img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sábado, 28 de setembro de 2024

ENTRE ZÉ GATÃO - DAQUI PARA A ETERNIDADE E ZÉ GATÃO - SIROCO, O QUE ERA PRA TER SIDO MAS ACABOU NÃO ACONTECENDO

 

 

 Postagem para todos, claro, mas direcionada particularmente aos fãs do felino macambúzio. Trata-se do seguinte: os meus planos para uma continuação direta de DAQUI PARA A ETERNIDADE. Devo ressaltar que nunca escrevi um roteiro formal (salvo alguns momentos mais inspirados contendo alguns diálogos, que reproduzirei para vocês), tudo estava só dentro da minha cabeça. O que eu matutava vem bem lá detrás enquanto trabalhava em MEMENTO MORI, que era o desenvolvimento de uma saga envolvendo o conflito entre os mamíferos (por tabela, aves e répteis também) contra os habitantes dos mares. Cenas iam e vinham na minha cabeça mas nunca tive tempo de sentar e pensar firmemente nisso. Ao final de Eternidade propus me dedicar a este projeto, a intenção era uma trilogia, mas não lembro bem porque, talvez causado pela falta de tempo (nesse período, que foram os primeiros anos de 2000, me dediquei a trabalhar em manuais de desenho e álbuns de anatomia porque era o que pagavam as minhas contas) eu fiquei apenas amadurecendo as situações. Em vez de escrever o roteiro base, eu cometi HQs curtas do Felino enquanto aguardava a oportunidade de publicar Memento Mori. 

Quem me acompanha conhece o enredo, parte desses quadrinhos curtos viraram o Especial PADA em 2011 e mais para o meio do ano Memento Mori ganhou vida pela Devir, mas não na integralidade, meu material foi dividido em duas partes, Daqui Para A Eternidade seria a continuação, prometida para ser publicada seis meses depois. Como sempre acontece, os tais seis meses viraram cinco anos. Confesso que isso me quebrou um pouco a moral, mas continuei produzindo quadrinhos (A Vida e os Amores De Edgar Allan Poe, O Bicho Que Chegou À Feira) e continuei desenvolvendo quadrinhos breves apenas para minha auto satisfação, entre eles rascunhei cenas que viriam a ser a tal "trilogia do desastre". Quando finalmente Eternidade veio à luz do dia eu pensei: pra mim chega, não aguento mais isso! Zé Gatão finda aqui. Um desfecho bacana (embora um final alternativo tivesse a ver com a proposta da trilogia imaginada) e ponto final! Só que, claro, não foi o derradeiro, umas das curtas que eu tinha começado se chamava Siroco, que eu precisava terminar, e sem que eu planejasse ela foi se agigantando e ganhando proporções épicas, tendo tudo a ver com o tal apocalipse dos animais. 

SIROCO ganhou editora mas eu precisava concluir, a Atomic então (pra meu enlevo) publicou PHOBOS e DEIMOS. Finalizado o Siroco veio a pandemia e adiamento da edição, o vírus chinês quebrou irremediavelmente a minha alma e quando o álbum veio a público depois de uma campanha fracassada no Catarse, eu decidi definitivamente por um ponto final na carreira do Gato.

Mas eu estou ciente de que ficou um buraco entre os livros de 2015 e o de 2023. A tal trilogia nunca acontecerá, mas o que planejei e o pouco que escrevi vou dividir com vocês agora. 

ROTA DE COLISÃO era o título que pensei a princípio para primeira parte da trilogia. Seria um álbum não muito longo, umas 60 páginas, se tanto, narrando as razões pelas quais os serem aquáticos ameaçavam os terrestres, discursos ecológicos demagogos, uma situação de guerra fria que entrou em ponto ebulição. Daria trabalho realizar esse tomo, a maioria das imagens seriam splash pages e páginas duplas. Cenas de encontros e conferências nessas ONUs da vida, quadros de grandes tsunamis, batalhas entre peixes e mamíferos, corpos mortos nos oceanos e nos montes mais altos do planeta. Zé Gatão nem apareceria nesse preâmbulo, o que seria, talvez, um problema, pois o leitor espera ver o protagonista pelo menos em algumas cenas. A solução, seria, quem sabe, alternar imagens do que pensei para a terceira parte com a primeira e a segunda, só para inserir o Zé. Mas essa ideia não me agradava.

