Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de junho de 2010

MEU PERIODO "MOEBIUS".

O ano de 1994, foi meu ano Moebius. Ele nao chega exatamente a ser uma influencia na minha arte. Nao de forma direta, como podemos notar nos trabalhos de outros grandes mestres europeus como Milo Manara e Enki Bilal, por exemplo. Mas e impossivel nao se deslumbrar com as imagens fantasticas criadas por este frances doidao. Nem falo dos seus quadrinhos que sao arrebatadores, mas principalmente  suas ilustraçoes para os mais diversos generos de publicaçoes. Parece nao haver coisa que ele nao consiga traduzir em traços no papel.   Li uma coluna de um articulista no Diario de Pernambuco que dizia que o traço do Moebius visto hoje soa como coisa datada. Discordo. Ele e muito atual, e sempre sera. Na minha opiniao, nao ha pintura digital criada hoje em dia que faça frente a uma pintura acrilica do velho Gir. Suas astronaves, seus aliens, suas criaturas estranhas sao perfeitamente reconheciveis a primeira olhada.   
Exatamente no ano citado acima, eu fiz uma serie de aquarelas que imitavam aquele periodo exoterico dele.  Como sao pinturas bem grandes, nao tenho com fazer scans para postar aqui. Sobrou este lapis de cor que voce confere abaixo. Neste desenho,reuno alguns elementos pertinentes ao universo Giraud. Foi tambem no ano de 94 que comecei o primeiro album de Ze Gatao, e Moebius estava la presente, me dando soluçoes de como transpor as barreiras de um quadrinista iniciante.

2 comentários:

  1. Uma dica: Com as obras grandes, tendo acesso a uma máquina digital, você pode fotografar e transferir os arquivos para o computador. Aí é só postar normalmente.

    Obs.: Muito legais as homenagens que vc deixa em alguns trabalhos.
    Gde abç!
    K1

    ResponderExcluir
  2. E verdade, uma boa dica, alias, eu ja havia feito isto com algumas pinturas de super-herois que fiz no passado. Ficaram boas, mas a do
    Homem-Aranha nao fez justiça as cores da obra original. Sei la porque. Esses trabalhos brevemente estarao aqui no blog querendo Deus.
    Valeu amigao,um abraço forte.

    ResponderExcluir