img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LUCA E ZÉ GATÃO.


O Luca é um amigo dedicado e que a muitos anos me brinda com suas ideias sui generis, seja na forma de desenhos ou contos. Todos eles tem um Q de diferente do que comumente se vê e lê. Uma pena que ele, assim como meu irmão Gil (outro com uma forma bem particular de contar histórias bizarras), não possam viver deste ofício, o público em geral se divertiria bastante. Sei que sou suspeito para falar já que tenho este amigo de infância em alta conta , mas não posso deixar de faze-lo.
A verdade é que fora uns poucos fãs, ninguém dá importância a Zé Gatão, e o Luca tem escrito uns incríveis contos do felino cinzento, dando a ele uma vida que não parece possível no mercado editorial brasileiro. Arrisco dizer que ambos, escritor e personagem tem se ajudado mutuamente. Sei que alguns aspectos da vida do Luca tem sido pouco generosos com ele. Acontece com todos. Após os 50 as coisas começam a ficar complicadas, a saúde e energias esmorecem, amigos e familiares começam a se despedir e vemos que alguns sonhos de mocidade não passaram mesmo de sonhos.
Uma pessoa como meu amigo usa muito os recursos das artes para tentar passar pelo tempo menos ferido. Ele usa suas apreensões como matéria prima para suas histórias. Sei que o que ele tem escrito para Zé Gatão é uma forma de me homenagear e também uma válvula de escape para os becos que a existência lhe impõe (a arte também tem esta função para quem a executa).
Minhas histórias com o gato em geral são muito pretensiosas, tento, muitas vezes sem sucesso, transmitir uma visão de mundo, a impressão que tenho é que por mais que me esforce sempre sôo com a profundidade de um pires.
O Luca ao abordar Zé Gatão não fica de enrolação, vai direto ao ponto, ele trata do lado mais selvagem do personagem onde o que importa é sobreviver (vide o conto Seca Cruel, já postado aqui) sem esquecer o lado humano, afinal trata-se de um antropomorfo.

E se você quer saber porque o felino taciturno está estrangulando este porco na imagem abaixo, terá que ler o conto "Cloaca dos Mares", continuação de "Seca Cruel", que pretendo postar aqui lá pelo meio da semana que vem, só preciso terminar as ilustrações que farão parte dele. A de hoje é uma prévia.

Bom fim de semana a todos.


2 comentários:

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...