img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 30 de abril de 2012

GRANDE BIRA DANTAS!





 Tive a honra e o prazer de encontrar o grande caricaturista Bira Dantas faz um pá de ano quando ainda morava em São Paulo, pra falar a verdade já estava de mudança (de novo) para Brasília. Foi na noite da pizza, ou pizzada como chamavam, não sei se este evento (parecia um evento, pelo menos) ainda acontece. O dono do lugar, fã de desenhos, hqs e caricaturas, promovia no seu estabelecimento (ficava próximo da Av. Paulista) uma noite onde vários profissionais, fanzineiros e entusiastas da nona arte, comiam pizza de graça, desenhavam num imenso mural e trocavam idéias.
Nesta noite esbarrei por lá com o Marcatti, Junião, Fabio Moon (ou seria o Gabriel Bá?) Maringoni, Gual e Dani, Jotapê Martins, Cariello e muitos outros, afinal o lugar estava lotado. Revi velhos amigos e travei contato com outros tantos. Entre eles o Bira, que eu já conhecia pelas suas caricaturas.
Alguns podem até pensar que é babação da minha parte quando me refiro a determinado artista como grande, ou fabuloso, ou imbatível e outros tantos adjetivos, mas quem me conhece bem sabe que eu só uso tais predicados para quem de fato admiro, não apenas o trabalho, o talento, mas acima de tudo o caráter e a humildade. Conheço artistas com traço e criatividade de fazer inveja, mas que não valem merda.
O Bira, pelos breves momentos que conheci é um destes caras sorridentes, amáveis, de bem com a vida, transbordando talento por todos os poros. Sua produção é impressionante, charges, caricaturas, hqs e o que mais vier pela frente ( vale a pena visitar o blog dele, http://caricasdobira.blogspot.com.br/ ).
Acho que ele já fez caricaturas de todos que conhece, tava faltando a minha, mas a lacuna foi competentemente preenchida, com se nota nesta postagem. Detalhe: como eu disse, ele só me viu uma vez, quase não tem foto minha circulando por aí, e ele foi brilhante ao captar meu meio sorriso de cara sem graça e braços cruzados, meio que levantando barreira entre mim e quem me observa, algo característico em pessoas inseguras e arredias. O cara é um gênio. Ele nasceu no Brasil (sorte nossa) se fosse em outro país ele teria o mesmo status de um Mort Drucker ou um Don Martin.
Eu disse antes e repito:
BIRA, CÊ É O CARA!

12 comentários:

  1. Edu, estou sem palavras com seus elogios. Muito obrigado, cara!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Eduardo! E ao Bira também. Ainda não conversei com ele, mas já o conheci pelos eventos como Angelo Agostini. Ele têm uma energia muito boa mesmo.
    Obrigado pelos comentários lá no blog. Uma honra merecer sua atençao.
    Bom feriado.
    P.S. O Tatu no topo tá impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bira é bem isto mesmo, sempre alegre e muito talentoso.
      E sou eu quem agradece sua presença e palavras sempre elogiosas.
      Então, pensando nos escritores do fantástico que cairam em domínio público, só me ocorreu o Lovecraft, aliás, não tenho certeza que seus escritos sejam de domínio público já, tem que ser verificado. Existem muitos contos dele que dariam ótimas hqs, se captar a essência das letras. O cinema nunca foi feliz na adaptação de suas histórias, nos quadrinhos há coisas ótimas feitas pelo Corben e Wrightson.
      Abração.

