img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TIGER X TOURO FURIOSO

Meu amigão (eartistacompetentebagarai) Nestablo Ramos, me pediu uma pin-up para o próximo livro dele, a continuação do Zôo, e logo minha mente começou a trabalhar. Pensei em algo radical, um búfalo e um javali numa gaiola, lutando até a morte, caracterizados e mascarados como os lutadores mexicanos de Wrestler, com sangue pra todo lado.  Daí ele pediu pra eu maneirar, afinal, Zôo não é Zé Gatão, a obra dele está voltada para o público jovem enquanto a minha mais parece dirigida aos loucos violentos.
Mas enquanto não penso em nada mais ameno, sigo trabalhando numa hq de três páginas que uma editora me encomendou. É estranho mas parece que quanto mais curta a história mais complicada fica.
Ontem a noite, pra dar uma refrescada na cachola, resolvi fazer algo que me imponho as vezes. Desenhar sem o auxilio da borracha. Pra não cair em tentação, usei uma esferográfica azul num caderno velho.
O tema é lógico, foi inspirado na idéia que tive que abortar.
Trabalhar sem borracha te obriga exercitar a sua noção de espaço dentro do limite da folha e também o impele a enfrentar seus medos. Será que trabalho bem a antomia? Proporção e movimento se precisar desenhar rápido? São perguntas que terão respostas com este tipo de procedimento. É lógico que não dá pra ficar perfeito, mas te dá ( pelo menos em parte ) a medida das suas capacidades. No meu caso, eu diria que ainda preciso melhorar bastante.

6 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Muito bacana essa idéia do desenhar sem borracha. Direto na caneta, sem Ctrl+Z, kkk.
    Realmente hqs curtas exigem uma síntese que muitas vezes é uma provação. Eu tô começando nisso (apesar da idade), e tenho que decupar muito meus lay-outs de página. É sempre duro...
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Putz, SENSACIONAL, Eduardo - Se eu fosse o Neto, te acorrentava numa prancheta pra desenhar pinups como esse pro resto da vida! :D

    Putz, olha a mão direita do touro!!! Olha a tensão muscular nos personagens! GENIAL, cara, genial!

    Abração,
    J.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilberto,boa noite.
    Antigamente eu tinha um caderno cheio destes desenhos feitos direto na caneta. Tinha umas coisas legais lá. Muita coisa ruim também. Acho que o perdi. Pena.
    E quanto as hqs, meu problema com elas não é tanto o número de páginas, mas não serem minhas, é não ter a liberdade que necessito para "layaltar", enquadrar conforme a minha necessidade. Mas tenho que me adequar.
    E não existe isso de idade pra fazer quadrinhos.
    Não deixe de cria-los. Eu só estou esperando um tempinho pra baixar e ler a sua hq "O Sétimo Beijo na Boca". Aguarde.
    Grato pela visita e um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ô James, só você mesmo pra levantar o meu moral nestes dias de crise criativa. Assim acabo mal acostumado, vou acabar te contratando pra me elogiar, algo como aquele cara na hq do Asterix que se dizia adivinho, lembra?
    Muito obrigado brother.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caraca, Dudu!!! muito fera, amigo!!! ahehehehehe, to aqui imaginando a que vc vai fazer pro álbum!! sim, Zoo não é Zé Gatão, pois Zé Gatão só existe um, my brother!!!! parabéns, cara!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu meu amigo.
    Ainda não sei o que vou fazer pro Zôo, mas pretendo caprichar. Esta sim é a minha praia.
    Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...