img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 10 de julho de 2016

AS MAIORES HQS DE TODOS OS TEMPOS ( MAUS ).



MAUS, a obra prima do cartunista Art Spiegelman, merece muito mais do que minhas pobres palavras descreverão, o que faço agora é meio na pressa e sem aquela velha inspiração de outrora. Motivo? Cansaço físico. Ah, mas de novo essa conversa Schloesser? Muda o disco, cara! Toda vez tu fala isso! Vai descansar então, porra! E só volta quando tiver carregado as baterias e com postagens relevantes!
Sim, amados e amadas, vocês estão certos, mas se eu for relaxar para voltar renovado arrisco deixar este blog pegando poeira um tempo e não quero isso. Sei que existe um público aqui, os dados estatísticos comprovam, as visitações até aumentaram e gosto de escrever, mas pra variar tenho que que me desdobrar para não deixar a peteca cair. Mas voltemos ao Maus.

Não vou falar sobre a obra em si, deixo com vocês o link do site da Cia das Letras que dá detalhes desta fantástica história em quadrinhos, ali tem tudo o que precisam saber sobre ela e seu autor. Prefiro, como sempre, me ater às sensações que ela me provocou (e provoca).


O link é este (não ganho nada da editora, podem acreditar)

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11733


MAUS veio comprovar que os quadrinhos são muito mais que super-heróis, mangás, Mônica e sua turma, Disney, cartuns satíricos e tutti quanti (não os desmerecendo), demonstrou que é possível contar uma história densa, incômoda, num traço quase infantilizado, usando personagens antropomorfos. Spiegelman nos descreve, em desenhos nervosos, o horror de judeus em campos de concentração relatados por seu pai, um sobrevivente do holocausto e vai muito além, narrando em paralelo sua difícil convivência com o genitor. Um livro imperdível!


O primeiro contato que tive com ele foi em Brasília, na Livraria Presença (acho que ela não existe mais). Era uma semana dedicada às HQs, tinha muitos importados e os tomos eróticos europeus da Martins Fontes. Eu não tinha grana pra comprar aquilo.

Maus me chamou a atenção pelos desenhos, me pareceram à primeira vista toscos, mas extremamente expressivos. Só um tempo depois é que fui saber da importância dela no meio cultural, ganhou prêmios (entre eles um Pulitzer de literatura!).


Em São Paulo, nos duros anos, pude comprar o primeiro volume (nem lembro mais como, afinal ele estava esgotado na editora), o segundo continuava inédito no Brasil, tanto que me segurei para lê-lo, não queria ficar com água na boca pela conclusão. Até que não tanto depois a Brasiliense o lançou.
Finalmente pude matar a vontade, e só posso dizer que não pude largar até que chegasse à última página. Já o reli umas trocentas vezes e as emoções são sempre as mesmas.

Qual a diferença entre a Lista de Schindler, a tele-série Holocausto e Maus? Respondo: Maus é melhor! São mídias diferentes, eu sei, um é cinema, outro é televisão e como poderia uma história em quadrinhos competir com veículos que usam toda uma grandiosa produção e atingem as massas toda de uma única vez? Talvez por isto mesmo, quadrinhos e livros são experiências particulares de você com os  autores, você mergulha nos seus mundos, fantasias, pesadelos e esperanças, individualmente. Os quadrinhos ainda tem as imagens, que despertam outras percepções quando utilizadas de forma competente. E competência é o que não falta em Art Spielgman - em Maus, pelo menos.

Foi relançado em edição única há uns anos. Os meus são os antigos em dois volumes. Estão ali na minha estante, ao alcance dos meus olhos como a me indagar quando vou relê-los. Cara, acho que já passou da hora!












6 comentários:

  1. Tenho que ler "Maus", Schloesser, mas confesso que tenho medo de sair deprimida até os ossos. Acho que vou esperar minha vida entrar numa fase mais tranquila. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deprime mesmo, Carla, é inegável, mas assim que tudo na sua vida estiver mais sereno (na torcida aqui, pode estar certa) não deixe de ler, vale muito a pena.

      Um abraço e obrigado por não me deixar falando sozinho aqui.

      Excluir
  2. Nunca li, mas já folheei numa livraria.
    Só tomei conhecimento de Maus, creio eu, pela extinta Comix Magazine.

    ResponderExcluir
  3. Sim. Maus é sensacional! Já o li duas vezes. E nem o tenho na prateleira! Emprestado da Biblioteca mesmo. O certo é comprar e tê-lo sempre à mão...
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obra obrigatória na estante de qualquer colecionador que se preze, Gilberto, assim como Watchmen, Cavaleiro Das trevas e a série Zé Gatão (ha ha ha ha!).

      Valeu e grande abraço!

      Excluir

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...