img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 15 de maio de 2013

FAMOUS MONSTER ( 02 )


O Massacre Da Serra Elétrica para mim ainda permanece como um dos mais terríveis filmes de terror de todos os tempos. Muito já se falou sobre esta película, saiu até um livro sobre o mesmo recentemente, por isto não vou comenta-lo de forma aprofundada, mas não dá pra não citar que o diretor Tobe Hooper conseguiu o máximo usando o mínimo e criando um..... bem, poderíamos chamar de factóide? Que seja. Divulgando que o filme foi baseado em fatos reais acontecidos no Texas, deu a ele uma maior aura de bizarrice. Na verdade tudo ali é fictício, o filme praticamente não tem história ou motivação pra tanta insanidade, mas tudo é tão competentemente realizado que nada disso importa. Os planos fechados e os jogos de luz e sombra minimizam as possíveis deficiências que ele possa ter no quesito "efeitos de maquiagem". Possuo ele em casa e quando o assisto a sensação de desespero ainda é igual mesmo após tantos anos. Coisa de gênio.
Assisti a primeira vez numa cópia pirata em VHS nos anos 80, mas antes disso eu já tinho ido no cinema pra ver uma continuação muito fraca com o Dennis Hoper.
Os repetidos remakes são pastiches grotescos. O melhorzinho ainda é um que serve de prelúdio para o clássico de Hooper que tem o título de " O Massacre Da Serra Elétrica - O Início", mas não se compara nem de longe ao original.


Por isto, hoje vai aí minha modesta homenagem a um dos mais emblemáticos monstros do cinema, minha versão pessoal de LEATHERFACE, mas tinha que ser inspirado pelo Gunnar Hansen, o ator do filme original. Tem um aspecto simióide, né? Mas é como eu o vejo.

Nosferatu será o próximo.
Até lá.

3 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Rapaz, nunca assisti essa série de filmes. Aliás, sou um cagão(desculpe a palavra chula) para filmes nessa linha. Não vi Sexta-feira 13, não vi os filmes do Freddy Krueger, etc. Engraçado que nos quadrinhos não tenho esses pudores, kkk...
    Acho que tenho em algum CD por aqui algumas histórias do Massacre da Serra Elétrica desenhada pelo gaúcho Daniel HDR (acho que é gaúcho)mas ainda não li. Só baixei.
    Seu desenho tá, como se diz ultimamente, "Massa".
    Ótimo final de semana,
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, isso é normal. Meu cunhado é o que podemos chamar de um cara valente, no entanto se alguém contar uma simples história de assombração periga ele não dormir a noite. Cada um, cada um. Alguns filmes dão mesmo uma impressão tão ruim que é melhor evita-los mesmo.
      A primeira versão do filme "The Fly", aqui batizado como A Mosca Da Cabeça Branca, me deixou tão impressionado na infância, que até hoje eu evito assistir de novo, não pelas monstruosidades em si, mas pelas situações incrivelmente desagradáveis.
      Obrigado por suas palvras e visita.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Nunca gostei desses filmes de psicopatas deformados. Nenhum filme desse (sub)gênero mereceu minha atenção, os pouco que assisti não passaram de alguns minutos. Mas o desenho ficou ótimo!

    ResponderExcluir

A SAUDADE É MAIS PRESENTE QUE NUNCA

   No momento que escrevo essas palavras são por volta das 21h do dia 21 de abril. Hoje fazem três anos que o Gil partiu, adensando as sombr...