img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

ZÉ GATÃO ANALIZADO PELO ESCRITOR ANTÔNIO DE SANTO XAVIER


 

Resenha Literária: O Universo de Zé Gatão e a Dedicação de Barata Cichetto

 

Introdução ao Universo de Zé Gatão

 

Entre os quadrinhos nacionais, o trabalho de Eduardo Schloesser é um monumento de resistência e criatividade. Seu personagem mais icônico, Zé Gatão, transcende o gênero ao misturar violência, erotismo e existencialismo em narrativas densas e visualmente impactantes. Criado em um contexto de dificuldades financeiras e uma atmosfera de depressão pessoal, o universo de Zé Gatão reflete as sombras de seu criador e as luzes de sua genialidade. A figura do felino antropomórfico é um símbolo do isolamento e da luta contra as adversidades, temas que ressoam profundamente com quem entra em contato com suas histórias.

 

Zé Gatão nasceu oficialmente em 1992, mas seu embrião remonta ao final dos anos 80, quando Schloesser experimentava com estampas e ilustrava histórias em quadrinhos em meio ao caos urbano de São Paulo. Ao longo de sua carreira, Schloesser construiu uma obra que atravessou barreiras gêneras, estéticas e ideológicas, desafiando as limitações impostas pelo mercado editorial brasileiro.

 

As Camadas da Obra de Schloesser

 

A obra de Schloesser é rica em detalhes. Seus desenhos à grafite são meticulosamente trabalhados, com uma atenção quase obsessiva a cada sombra e traço. É uma arte que convida à contemplação prolongada, como testemunhou Barata Cichetto ao descrever seu primeiro contato com A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe. A habilidade de Schloesser em capturar a essência de Poe através de suas ilustrações é um testemunho de seu talento inigualável. Para além dos traços, as histórias de Zé Gatão são marcadas por um profundo humanismo, ainda que filtrado por um prisma de brutalidade e erotismo.

 

Os temas abordados nas histórias vão além da violência física. Eles exploram as violências psicológicas e sociais, as quais Schloesser vivenciou durante sua carreira. O preconceito enfrentado por criar narrativas fora do padrão comercial também ecoa nos desafios de Zé Gatão, um protagonista solitário que reflete o próprio criador.

 

Luca Fiuza e o ZéGatãoVerso

 

Se Schloesser construiu o alicerce desse universo, foi Luca Fiuza quem expandiu suas possibilidades narrativas. Os contos de Fiuza sobre o Zé Gatão são uma prova de como um personagem pode transcender o controle de seu criador e inspirar outros artistas. Barata Cichetto, em um de seus muitos projetos editoriais, reconheceu esse potencial ao republicar os contos de Fiuza em seu portal BarataVerso, posteriormente levando-os para uma edição impressa.

 

Os textos de Fiuza capturam a essência do universo criado por Schloesser, adicionando camadas de profundidade psicológica e aventuras que expandem as narrativas originais. Sua escrita é marcada por um apuro estético que reflete o mesmo amor pelos detalhes encontrado nos desenhos de Schloesser. As histórias mantêm o tom sombrio e visceral, enquanto exploram novos territórios do ZéGatãoVerso.

 

Barata Cichetto: O Editor Incansável

 

Barata Cichetto desempenha um papel fundamental na preservação e expansão do legado de Zé Gatão. Seu trabalho como editor vai além do simples ato de publicar. Ele é um mediador cultural, conectando artistas e obras com um público que, muitas vezes, não teria acesso a essas criações. Foi por meio de seu portal e de sua nova iniciativa editorial, a BarataVerso Editora, que o ZéGatãoVerso ganhou vida em formato impresso.

 

A dedicação de Cichetto à difusão da cultura underground é notável. Ele não apenas publica, mas também promove, comenta e contextualiza as obras que edita. Sua habilidade em identificar talentos e reconhecer o valor de projetos fora do mainstream é um trunfo raro no mercado editorial brasileiro. No caso de Zé Gatão, ele não apenas trouxe visibilidade ao trabalho de Schloesser, mas também conectou-o a novos colaboradores, como Luca Fiuza.

 

Conclusão

 

O universo de Zé Gatão é um testemunho da resistência e da criatividade de artistas que desafiam as limitações do mercado e as convenções narrativas. Eduardo Schloesser construiu uma obra que é, ao mesmo tempo, profundamente pessoal e universal. Luca Fiuza ampliou essa narrativa com contos que capturam a essência do personagem enquanto exploram novas possibilidades. Barata Cichetto, por sua vez, desempenhou o papel de curador e editor, garantindo que essas histórias alcançassem um público mais amplo.

 

Juntos, esses três criadores provam que a arte é uma força viva, capaz de atravessar barreiras e inspirar novas gerações. O ZéGatãoVerso não é apenas uma coleção de histórias; é um testemunho do poder da colaboração e da dedicação em manter viva a chama da cultura alternativa.

 

Santo Xavier, Lisboa, 2025

6 comentários:

  1. A capacidade analítica de Santo Xavier é tão grandiosa quanto sua sensibilidade. Conheço-o há muitos anos, quando ainda morava no Brasil. Quanto à resenha em si, é plenamente correta, analisando todos os pontos, tanto da obra como um todo, quanto ao personagem criado pelo Eduardo e a própria pessoa. É uma obra que, como editor, muito me orgulha em ter abraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não me canso de repetir o quanto me sinto honrado e grato a você pela realização deste sonho.

      Excluir
  2. Não só resenhou ZéGatãoVerso como traçou uma bela introdução ao universo do felino, um verdadeiro cartão de visitas principalmente aos novos leitores. Existindo novas edições, eu aconselharia fortemente que fizesse parte do prefácio, quem sabe após a introdução do Barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Vou sugerir ao poeta.
      Sabe, amigo, eu lamento muito que os álbuns antigos não sejam republicados, eu penso que possa - talvez, não tenho como mensurar isso - surgir novos leitores de tempos em tempos e tudo o que eu produzi poderia estar em catálogo. Ser underground, indie, cult, ou como queira chamar, é romântico, mas pouco eficaz quando se trata de manter uma obra em evidência e por consequência, obter retorno financeiro mais satisfatório.
      Mas estamos caminhando, ainda não sei ao certo em qual direção, mas nunca parados, em movimento sempre.

      Excluir
    2. Decerto que fará parte, Daniel. Grato pela sugestão.

      Excluir

ZÉ GATÃO ANALIZADO PELO ESCRITOR ANTÔNIO DE SANTO XAVIER

  Resenha Literária: O Universo de Zé Gatão e a Dedicação de Barata Cichetto   Introdução ao Universo de Zé Gatão   Entre os quadr...