 

A CIVILIZAÇÃO FEIA E O INVERNO DA MORTE seria o nome da segunda parte. Nesse Armagedom sem vencidos e vencedores, uma nova ordem mundial liderada por porcos reconstruiria uma atual civilização a partir dos escombros, prometendo um venturoso recomeço a quem jurar fidelidade ao novo partido. Essa sequencia mostraria intrigas palacianas alternadas com cenas de violência nas arenas da morte fomentadas como pão e circo para um populacho sedento por emoções fortes. As cenas nos gabinetes revelariam que os suínos mais poderosos financeiramente sempre estiveram nos bastidores manipulando presidentes dos conselhos, juízes, militares de alta patente e etc, criando situações de guerra e no apogeu da crise se esconderam em seus bunkers para ressurgir com as soluções para as crises, reinando como senhores absolutos. Mas mesmo entre eles as disputas pelo poder motivava traições e assassinatos criando fissuras no novo regime. Seria a sequência com mais textos e com certeza a mais trabalhosa de desenhar.

 

BARRACUDA! Parte final da trilogia. Se passaria alguns anos após os eventos trágicos de Daqui Para A Eternidade. Minha intenção nessa sequencia seria mostrar Zé Gatão morando numa casa modesta nos confins de uma floresta ao lado de uma gata de meia idade, porém ainda muito bela. Haveria uma comunidade de animais relativamente pacíficos próxima a ele. O felino estaria mais velho, mais gordo, bem mais cansado e ainda tendo pesadelos com as mortes ocorridas na cidade de Vallejo. Apesar do sossego e silêncio reinante no bosque, o nosso gato não dorme exatamente numa cama de rosas, sempre haverá um espinho ou outro para atormentá-lo, no caso aqui, a fêmea que vive com ele não se sente feliz, o companheiro tenta fazer com que ela fique bem, se esforça para que ela tenha conforto e mantimentos, se sinta protegida, mas ela, entediada, anseia conhecer as metrópoles, acha o mestiço muito reservado e não raro o sente assombrado por lembranças funestas. A tristeza dele é contaminante e ela quer partir mas não sabe como fazê-lo. Essa parte duraria, talvez, umas dez páginas sem texto, os gestos, os olhares e tal falariam por si. Um belo exercício de narrativa. Tudo caminharia assim até que ele tem que ir ao vilarejo comprar alguns mantimentos e lá uma certa agitação mostra que o bucolismo do lugar será azedado em breve. Os noticiários transmitidos pelos rádios e tvs nos empórios relatam os primeiros conflitos com os peixes nas cidades litorâneas. Preocupado, como que pressentindo o que está por vir ele retorna para a casa que construiu, para estar ao lado da fêmea que ele sabe, não é feliz ao lado dele. Junto a ela, tenta entabular uma conversa, acariciá-la, mas ela, como de costume, queixa-se de dor de cabeça e diz que vai deitar cedo. Ele, constrangido, fica ali, na varanda da pequena habitação, olhando as estrelas, ruminando sua melancolia, dizendo a si mesmo que o amor é uma mentira. Come sua refeição, toma seu banho (o que faz, como todos os gatos, umas duas ou três vezes ao dia) e vai se deitar ao lado da gata fria que ronrona sonoramente. Fica ali, olhando para o teto, até que sua audição sensível capta o movimento de alguém nas cercanias. Seus pelos da nuca se arrepiam e ele se levanta sorrateiro. A figura com quem se depara do lado de fora é um velho gato Maracajá que vem com uma mensagem de um antigo conhecido: um tal de Paul Puma. Ok, eu sei, o nome soa tão estúpido quanto a alcunha Zé Gatão, mas eu ouvi num desenho do Pernalonga certa vez e me pareceu sonoro e resolvi usar. Paul Cougar talvez soasse melhor, mas o tom picaresco de Puma ainda cai melhor aos meus ouvidos. Bem, confesso para vocês que só esbocei o argumento até aqui, o que vem agora, assim como nas duas primeiras partes só existiu dentro da minha cachola, mas imaginei essas cenas tantas vezes e por tantos anos que é como se eu tivesse desenhado. O Maracajá trazia um recado do Paul Puma para Zé Gatão encontrá-lo em determinado lugar.

O Puma era um ativista político (seria o cristão conservador demonizado pelos marxistas em nossos dias) e estava sofrendo perseguição por parte de seus opositores. Relutante, o felino cinzento decide encontrar o velho conhecido. Deixa um bilhete para a fêmea e segue noite adentro com o mensageiro. Devo confessar a vocês que nesse trecho da saga eu não saberia muito bem como explicar a reunião entre os dois felinos, tipo, onde seria. Num quarto de hotel, quem sabe? Na verdade nem pensei muito num passado para os dois, seria algo que eu precisaria burilar com calma. 

