img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CURSO DE DESENHO ( SUPER - HERÓIS 10)


Bom dia a todos.
Quem me acompanha a tempos com certeza já leu os comentários que fiz em posts anteriores sobre um curso de como desenhar super-heróis - segundo a minha ótica. Sabem que a empreitada não deu em nada, aliás, parte dele saiu em uma revista de banca, bem diferente do que eu tinha idealizado. As artes de hoje pertencem àquele projeto. Foram sugestões do editor que tentava vender o material. Fazer rostos distintos, de diversas etnias e depois mostra-los mascarados.
Uma coisa que gostei de brincar aqui, foi com o fato de todos pegarem nos pés dos supers por muitos usarem a cueca por cima da calça. Nada mais justo as mulheres usarem o soutien por cima da camisa. Mas gracejos à parte, eu nunca achei esta idéia da roupa de baixo ficar por cima da calça assim tão absurda. Olhando os figurinos de muitos guerreiros da antiguidade, eles usavam protetores na região da virilha. Era um reforço a mais para resguardar uma área tão desprovida de amparo. Assim, creio que os uniformes coloridos dos paladinos da justiça dos quadrinhos herdaram esta tradição. Pelo menos esta é a leitura que faço. O problema é que muita gente leva estas coisas a sério demais, tratam estas fantasias, estes arquétipos, como se fossem uma realidade cotidiana. Vêem o absurdo numa indumentária berrante mas parecem achar natural um individuo escalar paredes como se fosse um aracnídeo. Bom, não estou aqui para polemizar.
Só para avisar, soube que a Escala vai reimprimir aquele curso em seis edições (MÉTODO DINÂMICO DE DESENHO E PINTURA) que fiz para eles. Bem que podiam pagar uns royalties, afinal, uma grana extra até que cairia bem. Mas não o farão.
O desenho da heroína acima foi feito com lápis 6-B.
Abaixo (mascarada), com lápis de cor.
That´s all.

4 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Essa idéia da proteção é bem pertinente. Hoje em dia fazem ligação com roupas íntimas, mas acho que vc tá mais certo nessa idéia dos guerreiros antigos...
    Cara, como seu lápis de cor cai bem! Preciso correr pra fazer algo assim...
    Brigadão pelo comentário no blog.
    Ótima semana,
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Diga, Gilberto. Obrigado pelos comentários e elogios.
    Sabe, trabalhar com lápis de cor atualmente me proporciona maior rapidez. Eu sempre digo que não há desenho fácil, tudo requer persistência e paciência, mas algumas técnicas dão mais conforto.
    Precisando de algumas dicas é só falar.
    Abraços e boa semana pra você também.

    ResponderExcluir
  3. oi edu! (já peguei intimidade, afinal já te acompanho faz um tempo, né)
    hehehe
    uau! achei bem futurista.
    eu tbm não encano com uniformes não...
    acho que eles dão charme, fora que já faz parte da história dos herois, impossivel mudar isso.
    já vou pegar mais essa dica e fazer o mesmo de desenhar rostos e depois mascará-los!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Salve, Bruna.
    Legal te ver por aqui.
    Pois é, o herói que mais encasquetam por conta desta história de cueca por cima da calça é o Superman, acho engraçado os fanboys se digladiarem por causa deste assunto nos sites especializados em cinema e HQs. Pra que mexer em algo que sempre deu certo, inclusive no cinema? Vide os clássicos com o Christopher Reeve.
    É issaí, beijo e tudo de bom.

    ResponderExcluir

RESENHA DE ZÉ GATÃO - SIROCO POR CLAUDIO ELLOVITCH

 O cineasta Claudio Ellovitch, com quem tenho a honra de trabalhar atualmente (num projeto que, por culpa minha, está bastante atrasado) tem...