img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

COMENTÁRIO DO PROFESSOR, DESENHISTA E ESCULTOR LOUIS MELO SOBRE ZÉ GATÃO - SIROCO

BOM DIA A TODOS!

LOUIS MELO É UM ARTISTA DE EXTREMO TALENTO E SENSIBILIDADE. FOI MUITO GENTIL DA PARTE DELE ME ENVIAR ONTEM DE MADRUGADA A MENSAGEM QUE REPRODUZO ABAIXO. FAÇO ISSO PORQUE SEI QUE SE EU NÃO ENALTECER MINHAS CRIAÇÕES (MESMO ATRAVÉS DAS PALAVRAS DE OUTREM) OS "JORNALISTAS E INFLUENCERS" DO MEIO NÃO O FARÃO. ZÉ GATÃO - SIROCO TEVE UMA PRENSAGEM DIMINUTA QUE TOCOU OS CORAÇÕES CERTOS.  

MUITO OBRIGADO, CARO LOUIS!

 


 "Olá, Prezado, Boa noite, como estás ? Vim lhe avisar de que terminei de ler sua obra, achei simplesmente fantástico, história muito bem escrita, ritmo de acontecimentos muito bem arquitetado, desenhos são um show a parte. Realmente a capacidade humana de dar vazão de sua breve vivência em manifestações artísticas assim é algo que foge de explicação racional e lógica, esse nosso ímpeto de gravar símbolos, formas e demais imagens. Me ocorreu um estranho, mas interessante fenômeno ao ler aquelas páginas, que é a impressão de poder ter tido uma conversa com você, pelas imagens que montou, pelas falas dos personagens, pela visão dos mesmos, foi um diálogo muito bem vindo, sinto que pude lhe conhecer melhor ali mais do que qualquer áudio ou ligação que possa ter me feito, agradeço o privilégio de partilhar essa obra comigo. Como sabe, sofro de uma doença que anda em estado de metástase, ela me drena de um jeito terrível, indolor, mas agoniante ao mesmo tempo, lendo seu quadrinho, pude, ainda que por poucas horas, encontrar algo que pôde me lembrar o que outrora chamei de paz. Infelizmente, o mundo sendo como é, mata gênios como você o condenando ao ostracismo, mas me recuso a ser um admirador de mais um artista que já se foi, então que fique registrado o quanto admiro sua arte enquanto está vivo, enquanto está por aqui. Novamente, obrigado por esse valoroso presente."


 

6 comentários:

  1. Acrescentar mais palavras às que acabo de ler é desnecessário, chega a ser quase uma heresia. E que bom que o autor fica sabendo desses sentimentos de alguém que não esperou que ele morresse para declará-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acrescentar mais palavras às suas também seria uma heresia. Sou grato a Deus por pessoas como você e o Louis. Grandes artistas injustiçados que me prestigiam.

      Excluir
  2. Escrevendo aqui antes de comentar a postagem sobre a Cidade do Medo. Só agora tive a oportunidade de começar a ler o Graphic Pada do Zé Gatão, o que o Louis escreveu sobre Siroco, dá para perceber muito nitidamente também nesse album Pada (até mais que em Siroco devido as histórias mais curtas), cada HQ lá nitidamente é algo sobre o autor, algumas permitem inclusive uma interpretação mais livre sobre o que desejou passar naquele momento. E sim, também tenho essa sensação de paz e alivio nas horas que estou entretido com suas obras, mesmo que por vezes o tema abordado seja denso ou violento. Outra fonte de entretenimento tem sido seu Blog, não só pelas suas postagens, mas pela qualidade dos comentários das pessoas que aqui frequentam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes me pergunto porque ainda mantenho esse blog e insisto em gravar palavras que no fundo, no fundo, só dizem respeito a mim mesmo e a rigor não interessariam a mais ninguém. Sempre pensei: ah, lá vou eu de novo lamentar a vida, falar de cansaço na alma, das saudades que me angustiam, da falta de dinheiro; quem tem saco pra isso?
      Ao mesmo tempo já me indaguei se minha obra artística (no caso aqui, quadrinhos) tem a capacidade de transmitir algo bom, uma vez que sendo cristão eu deveria ser positivo e altruísta ao invés de pessimista, mostrando uma visão de mundo danosa e cruel. Suas palavras e a do Louis me deram a resposta. Mostram que uns poucos (mas que para mim valem muito) compreenderam o que quis disseminar, eu gritei e meu clamor encontrou eco. Que bom que este blog e minhas graphic novels servem como um canto de repouso, bem estar e lugar de bom bate papo, ainda que sem palavras audíveis. Sou muito grato a você por se manifestar.
      Eu concordo que o álbum Zé Gatão PADA possa refletir melhor o mundo ao meu redor, foram hqs (mais existencialistas, eu diria) que fiz somente para mim (assim como as outras tantas que permanecem inéditas), nelas eu não me preocupei com o rigor da arte, apenas o transmitir os sentimentos que me invadiam a alma. Sendo assim, eu consideraria que Siroco é um brado e o Crônica Do Tempo Perdido e o PADA são gemidos.
      Grande abraço e obrigado por estar sempre presente aqui.

      Excluir
  3. As colocações do Louis Melo sobre Siroco denotam a força e a densidade de suas impressões pessoais sobre a obra e de como esta foi um diferencial para ele em diversos aspectos de sua vida. O texto dele é sincero, emocional e vibrante fazendo juz ao nosso Eduardo Schloesser como autor, Quadrinista e pessoa humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras sempre abrilhantam esses espaço, meu velho amigo! Imensa e sincera gratidão!

      Excluir

AMIGOS DE EXCELÊNCIA (PARTE 2)

   A dura caminhada da vida seria impossível se não tivéssemos uma boa base familiar, a minha parentela sempre foi complicada, eu diria até ...