Os dois se encontram num espaço onde ele é protegido por dois tigrões, pois sua oposição tinha jurado liquidá-lo a todo custo (algo como o Aiatolá Khomeini fez, colocando a cabeça do Salman Rushdie a prêmio). O caso é que a família do Puma, sua esposa (uma felina cega) e sua filhinha, encontravam-se em determinado local próximo à cidade onde Zé Gatão vivia e ele (Zé Gatão) deveria protege-las e levá-las a salvo em determinado lugar onde se encontram os aliados do Puma, daí eles se encarregariam de salvaguardá-las a partir daquele momento. "Porque seus consortes ou um dos seus guarda-costas não vão buscá-las e as põe à salvo? Porque teria que ser eu?" Indaga o mestiço. "Porque neste território qualquer um ligado a mim é um alvo em potencial e elas estariam sob forte risco  de vida, ninguém sabe que você existe e poderá agir sem muita pressão, e...não esqueça que você me deve sua vida. Estou cobrando este favor agora porque estou desesperado e só confio em você. Se você me prometer que vai protegê-las, eu poderia morrer em paz pois sei que você vai cumprir! Você sempre cumpre o que promete." O Puma tremia de emoção ao implorar. "Paul, eu estou velho e mais lento, tenho uma vida aqui..." "Zé  Gatão, minha família corre risco de vida, minha fêmea é cega!!! Por Favor!!!!" Relutante, muito a contragosto o felino cinza cede. "Não tenho muito dinheiro aqui, mas leve isso, deve ser suficiente para você comprar algum veículo, alimentos e ao chegar neste endereço com elas, entregue-as a Ali, um velho tigre albino, ele, assim como você, é de minha total confiança." Zé Gatão pega o dinheiro e se espanta ao ver o local onde deve levar as felinas. "Paul, isso fica no continente do norte, depois do oceano!!!!" "Sim, não será uma viagem fácil. Tenho informações que uma guerra mundial vai eclodir em breve e vão usar armas químicas. Mas sei que você e minha família subsistirão. Eu só preciso sair daqui em segurança e ir para um bunker que tenho preparado e esperar por vocês. Tome - o puma entrega um papel ao mestiço - minha esposa e filha estão neste local, só eu e você sabemos onde elas se escondem. Estamos em suas mãos agora." 

Extremamente contrariado com aquilo tudo, Zé Gatão se despede do amigo que um dia salvara sua vida. 

Depois que ele sai em companhia do gato Maracajá, o Puma prepara uma bebida e consulta seu computador de mão. É quando um dos tigres saca uma arma e aponta para a sua cabeça. "M-mas...o que é isso?!?" "A ordem era acabar com você e sua família, sabemos que sua esposa tem revelações comprometedoras contra o partido dos porcos, meus empregadores querem essas informações. Agora que podemos encontrá-las, não precisamos mais de você! Esse mestiço velho não será empecilho. O Maracajá vai matá-los assim que chegarem ao local onde elas se escondem." BANG! Os miolos do Puma se espalham pelo pequeno aposento cheio de papeis e livros. 

Zé Gatão, ruminando as palavras de seu amigo de cor parda, de que só confiava nele e no tigre albino chamado Ali, passa a ficar menos a vontade junto aos demais que compõe o séquito do Paul. Sem dar demonstrações disso, passa a analisar o felino que o acompanha; o velho Maracajá parecia um ex soldado, provavelmente mercenário, desses que são secretamente recrutados pelo exército canídeo para missões de assassinato, pose altiva, robustez para alguém de idade, algumas cicatrizes no rosto. Entraram num pequeno veículo voador sem trocar palavra. Um sutil cacoete chamou a atenção do felino cinzento, ele batia levemente com o dedo indicador no volante da nave, um sinal que revelava nervosismo, ou podia não ser nada, mas resolveu ficar atento. Chegam ao local. Poderia ser uma cabana, ou uma casa modesta, dessas que não chamam a atenção. Pela primeira vez ele vê uma arma de alta potência na cintura do felino de grandes olhos. Zé Gatão não é militar, nunca foi treinado como tal, mas ao longo da vida, passando por situações de risco e extremo stress, desenvolveu sensibilidade inexplicável para saber que ali alguma coisa não cheirava bem. Seu companheiro tinha uma atitude nervosa, batendo mais do que nunca o indicador na coxa direita, a respiração mais pesada, típica de alguém que não está à vontade, algo que não aconteceu quando este foi levá-lo ao Puma. Antes de bater à porta das gatas, com o coração também acelerado, resolveu confrontar o Maracajá. "Olhe, cara, não sei de que lado está, mas se pretende trair o seu chefe fazendo alguma merda, te aconselho a reconsiderar." Como que pego com a boca na botija, o felino fez cara de espanto, seguido de uma expressão de ódio por ter sido descoberto, a mão correu veloz como um relâmpago para a arma em sua cintura, muito mais rápido foi o punho direito de Zé Gatão em sua face. O murro que acertou o olho do gato foi tão brutalmente feroz que a manopla quase entrou pelo seu crânio, esmagando o etmoide, lacrimal e zigomático. O Maracajá não teve tempo de usar a pistola, sequer de pensar ou sentir dor ao cair pesadamente desacordado no solo pedregoso. O felino casmurro não se importou em verificar se o oponente estava morto ou não, pegou sua arma e correu a bater na porta das fêmeas que estava destinado a proteger. 

