img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 11 de março de 2013

IRACEMA ( 01 )




Foi legal ilustrar "Iracema, A Virgem Dos Lábios De Mel", apesar de ser um livro insuportavelmente chato (opinião minha, claro). Pude sair do lugar comum, que é desenhar "pessoas conversando"- na maioria das vezes - para delinear índios, ainda que estes também passem boa parte do tempo confabulando, mas são silvícolas, então já mudo de rotina.


Pra ser sincero não fiz pesquisa, quis ilustrar este tomo baseado em minhas memórias, pois no passado busquei muitas referências para pintar alguns dos nossos selvagens.


Vale lembrar aqui que as imagens que vocês estão vendo são minhas artes originais antes d´eu fazer "reparos" a pedido da editora. Tive que tampar alguns peitos e bundas para não escandalizar a garotada.


Outras cenas chegarão oportunamente.

8 comentários:

  1. Meu Deus.
    Cada vez que entro aqui me surpreendo mais com seus trabalhos. Isso me inspira, em especial por não ter desenhado tanto quanto eu gostaria ultimamente.

    Belas ilustrações cara! A força desta primeira ilustração está incrível.
    Posso perguntar algo? Em que tamanho faz estas ilustrações? O nível de detalhe me encanta de verdade.

    Escandalizar a garotada? Estamos na era da internet e a Globo já fazia isso há anos com suas novelas "moralistas" onde o adultério é quase uma ordem... Bom, ainda bem que são os originais^^.

    A arte que mais me chamou a atenção foi o náufrago... Ele passa uma melancolia e um desalento tão profundo. Fantástico.

    Abraços. Logo volto a visitar aqui!
    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` ** Takamura
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  2. Takamura, obrigado pelas palavras e admiração. No fundo no fundo, é isto o que verdadeiramente importa, dinheiro vem e vai, o prestígio um dia se definha e seca juntamente com o corpo, mas um legado, algo que inspiramos em outrem de forma positiva, ah, isto não tem como ser comprado nem apagado. Agradeço de novo.

    Olha, costumo usar bico de pena em papel opaline no formato A-4 mesmo. Uso pincel número 1 e canetas descartáveis que vão de 2 a 4 para os detalhes e qualquer pincel mais grosso para preencher as áreas de preto.

    É isto mesmo, índio já vive nu e eu pensei que todo mundo já estava acostumado com isto, mas pelo visto não. Tive que cobrir todas as áreas de nudez. Matei assim minhas artes originais, mas fiz um bom scan delas antes.

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta e por dar uma palinha dos materiais que usa.
      Pra mim, como iniciante, tais informação valem ouro.
      Abraço!
      Takamura do blog: Tatsu Estúdio

      Excluir
  3. Boa tarde! Algum e-mail para contato?
    Gostaria de contacta-lo via e-mail. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, como vai?
    Tenho um trabalho de literatura onde farei um vídeo sobre o livro Iracema e gostaria de saber se poderia usar seus desenhos para facilitar o entendimento?
    Aguardo retorno, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abby, desculpe em demorar para dar esta resposta pra você, fiquei aguardando uma resposta da editora (eles são bem chatos para liberar imagens deles para outras pessoas), mas a resposta não veio. Eu creio que você possa usar sim as cenas no seu vídeo se você der os créditos, tipo: ilustrações de Schloesser e livro da Editora Construir.
      Abração.

      Excluir

A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE COMENTADO PELO ESCRITOR E POETA BARATA CICHETTO

 O livro que tive o prazer de trabalhar ao lado do ficcionista Rubens Francisco Lucchetti intitulado A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE, ...