img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 25 de maio de 2010

ALIENISTA 2

Alo meus queridos, boa noite a todos. Ainda nao tive tempo de comprar um teclado novo, por isto voces (os que tem paciencia , e claro) continuam lendo estes textos sem a devida pontuaçao. Tempo e´um eufemismo pra falta de grana, mas ele anda escasso mesmo, estou tendo que trabalhar ate alta madrugada pra ver se estas ilustraçoes nao atrasam tanto. A consequencia disto e que passo o dia cansado, fazendo as coisas morosamente, em camera lenta. Mas mudemos de assunto, fiquei sabendo hoje que um ilustrador mineiro muito fera, esta quadrinizando o conto Clara dos Anjos do Lima Barreto. Uma otima noticia uma vez que mais um quadrinho de qualidade vai despontar brevemente nas livrarias. Toquei neste assunto porque este conto, e um dos sete livros que terei o prazer de ilustrar pra Editora Construir.
Grande Lima Barreto, acho que esse cara teve o azar de nascer no tempo errado, ou no pais errado.
Longe de mim me comparar, quisera eu desenhar na mesma proporçao que ele escrevia, mas sinto uma grande identificaçao com ele. Esse cara, um dos maiores cronistas do seu tempo na minha opiniao, nunca teve o reconhecimento do publico ou critica, por mais esforço que fizesse. Pelo que sei nem concessoes ele pode fazer, pois nunca deram a ele esta escolha. Muita gente atribui isto a cor de sua pele, ou melhor dizendo a sua miscigenaçao, pois ele era mulato. Nao sei se e´so isto nao. Penso que muitos caras tem um tipo de arte que nao e compreendida por seus contemporaneos, senao vejam o exemplo do Augusto dos Anjos....Ah, tem muitos casos,o poeta Cruz e Souza e tantos outros que sequer sao conhecidos do grande publico. Lima Barreto vivia pedindo dinheiro emprestado, alcoolatra, morreu num asilo pra doentes mentais.Triste destino pra alguem tao brilhante.

E pra gente nao terminar a noite deprimido por causa deste assunto, vamos pra mais umas ilustraçoes do Alienista. Espero que gostem.


2 comentários:

  1. Porra, Eduardo, desse jeito eu vou acaber desistindo de desenhar e ir ganhar a vida vendendo cachorro quente ou costurando pra fora, cara...rs

    LINDO, cara, simplesmente LINDO - Agora, preciso perguntar QUANDO esse livro vai estar nas lojas?!

    Abração,
    J.

    ResponderExcluir
  2. Ah, James,so voce mesmo...obrigado pela força.
    Sabe, nao sei o que motiva mais o artista, se e
    a grana ou os elogios sinceros.
    Olha, pelo que me informaram, estes livros, infelizmente, nao estarao a venda. Virao agregados ao livro didatico de portugues
    do professor. Algo assim.
    Tambem achei uma pena.
    Abraçao.

    ResponderExcluir

A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE COMENTADO PELO ESCRITOR E POETA BARATA CICHETTO

 O livro que tive o prazer de trabalhar ao lado do ficcionista Rubens Francisco Lucchetti intitulado A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE, ...