Bem, queridos, me envolvi no texto e acabei quase escrevendo um conto baseado nas ideias que eu tinha para esse projeto, vamos resumir. Zé Gatão tem certa dificuldade em convencer a esposa cega do Puma de que era do bem, enviado do seu marido para levar ela e a filha para um certo tigre albino no continente do norte, ela era uma bela gata branca, não gorda, mas pesada, de voluptuosas proporções e cabelos cinza, a filhinha, uma pequena mestiça de gato com leão da montanha. O felino griz sentiu logo empatia. Rumaram ás pressas para o pequeno veículo esférico e levantaram voo. Em pouco tempo chegariam à casa de Zé Gatão, ele precisava trazer sua companheira para a aventura. Estrondos de bombardeios e nuvens de fumaça ao derredor traziam sons e odores de destruição e terror.

Pousaram, e enquanto o felino corria à casa, mãe e filha aguardavam na nave. Chamando pela companheira o gato não teve resposta, temia o pior quando encontrou uma carta revelando que ela havia partido, se desculpava, amava-o, mas não era feliz com ele. Tentando assimilar a situação o gato ouve um grito. O veículo voador cercado de enormes e nojentos insetos. Zé Gatão sai disparando. Não era exímio atirador, posto que raramente usava armas de fogo, mas conseguiu abater alguns daqueles monstros, outros, tinham a carapaça tão dura que as balas ricocheteavam, alguns, empunhando fuzis, abriram fogo contra o felino, mas este, se movia numa velocidade tão grande, que não conseguiam fazer mira, tombando ao serem atingidos em suas partes vulneráveis, como garganta e olhos. Mortos, os insetos conseguiram, porém, destruir as turbinas do veículo alado. Teriam que fazer a viagem por terra; péssimo isso! O gato corre então para pegar sua antiga, mas ainda potente motocicleta. Com as fêmeas na garupa tem início uma corrida selvagem pelas matas com os felinos sendo perseguidos por uma horda de insetos. Provavelmente os Subsounds do território foram todos destruídos, pensa o Zé.  

Cenas de perseguição na mata e depois no asfalto ao estilo Mad Max que lembrariam as cenas do comboio maluco em Memento Mori. Nessas corridas insanas pelo asfalto mortal teríamos os tais insetos, lagartos combatendo contra eles e algumas gangues de cães vadios. Ninguém alvejando Zé Gatão propriamente dito, apenas ele tendo que sobreviver no fogo cruzado e proteger as felinas, ziguezagueando entre os carros e caminhões. Eu planejava de 20 a 30 páginas de ação sobre rodas. Por fim, com o combustível quase a zero, ele combateria alguns vagabundos motorizados fora da estrada e, vitorioso, encontraria abrigo numa espécie de fazenda onde residiria um porco rústico e seu netinho. Suas vestes lembrariam o porquinho Prático, da conhecida história disneyana. O suíno o ajudaria em agradecimento por Zé Gatão ter se livrado dos "punks" que hora e meia vinham incomodá-lo. Esse trecho seria um break na ação para que Bianca, a gata cega e Brown, sua filha, conhecessem melhor o  seu protetor felino, eu teria que criar diálogos (amenidades) para este breve momento de sossego na tal fazenda. O porco seria solícito, até demais, para o gosto dos três gatos, mas o que incomodaria da fato o Zé Gatão seria o modo estúpido como o cerdo trataria o neto, espancando-o por tudo e por nada. Esse trecho lembraria bastante uma cena de um filme do Kevin Costner, dirigido pelo Clint Eastwood, chamado Um Mundo Perfeito. Ao se opor ao tratamento violento que o varrão concede ao porquinho, o gato veria a verdadeira natureza do suíno. O felino, porém, mostra que pode ser muito truculento com covardes. Findo o sossego, os três bichanos, partem da fazenda,  deixando o proprietário bastante ferido no corpo e no orgulho.

Chegando no cais do porto, impossibilitado de trafegar pelo ar, os felinos seriam obrigados a fazer o percurso pelo mar, ingressariam em uma embarcação comercial chamada BARRACUDA. Sempre quis fazer uma HQ de pirata e esta me pareceu uma boa oportunidade. Essas ideias foram bem antes do meu velho amigo Luca Fiuza conceber o fantástico conto com Zé Gatão intitulado "A Cloaca dos Mares".

