img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 10 de março de 2019

COMENTÁRIOS SOBRE A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE NO YOUTUBE.



A Editora Clepsidra foi ousada e corajosa em publicar a biografia do Poe em quadrinhos. Mais uma vez a minha gratidão por terem feito um projeto gráfico com tão bom acabamento.

Confesso que pensei que este álbum fosse ser bem comentado nas mídias e que seria resenhado pelos "especialistas" do meio . Tentei fazer a minha divulgação como pude e creio que a editora (que não é de quadrinhos) fez a sua parte, no entanto, mais uma vez foi solenemente ignorado por todos, salvo pelos que de fato são fãs do Edgar e tiveram acesso a este material.

Esta semana perguntei ao editor como estava sendo a aceitação do público na loja dele e a resposta foi que há uma resistência grande em relação ao livro por ele ser em quadrinhos, ou seja, ainda há muito preconceito por parte dos leitores de livros no Brasil em relação aos gibis, mesmo os que curtem gótico e terror. Pena.

Bem, acho mesmo que isto encerra minha carreira neste cenário, que nem sei se fato existe aqui nesta parte da América Latina. Há uma crise no mercado editorial, ouço falar, e o dinheiro anda curto.
E quando eu digo encerrar minha carreira como quadrinista, não quero dizer que vá parar de elaborar meus projetos, faço quadrinhos de forma catártica e também para me divertir um pouco, colocar para fora certos demônios, mas as minhas criações doravante não terão a pretensão de serem publicadas, não vou mais bater nas portas da editoras. Se for publicar algo (Zé Gatão - Siroco segue lentamente sendo produzido), será de forma independente, com grana do próprio bolso, como foi o álbum branco, talvez com uma tiragem baixíssima como foi o Zé Gatão PADA. Quem sabe uma parceria com os fãs? Existem alternativas, nenhuma fácil, é verdade, mas os tempos hoje são outros. O que não dá mais é para dar murro em ponta de faca, mesmo sendo realista em relação ao mercado editorial brasileiro de quadrinhos, sempre existe uma expectativa lá no fundo e quando ela não se concretiza a decepção incomoda. Bem faz o meu old pal Arthur Garcia que nunca fez quadrinhos em que não recebesse por eles.

Não sei se teremos segunda, terceira edição do Poe, acho que vai demorar para esgotar esta pequena primeira tiragem....mas quem leu gostou muito e isso me  deixa feliz de verdade.

Bem, é isso. Deixo com vocês duas resenhas de canais do YouTube.

Grande abraço a todos e se eu puder, semana que vem nos vemos de novo.


2 comentários:

  1. Coisa mais bonita, ver o entusiasmo desses jovens com a qualidade do seu trabalho, Schloesser! Não resisti e fui ao You Tube pra deixar um comentário e um like pra eles. Eu sabia que os leitores adorariam a HQ. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecido, Carla! Também gostei dos vídeos. Mas noto que este livro tem agradado apenas aos iniciados, aos fãs do Poe em todas as mídias. O público em geral não deu importância, pelo menos até agora. Mas tem coisas que demoram a decolar, vamos ver.
      Abração!

      Excluir

RESENHA DE ZÉ GATÃO - SIROCO POR CLAUDIO ELLOVITCH

 O cineasta Claudio Ellovitch, com quem tenho a honra de trabalhar atualmente (num projeto que, por culpa minha, está bastante atrasado) tem...