Total de visualizações de página

domingo, 23 de maio de 2010

O ALIENISTA 1

Grande escritor esse Machado de Assis.Nao sei se era um grande cara, desses que voce sente enorme prazer ao receber uma visita, amigo de todas as horas. A mim, se fosse apostar, a julgar pelas obras que o tornaram um icone, eu diria que era destes caras calados, observadores argutos, que no intimo
se julgam superiores ao resto da humanidade.  Nao sei nada sobre Machado, sobre sua vida pessoal.
Claro, sei que era mulato, gago, epiletico, e ha quem diga que era o verdadeiro pai do filho do Jose de Alencar. Mas isso e controverso. Ouvi dizer que aprendeu frances sozinho. Sei la, tendo tanto contra ele, me apetece pensar que nao lhe restava mais nada a nao ser se tornar o melhor naquilo a que se propunha: Ser o melhor a colocar nas letras as situaçoes que vivia ou observava, com humor sutil e fina ironia. Devo estar errado, quase sempre estou. Mas deixemos esta consideraçoes para os especialistas e intelectuais. O caso e´ que me parece que desde que ele completou 100 anos de morto,
parece ter sido redescoberto, principalmente nos quadrinhos. So do Alienista, fizeram  tres ou quatro adaptaçoes. Duas destas sao obras de excelencia.  Eu gostaria muito de quadrinizar dois contos do Machado que nao sao conhecidos do grande publico. Faze-las do meu jeito, traduzindo em traços toda crueldade que eles deixam transparecer. Ei de faze-las um dia, se o Todo Poderoso me permitir.  Enquanto isto nao e possivel, eu me conformo criando ilustraçeos para o Alienista a pedido da Editora Construir. Aqui vao as duas primeiras, as demais ficam para postagens posteriores. Sao duas versoes para a mesma cena. A preto e branco prevaleceu.    
    

6 comentários:

  1. Eduardo, apesar de AMAR as suas aquarelas, tenho que concordar comos seus editores - O desenho em pb está IRRETOCÁVEL!

    Putz, que bico de pena FODA, cara! Sério, tô morrendo de inveja aqui! ;)

    Abração,
    J.

    ResponderExcluir
  2. Certos comentários merecem até uma moldura James.
    Este seu,é um deles.Brigadao.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. o que quer dizer o titulo o alienista

    ResponderExcluir
  4. Ótimo traço, Schloesser. Realista, forte e ao mesmo tempo cartoonizado. Pelo menos ao meu ver. Você também faz pintura digital ou pelo menos colore seu nanquim digitalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Douglasch! Obrigado pelas palavras. Levou um tempo até eu encontrar meu traço, conforme você bem observou, que fica exatamente entre o realista e o caricato. Sobre a pintura, ela é toda no pincel, tinta e água. Sou um total ignorante em digital.

      Grande abraço.

      Excluir