Seria uma viagem tensa, com uma tripulação hostil, composta de cães, raposas e alguns gatos de má fama, liderados por um negro capitão bovino. A aflição atingiria o ápice num terrível maremoto. O Barracuda se encontraria no epicentro da guerra entre mamíferos e peixes. Os aquáticos se encarregariam de afundar todas as embarcações que tivessem a infelicidade de estar em seus domínios.   Seria a realização do sonho profético visto na página 113 em Daqui Para a Eternidade? Possivelmente.

Segue-se uma cena de naufrágio com os tentáculos de uma lula gigante destruindo a embarcação no melhor estilo Júlio Verne. Uns sobreviventes aqui, outros acolá e num dos barcos salva vidas temos Zé Gatão e suas protegidas (essas em desespero) e dois ferozes cães de rinha e uma raposa maquiavélica. 

Como seria de se esperar, ao invés de unir forças contra as ameaças dos tubarões, peixes espadas e polvos, os cães e a raposa voltam suas frustrações contra os felinos, dizendo que gatos dão azar, por isso o navio soçobrou. Uns dois dias no mar, combatendo contra os peixes que vem à tona para dar cabo dos sobreviventes no barquinho e no auge da fome, um dos cães propõe comerem a pequena gata mestiça alegando que ela teria a carne tenra, temos então um embate brutal e desigual entre um envelhecido e esgotado Zé Gatão contra dois cachorros jovens e ensandecidos. Bianca mesmo cega e combalida entra na peleja, é ferida e essa situação joga uma carga de adrenalina no mestiço cinza que no apogeu de sua fúria, usa suas armas naturais, suas garras contra as presas alucinadas dos canídeos, Unhas e dentes ferindo carne, os punhos do Gatão fraturando ossos, o sangue trazendo à superfície esquálos sedentos de sangue. O cachorrão teve sua perna abocanhada por um daqueles seres e sugado para o fundo do oceano, o outro vendo o triste fim do seu semelhante começou a uivar em desespero, seguiu-se por parte dele uma fúria descontrolada, uma torrente de desafios e palavrões, sua bocarra deixava cair uma baba gosmenta e fedida: "Venham, tubarões filhos da puta do inferno! Venham, vou comê-los na porrada!!!!" Um titânico pisciforme subiu no barco quase fazendo-o virar, com uma dentada, veloz como um látego, arrancou cabeça, ombro e braço direito da raposa, em seguida avançou para cima do cão, mas Zé Gatão se adiantou socando-o com a rapidez de um raio e com tanta violência na região das costelas que o rompimento de suas duras cartilagens poderia ser ouvidas à distância, o peixão urrou como um trovão, ato contínuo o canídeo arremeteu com a ponta do remo num dos olhos negros e inexpressivos da criatura matando-a no ato. Não parou por aí, outros seres cercaram o barco, as felinas agarradas instintivamente nas pernas e costas do seu protetor impedindo-o de se movimentar direito. Levado pelo ódio e pela loucura o cachorrão bufava e golpeava com o remo nos tubarões esfacelando suas cartilagens, contudo, a superioridade prevaleceu. No mesmo instante que as presas dos peixes o rasgavam ao meio, uma nave de pequeno porte da marinha nortista sobrevoou o local disparando contra os seres aquáticos. Resgatados no último instante, os felinos finalmente foram tirados daquele pesadelo. São cenas clichês, eu sei, mas tem clichê que funciona se for bem feito.

 Em terra firme, tratados, alimentados e hidratados, os gatos são informados dos últimos acontecimentos por um tenente, um labrador bem educado. Todas as cidades litorâneas invadidas e tomadas pelos peixes. Conflitos em diversas regiões do planeta. Caos, guerras civis, pestes. 

Depois de um breve depoimento às autoridades militares daquele local, os felinos são liberados e Zé Gatão sempre servindo de amparo à gata cega e com a filhote em seus poderosos braços segue a procura do tigre albino chamado Ali. Encontra-o por fim depois de alguns dias. São informados pelo imenso felino branco que Paul Puma fora assassinado e ele pensava que também sua esposa e filha tivessem tido o mesmo destino. Seguem-se palavras de gratidão ao gato cinza por todo bem feito às felinas e o convite para que ele venha também para o bunker preparado aos fieis apoiadores do Puma. 

