoraria.

Recordo das músicas que eu ouvia naqueles tempos: Tonight´s the Night, do Rod Stewart, Dancing Queen, do ABBA, Hotel Califórnia do Eagles entre outras. Lembro de ter lido "Olhai Os Lírios Do Campo, do Érico Veríssimo e alguns contos do Machadão. Na TV eu assistia Kojak, Baretta e filmes de terror tarde da noite com Christopher Lee e Peter Cushing. No cinema rolava Contatos Imediatos do Terceiro Grau (filme chato), Uma Ponte Longe Demais, Equus (incômodo), Os Duelistas (filmaço), O Homem Que Amava As Mulheres, A Garota Do Adeus, 007, O  Espião Que Me Amava e aquela merda de Os Embalos De Sábado À Noite.

Por essa época eu estava cada vez mais encantado com a Kripta da RGE e isso meio que moldou o que eu faria nas HQs uns 15 anos à frente.

Mas tenho que destacar O Voo do Dragão com Bruce Lee, filme que devo ter visto no cinema, só naquele ano, umas vinte vezes (número que chuto aqui, deve ter sido bem mais que isso) e por consequência O Mestre do Kung Fu, com argumento do Don MacGregor e arte de Paul Gulacy no ano seguinte, isso tudo embalado ao som dos Stones com Fool To Cry, muito Beatles e a banda disco Santa Esmeralda que eu ouvia de madrugada com o radinho debaixo do meu travesseiro.  

São as lembranças que eu tenho daquele ano. 

Queria ilustrar esse post com algumas fotos tiradas da banca em 77, mas devem estar (se não foram perdidas) em álbuns antigos da minha saudosa mãe.

Não posso encerrar sem dizer que nunca recebi dinheiro algum nos meses que lá trabalhei. Como aquilo terminou? Fica para, quem sabe, um futuro texto, já sinto comichões em meus pés (que mais parecem balões).  

Pra essas lembranças não ficarem sem uma arte, posto aqui mais uma imagem que fiz para um didático que dizem, será publicado em algum tempo.

 


Obrigado por me suportarem mais um pouco.  

 

 

 

 

 

     










6 comentários:

  1. Sinceramente? Se eu tivesse tido um pai desses, eu o envenenaria na primeira oportunidade que tivesse. (Pelo menos você teve acesso a algumas boas leituras.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😄😄😄😄 Eu juro que imaginei que seu comentário fosse algo nesse sentido, meu caro, e achei graça, mesmo sabendo que não há nada engraçado na coisa toda. Eu nem deveria abordar tais fatos, o passado deveria ficar no passado, mas fez parte da minha história e isso talvez explique o meu desconforto em viver nesse mundo, só tendo a arte como porta para que eu possa, algumas vezes, escapar dele. E agora nem isso, não posso mais passar muito tempo na prancheta, pernas e costas doem horrivelmente. Tive uma infância de medo e isso não mudou agora na velhice.
      Obrigado por não me deixar aqui falando sozinho.

      Excluir
  2. Nem sei como começar, mas... nunca foi pago por um turno inteiro naquela banca? Aí, é exploração de menor, ainda mais pelo próprio pai! Imperdoável!! P... que pariu!!!
    Pelo menos, teve conforto em leituras, filmes e músicas bacanas.

    Contatos Imediatos... pelo que soube em relatos foi um dos primeiros filmes exibidos pela Rede Manchete, mas eu só assisti uma vez por completo em VHS legendado.

    Os Duelistas é o 1º filme do Ridley Scott, mas ainda não assisti, mesmo já tendo lido menção da extinta SET e visto a capa do DVD numa loja... acho que na Multisom de Alvorada (que fechou).

    A Garota do Adeus passou na Sessão da Tarde, mas me lembro muito mais é da música-tema/título do David Gates (vocalista do Bread).

    O Voo do Dragão, com aquele embate entre Bruce e Chuck Norris, assisti numa Tela Quente de 1994.

    Esse do 007 com Roger Moore é muito bacana e divertido, sem esquecer do Jaws (aquele capanga grandalhão do Stromberg, com dentes de aço). Já assisti muito na Rede "Estrombo". Hehe!!

    Embalos de Sábado... é... vale mais pelas músicas. O pior seria se fosse que nem o Grease, com o pessoal abrindo a boca pra cantar! Desculpa, mas peguei nojo de musicais com o passar do tempo, mesmo que no fundo já sentisse "vergonha alheia" até com filmes da Disney.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, meu caro, vamos por partes:

      Esse negócio de exploração de trabalho infantil é coisa de movimentos de esquerda, antigamente garotos trabalhavam para ajudar no sustento da casa e na melhor da hipóteses ter um pequeno pé de meia para alguma coisa que ele quisesse fazer, tipo levar a namoradinha ao cinema e tomar um sorvete (lembra dos meninos que vendiam jornais nos EUA? Vemos nos filmes. Depois politizaram a coisa. Mas, sim, eu me senti explorado pelo meu pai, mas isso acabou forjando positivamente o meu caráter, me ensinou a ter responsabilidade. Mas foi duro aquela falta de carinho, mas tá tudo perdoado.

      Você me deu informações interessantes sobre a exibição desses filmes na tv aberta. Eu os vi todos no cinema.

      Estou com você, as músicas de Os Embalos são legais, sim. Gosto dos Bee Gees.
      E também não gosto quando o ator começa a cantar no filme, nunca curti musicais. As músicas do Grease são feras, mas o filme é um cocô.

      Obrigado e um abraço, rapaz!

      Excluir
  3. Acho que é positivo relatar essas coisas. Você extrai essas sensações ruins e entende que ficaram no passado. Hoje talvez pense em várias soluções possíveis, nas não é assim que a vida funciona. A dor ensina, nós nos adaptamos.
    Ainda bem que está conosco, meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, eu jurava que tinha respondido ao seu comentário, meu caro, mas vejo agora o meu engano, ou então eu estou maluco de vez, hahahahah!

      Bem, as vezes eu acho que me exponho demais aqui, mas sabe de uma coisa? Se eu não me der a conhecer na totalidade, como poderei angariar empatia do público que consome a minha produção? Creio que é o melhor caminho para transmitir os mecanismos que me impelem a produzir minha arte do modo como se conhece.
      Grato por ver em mim um valor que eu mesmo não enxergo, meu caro, obrigado mesmo!

      Excluir

TODOS OS CONTOS DO ZÉ GATÃO ESCRITOS PELO LUCA FIUZA REUNIDOS

  Amadas e amados, boa madrugada! Apesar de todos os percalços que a vida (na verdade as pessoas) me impõe, as vezes sou afortunado por ter ...