img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 31 de julho de 2016

DESENHANDO ANATOMIA - MOVIMENTO FIGURA MASCULINA.


Nesta semana chegou finalmente às minhas mãos meu mais novo filho, outro livro sobre anatomia humana. Este é focado nos corpos masculinos em poses dinâmicas. Caramba, e como ficou bonito! A Editora Criativo fez uma excelente edição! Não dá pra não ficar orgulhoso. Olho algumas imagens e penso: quem foi cara que fez isso?!? Sim, deixemos a modéstia um pouco de lado, algumas cenas ficaram mesmo muito boas.


Recebo mensagens de pessoas querendo dicas de desenho, livros que ensinem a desenhar. Eu pessoalmente não acho que existam livros que ENSINEM a desenhar, acho que tem material que dá boas soluções aos que já tem uma inclinação natural. Todos nascemos desenhando, todas as crianças tracejam do mesmo jeito, umas seguem no ofício, outros enveredam por caminhos diversos. Aos que teimam em retratar o mundo conforme a sua ótica existem conselhos, orientações, mas insisto que é a prática que faz o profissional.


Meus livros sobre anatomia apontam alguns atalhos, além de denominar ossos e músculos e suas funções básicas mostram como construir um corpo humano a partir de formas geométricas, mas meu propósito maior é que ele sirva de inspiração aos que gostam de formas humanas com volumes, que o aluno (acho que podemos chamar assim) olhe e diga: eu posso fazer isto conforme este cara fez, o método dele pode me servir.


Uma coisa que tento nestes últimos volumes é bater um papo com o leitor, contar um pouco das minhas experiências e motivações, mostrar para ele que desenho é coisa não muito fácil, mas que a insistência e dedicação fazem superar os rigores da coisa.


Pelo retorno que venho recebendo de admiradores de meu trabalho, está sendo bem aceito.
Existem mais dois volumes, o de MOVIMENTO FEMININO e ANATOMIA DE CRIATURAS FANTÁSTICAS, que e editora deve soltar em tempo devido.

Um beijo na bochecha de todos.






4 comentários:

  1. Parabéns Eduardo.

    Olha, queria aproveitar para dizer que o homem com cabeça de árvore e a garota de paletó que apareceram no seu blog estão simplesmente espetaculares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leo, obrigado! A criatura de pedra no cabeçalho do blog é uma imagem que fará parte do Anatomia de Criaturas Fantásticas que (espero) a Criativo lançará futuramente. Já a modelo é uma arte da época do guaraná com rolha.

      Excluir
  2. O livro tá incrível, Schloesser! É pra se orgulhar mesmo. Porém o monstro no cabeçalho do blog roubou a cena. Adoro monstros e esse ficou fenomenal. Deve ser dificílimo de pintar, mas ficaria lindão. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi dito acima, a criatura montanha, ou sei lá como chamá-la, foi feita para um dos futuros lançamentos da Criativo, um livro só de monstros (cê vai gostar). Tem duas versões do mesmo desenho, um a lápis (este que vemos) e um outro a bico de pena. Tomara que a editora coloque os dois. Concordo, deve ser legal uma pintura de um ser assim.
      Obrigado e tudo de bom!

      Excluir

A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE COMENTADO PELO ESCRITOR E POETA BARATA CICHETTO

 O livro que tive o prazer de trabalhar ao lado do ficcionista Rubens Francisco Lucchetti intitulado A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE, ...