A oferta soou tentadora a Zé Gatão, mas ele, averso às politicagens e ao convívio com terceiros que ele mau conhecia, ainda mais em um espaço restrito, preferiu os perigos, mas em campo aberto. Beijou a pequena Brown, a quem se afeiçoou. Ela, entre lágrimas, pediu a ele para ficar, mas ele objetou dizendo que fechado num buraco por tempo indeterminado seria a morte para ele. "Sabe, todo esse tempo que eu e mamãe estivemos com você eu não senti medo, porque você estava conosco. Mas....nunca vi você sorrir....você poderia sorrir pra mim?" Em resposta o gato cinza sorriu para a pequena e beijou-a na testa. Não foi preciso dizer mais nada, ele virou-se e saiu rumo ao desconhecido. Há uma distância  curta ele ouviu a voz  argentina da criança gritar em meio ao choro: "Eu nunca vou esquecer você, Zé Gatão! Nunca na minha vida!" Com lágrimas nos olhos ele apertou o passo e seguiu em frente.

Bem, queridos, era o que eu queria dividir com vocês, os acontecimentos entre os álbuns Daqui Para A Eternidade e Siroco foi revelado aqui. Não foi roteirizado nem desenhado, não virou gibi, mas minhas intenções e planos foram esmiuçados o máximo que eu pude.

Existe uma HQ curta rascunhada a lápis intitulada "EL PUERCO" que se passa um pouco antes dos eventos do Siroco, nela Zé Gatão é um mero coadjuvante, as situações são entre porcos e ratos, o leão Khan faz uma breve aparição. Se rolar o OMNIBUS prometido ela estará presente, assim como  esse texto.

Obrigado a todos vocês, se tiveram a paciência de ler tudo até aqui é porque gostam mesmo do ZÉ GATÃO.

DEUS ABENÇOE A TODOS COM SAÚDE, PAZ E PROSPERIDADE!

 

 

 




13 comentários:

  1. Rapaz!!! Praticamente vi as cenas se desenrolando ante meus olhos, tamanho o seu poder de narração, mesmo numa síntese. Teria sido fantástica (em mais de um sentido) essa trilogia... Como tantas coisas que teriam sido fantásticas, mas não viraram realidade.
    Grato demais por ter compartilhado esses bastidores e essa sinopse. Agora essa trama existe para mais gente além de você, a saber: os que lerem este texto (aparentemente, eu o "first" — sorry, ecos do Orkut).
    Na verdade são várias obras nesses três volumes, tamanhas as mudanças de cenário e de clima, e até de gênero narrativo. Só pra quem sabe, não pra quem quer fazer.
    Depois de concluída a leitura é que percebi a extensão do texto, nem pareceu que era isso tudo, tamanha a fluência e de minha parte o desejo de ver o que aconteceria em seguida a cada trecho. Ou seja, você é um exímio contador de histórias, um storyteller de mão cheia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Cliff, você salvou o meu dia com seu comentário. Uma melancolia amarga (não sem total razão) me perseguia ferozmente nos últimos dias e suas palavras me trouxeram lenitivo. Confesso que embora eu não veja tantas qualidades como você descreve, não sou imune a massagens no ego; como desenhar é algo intrínseco a mim, então ser reconhecido como bom tracejador não acho muita vantagem, mas se me veem como um bom storyteller, alguém que também faz bom uso das letras, então fico vaidoso. Muitíssimo obrigado!
      Pois é, talvez por falta de visão, vício no que vem dos EUA, Japão e velho continente, empáfia ou burrice, sei lá, nunca consolidamos um mercado propício que se auto sustentasse, por isso essa trilogia imaginada nunca ganhou corpo. Hoje, o que quer que venha, chega um tanto tarde. Mas agora está exposto o que aconteceu entre um álbum e outro. O fã de carteirinha já sabe o que viveu o nosso felino cinzento entre ETERNIDADE e SIROCO.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Incrível que eu também iimmagineii as cenas enquanto lia.
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário mostra que atingi plenamente minha meta, Anderson. Que bom que gostou! Gratidão!

      Excluir
  3. Zé Gatão e o intervalo desconhecido entre Memento e Eternidade.