      Excluir
  3. Valeu, Gil e de novo, Edu... Sabe eu tava relendo aquela sua HQ pre-historica (que salvei numa pasta de artes preferidas no meu mac) e pensei, caramba, o Edu e' o Richard Corben brasileiro. Mesma entrega na narrativa, mesma paixão no desenho, mesmo conhecimento na anatomia, mesma queda pelo underground... Cara, parabens. E como o Gil comentou, a sua pintura do atatu ai' em cima, esta' maravilhosa. Posso usar em alguma tira minha do Tatuman? Com o devido credito, claro!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, cê tem esta HQ? Mas é a HQ mesmo ou foram só as imagens que postei no blog? Eu pergunto porque a edição que contém aquela história é um item raríssimo! Alguns chegados já procuraram em sebos e não acham de jeito nenhum. Eu mesmo só tenho um único exemplar. Um editor de Sampa tem planos de reeditar em álbum todas as hqs eróticas que fiz, aí, quem sabe?
    Agradeço o elogio, mas para chegar ao pó dos pés do Corben, eu teria que nascer pelo menos mais duas vezes. Digo isto por achar que este senhor tem um dos traços mais poderosos de todo o universo dos comics de fantasia, dono de um etilo inigualável e inimitável, mantendo uma vitalidade com mais de 70 anos que já não tenho com 50. Mas ele é de fato uma grande influência. Valeu.
    Quanto ao desenho do tatu, eu te respondo por e-mail.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Huahauhauahauha, Edu, vc esta' mais perto do Corben do que pensa. Eu diria ate' que se ele visse seus Quadrinhos iria adorar! A HQ a qual me referi eu vi aqui mesmo, nas suas postagens. Uau, uma editora publicar todas essas suas HQs eroticas seria fantastico! Quanto ao seu tatu, vou entrar em contato com nosso amigo, sim! E mais uma vez, gostaria de falar que e' um imenso prazer trocar essas mensagens com vc. Eu escrevo pouco nos Blogs (muita correria e ainda colaboro no Blog da AQC -quando vc tiver novidades, passe pra mim que eu posto la', OK?)... As suas mensagens que me deram um pique para responder.
    Bracao

    ResponderExcluir
  6. Ô Bira, então temos isto em comum, não costumo comentar em blogs, salvo de um ou dois amigos, nem no Face eu escrevo ou deixo artes pra divulgação, aliás, preciso ser mais frequente por lá e mostrar alguns desenhos, pode aparecer um novo público, sei lá. Já deu pra notar que Zé Gatão não é muito popular, toda vez que divulgo algo da minha criação ninguém comenta nada. Porque será?
    Mas eu agradeço, tendo novidades eu te passo um e-mail.
    Um puta abraço, irmão.

    ResponderExcluir
  7. Vamos divulgar mais o Zé Gatão no Face, Eduardo. Há uma estatística do Marketing de Gerrilha que diz ser necessário um cliente em potencial ver um anúncio ou campanha no mínumo 9 VEZES!! Na primeira, ele mal nota, na segunda também, mas na terceira vez ele começa a achar que sua empresa (no caso o Zé Gatão)deve ser um sucesso, afinal somente empresas,produtos ou serviços anunciam frequentemente. Na sexta ou sétima vez em que ele vê seu anúncio já está pesquisando como adquirir, entrar em contato, etc... E na nona vez, efetua o pedido.
    Claro que isso ocorre com o seu melhor cliente potencial. No seu caso, aquele público de quadrinho que gosta especificamente do tipo de quadrinho em que atua o Zé Gatão.
    Abração,

    ResponderExcluir
  8. Interessante, mas pra ser sincero, nem sei como usar o Face adequadamente. Como seria esta divulgação?
    Desde já, agradeço o interesse.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Também não sou um expert em Face, kkk. Mas sei que dá pra fazer uma página de fã. Vc manda o link para todos os amigos e estes podem curtir a página. Não é um perfil como os outros. Mas ainda não tive tempo de pesquisar. O Rynaldo fez uma dessas para a nossa HQ, mas colocou nossos nomes na página e não o da HQ.
    Fico pensando que deve ser uma propaganda persistente, mas não invasiva. E é difícl mesmo achar um equilíbrio sem parecer chato.
    Qualquer coisa que achar por aqui que ajude, te falo,
    Abração,

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Gilberto, para um dinossauro como eu toda ajuda é bem vinda.
    Agora uma observação: esta nossa troca de mensagens deveria ser no post de cima, né não?

    ResponderExcluir

RESENHA DE ZÉ GATÃO - SIROCO POR CLAUDIO ELLOVITCH

 O cineasta Claudio Ellovitch, com quem tenho a honra de trabalhar atualmente (num projeto que, por culpa minha, está bastante atrasado) tem...