    Por iniciativa do profícuo e versátil Quadrinista, meu querido amigo e irmão Eduardo Schloesser veio finalmente à luz as histórias não contadas e jamais publicadas a respeito dos acontecimentos entre os álbuns já publicados Memento Mori e Daqui para a Eternidade. Começo reafirmando que além de Desenhista competente, Eduardo é acima de tudo um fantástico contador de histórias! Sabemos nós, fãs contumazes do felino casmurro que estas ideias agora divulgadas pelo Artista teriam representado uma obra impactante! Digna dos dois álbuns antecessores e talvez, melhor ainda! O mergulho nos bastidores do que seria o material acrescido pelo resumo básico do enredo foram fundamentais para entender tanto o espírito, quanto a dimensão que a narrativa teria não só no Universo Antropomorfo, quanto na existência do próprio Gatão! Achei muito bacana ver um felino cinza mais envelhecido e cansado das agruras do viver, tentando se refazer! Juntar os cacos em um ambiente mais singelo, supostamente longe do caos que estava a se abater sobre o mundo! O triste é que a sorte no amor não mostra jamais sua risonha face para o Grande Gato! Em sua reclusão acabou se juntando a uma fêmea felidea, a qual esperava muito mais do que ficar com um companheiro melancólico, longe da agitação e do falso glamour que iludem a quase todos nós ao longo da Vida! Como consequência, a relação era árida e distante, ferindo como o contato de um ferro em brasa, mais uma vez a alma carente do felino tristonho!
    Me agradou detidamente ler cada linha, cada detalhe, mesmo que condensados! Acompanhar de perto um enredo tipicamente visceral, violento e desesperador! Zé Gatão de certa forma, como folha ao vento é impelido contra sua vontade pela voragem dos acontecimentos a emergir de seu dito recolhimento para responder à solicitação de um amigo e por a salvo a família deste último! Mesmo contrariado, o senso de dever aliado ao sentimento de gratidão, se somando à sua grande compaixão fazem o felino se tornar o protetor daquela família em perigo e cumprir sua missão superando suad próprias dores pesdoais, mostrando porquê o Gatão é e será sempre um sobrevivente! Pessoal! Eu imagino como ficaria mais esta saga quadrinizada com a riqueza de detalhes que a Arte do Eduardo implementaria ao rico texto! Só se pode mesmo intuir a maravilha que preencheria as páginas do álbum ou dos álbuns! Saltando aos olhos, envolvendo o leitor/leitora como tentáculos viscosos de uma gigantesca e montruosa lula antropomórfica saída de alguma das páginas!Em fim, tragando a gente de modo completo e irreversível para dentro do mundo caótico do felino gris!
    É pena que pela série de fatores já debatida pelo próprio Eduardo seu instigante personagem não encontrou seu lugar, ouso dizer seu nicho no Mercado Nacional. Continua um underground entre os undergrounds! Seu lampejo inicial foi como a ninhada que não vingou! Não tocou o coração e a mente do grande público! Não superou certas barreiras existentes! Chamou uma atenção ocasional e fugidia mas não conseguiu ir além de alguns limites! Aqui me abstenho de fazer juízo de valor! Ainda assim, a perseverança de seu criador gerou frutos e fãs! Do contrário, este meu texto e os de outras pessoas não teriam sido escritos! E isto não há de parar!
    Encerro por aqui minhas digressões. Havia e há muita coisa a ser dita ainda. Tendo a ser uma torneira aberta, mas creio que já consegui me expressar adequadamente. Obrigado, Edu por dividir conosco este intervalo importante da longa e difícil trajetória do Gatão! Por não a deixar oculta de nossa percepção! Sinal de sua resiliência! Obrigado, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer, velho amigo. Só duas ressalvas, a primeira é: esse texto vem preencher a lacuna entre Daqui Para A Eternidade e Siroco e a segunda é que como o próprio texto diz, seria uma trilogia.
      Sabe, eu queria muito ter feito esses 3 álbuns apesar da canseira que daria, mas o tempo e meu fôlego cada dia mais curtos, somada à batalha sempre inglória de publicar e só chegar há uma meia dúzia de leitores, fizeram minha mente dar um basta antes de entrar em curto circuito. Pena.
      Agradeço, velhão, assim como a mais uns poucos, o desejo de que eu, em um momento ou outro ainda, me debruce sobre este material e dê a ele o corpo que merece. Não creio que vá acontecer, não tenho mais pique. Se tiver que trabalhar em obras autorais num futuro próximo será com outros temas e personagens, Zé Gatão cumpriu seu papel.
      Mas como você e demais fãs do Gato já expressaram, minha escrita nesse post já deu o recado, o hiato entre Eternidade e Siroco foi revelado. Que nosso Felino finalmente goze sua aposentadoria tanto nos quadrinhos quanto nos contos. Como já dito, para mim ele se foi junto com minha família.
      Grande abraço e obrigado, mano velho!

      Excluir
  4. Eu honestamente gosto muito desses exercícios de criação, de possibilidades, mesmo que muitas vezes eles não possam ser realizados creio que eles conseguem sim servir como uma maneira de manter a criatividade ativa e saudável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei de fazer, Elton! Há muito venho planejando esse post mas nunca encontrava ocasião; o modo como concebo minhas criações é divagando durante minhas caminhadas, na mente eu visualizo as cenas, as situações, os diálogos, muita coisa se perde se eu não rabiscar num papel, mas outras ficam tão profundamente marcadas na alma que é como se eu já tivesse dado corpo a elas. Assim, como os antigos contadores de histórias, me senti como que sentado com os verdadeiros fãs de Zé Gatão ao redor de uma fogueira narrando os acontecimentos entre um álbum e outro. Acho que não teremos tantos ouvintes e réplicas, infelizmente, mas as que aqui estão até o momento, fizeram valer a pena.
      Obrigado!

      Excluir
  5. Três comentários no primeiro dia de outubro? Isso foi combinado? Rsrsrs. Vamos lá, se eu pudesse resumir minha reação ao ler esse post, seria "PQP!!!". Simplesmente épico. Me causa gastura não ser um dos porcos globalistas citados com dinheiro suficiente para ser o mecenas a financiar essa saga hollywoodiana. O texto é grande mas não dá para perceber até que acabe, porque no momento que começamos a ler, não conseguimos parar mais. Acredito que escreveu aqui com mais de uma finalidade, como registro de suas ideias (pelo que entendi você nunca tornou isso físico, como anotações por ex) e também para nós fãs tomarmos ciência de tudo. Eu sempre bato na mesma tecla, o seu maior defeito Eduardo, é ter nascido no Brasil. Nosso país nunca tratou devidamente seus filhos mais promissores e talentosos. São reduzidos ao mero esforço pela sobrevivência. Apesar de todo esse massacre que somos expostos diariamente, sempre sobra um tempo para sonhar, eu sonho com o omnibus, um ou dois rascunhos deixados para trás entre o livro branco e Siroco já valeria cada centavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel!
      Sabe, o Brasil é grande leitor de gibis de todas as partes do mundo, até da África (não desmerecendo os países daquele continente, mas cito pelas dificuldades bem conhecidas pelas que passam), mas quase nunca exportamos nossos trabalhos para fora, sim, oferecemos mão de obra de desenhistas talentosos, mas material autoral são muito poucos (D'salete? Quintanilha?) e uma ou duas andorinhas não fazem verão. A que se deve isso? Falta de esforço de nossa parte? Miopia? Preconceito com o que é nosso? No caso do Zé Gatão já ficou claro que sofre preconceito por parte de muitos, não é paranoia minha. Bem, não tenho as respostas. Tendo a acreditar que muito sucesso no mundo do show biz (nada sei sobre os quadrinhos no tocante a isso) é resultado de pactos com os inimigos de nossas almas e com essa turma, não quero conversa. Não sei se eu morasse fora do país o resultado seria diferente, sei de muita gente boa que só aparece hoje em dia por causa do financiamento coletivo. Bem, sei lá, já falei muito disso aqui e não tenho conclusões.
      Sobre o Omnibus aventado pela editora Universo Fantástico a má notícia é que nunca mais fui procurado para falar sobre o assunto e já irmos preparando material desde já, a boa é que também não houve cancelamento formal, então, ainda dá pra sonhar, sim. Aguardemos. Uma coisa é certa, se sair, você terá acesso a uma boa quantidade de histórias, desde crônicas do cotidiano, passando por narrativas de terror, aventura, existencialismo e muita porradaria, pra variar - ah, sim, algumas com doses cavalares de sexo, do tempo que eu adorava chocar- coisas de uma página e outras de várias páginas. Creio que você iria gostar.
      É isso. Abração!

      Excluir
    2. Esqueci de dizer que as tais histórias citadas no texto acima, são todas inéditas, vistas por ninguém, ninguém mesmo!

      Excluir
  6. Uau! E pra nós, fica aquele gostinho de "What if..?" Mas a vida é cheia de surpresas, e vai que, numa feliz reviravolta do destino, você acaba tendo ânimo e condiçõe$$$ pra fazer esse projeto com toda a tranquilidade necessária e merecida? Só me deu uma certa melancolia imaginar o Zé Gatão mais velho, embora ainda em forma, ou quase! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Giorgio, pelo comentário! Sei lá, meu, acho difícil eu me debruçar sobre esse material. Zé Gatão é passado pra mim. Como dito em comentários anteriores, se eu voltar a trabalhar em projetos próprios, prefiro focar em outros temas, mas me agrada que você assim o deseje. Para isso temos as várias inéditas que podem ainda vir à tona em algum álbum ou no possível Omnibus.
      Abraço!

      Excluir

ENTRE ZÉ GATÃO - DAQUI PARA A ETERNIDADE E ZÉ GATÃO - SIROCO, O QUE ERA PRA TER SIDO MAS ACABOU NÃO ACONTECENDO

     Postagem para todos, claro, mas direcionada particularmente aos fãs do felino macambúzio. Trata-se do seguinte: os meus planos para uma...