img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A BÍBLIA ( 01 )


 Certo dia de 2007 recebi a ligação de um amigo que chamaremos de Lex (em alguns textos prefiro omitir nomes reais). Ele tinha um projeto para uma revista em quadrinhos toda baseada em histórias da Bíblia Sagrada. Queria saber se poderia contar com meus serviços. Claro, disse eu, pagam quanto? Venha aqui na agência pra uma reunião com os outros envolvidos e falaremos sobre isto, respondeu ele.
No dia marcado ( acho que era num sábado ) estava eu numa agência de publicidade em Boa Viagem, juntamente com um roteirista e mais três desenhistas. Não conhecia nenhum deles. A maioria dos desenhistas de quadrinhos que tive contato eram uns babacas pretenciosos, gente talentosa mas extremamente arrogante. Não era o caso destes rapazes que lá estavam. Eram gente fina. Havia um cara lá que chamaremos de Luthor. Este era o responsável pela captação de recursos para que a obra visse a luz do dia.
Havia sobre a mesa coca-cola e biscoitos maizena. A conversa sobre quadrinhos foi legal.
Então a tal reunião começou. A idéia era quadrinizar várias histórias da Bíblia. Seriam quatro edições. As duas primeiras englobariam relatos do Antigo Testamento, a terceira seria sobre Jesus Cristo e a quarta e última seria sobre Atos dos Apóstolos. Pelo que entendi, as edições seriam bancadas pelo governo e seriam distribuidas em escolas públicas, creches e tal.

 Apesar do valor pago por página finalizada fosse a pobreza de sempre, me empolguei, afinal ilustrar a Bíblia era um sonho antigo. Lex achou que Sansão era a minha cara e coube a mim desenhar a saga do juiz hebreu. Dei o meu melhor nesta HQ. E como sempre o meu melhor não foi o suficiente. Nunca acho que é. A outra história foi Davi e Golias. Achei o roteiro muito diferente da narrativa original, então falei para o Lex que queria refazer o roteiro, aquele eu não desenharia. Se existe algo neste mundo que mereça respeito é a Palavra de Deus. Ok, acertado o preço pelo roteiro mandei bala nesta segunda história. Fracassei totalmente no desenho devo confessar, o gigante ficou bem caracterizado, mas a figura do pequeno pastor de ovelhas ficou contrangedora. Culpa da minha inabilidade ou do prazo curto? Eu diria que um pouco dos dois.
Finalmente a revista foi impressa. Ficou legal, mas as cores mataram o trabalho. O colorista segundo soube, fazia trabalhos para os gringos. Até hoje não sei como os gringos não o mataram.
Mas o pior mesmo foi o que aconteceu nos bastidores. Nunca entendi direito o que houve. Lex se desacertou com um dos desenhistas, e depois houve problemas de dinheiro com Luthor. Alguém não recebeu o que achava que era devido, e o outro dizia que saiu no prejuizo, ou algo assim.
Sei lá, isto só reforça uma teoria minha de que quando tem grana envolvida, ou sexo, ou os dois, algo não vai dar certo. No caso aqui parece que os sifrões falaram mais alto que o sonho de publicar um quadrinho legal.
Houve certa divulgação do produto, o Blog dos Quadrinhos noticiou. Choveu de cometários, uns achavam louvável a distribuiçao da Bíblia em escolas, outros achavam um absurdo, que os miúdos não tinham que ser catequisados (como se fosse esta a nossa intenção), e etc.
Não sei como foi a distribuição. Nunca vi uma sequer em circulação.
Infelizmente os originais não me pertencem e perdi contato com o Lex, por isto não pude escanea-los para a postagem. O traço a nanquim é mais poderoso que as cores via computador. No caso de Davi e Golias as cores foram feitas em aquarela pela esposa, também artista, de um dos desenhistas, mas nem por isto ficou melhor.
De qualquer modo a ingresia entre Lex e Luthor não impediram que eu desenhase a Bíblia 2, e mais tarde roteirizasse e desenhasse a história de Jesus. Mas isto é tema para futuras postagens.




4 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Cara, quanta coisa vc já fez! Pena que o projeto não rendeu mais frutos. Seu Sansão ficou muito bom! A cena do leão ficou show de bola.
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom!!!!!!! Volto ao meu mundo virtual e me deparo com essas belas imagens! Onde é que eu compro isso, Du?

    Ah, e feliz 2011!!! Tô grogue ainda graças a uma intoxicação alimentar e um resfriado na virada.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. É, Gilberto, já tenho tempo de estrada. O pior é que estes materiais não tem a divulgação que deveria. Pelo menos eu acho. Este da Bíblia, deveria ter sido feito num outro esquema para atingir um público mais amplo. Mas quem sabe uma outra vez?
    Grato pelos elogios.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Hei Mister Brazil, cuide dessa saúde meu.
    Quanto a esta Bíblia, como diz o texto, ela não foi posta a venda. Infelizmente.
    Grato pelos elogios.
    Abração.

    ResponderExcluir

UMA GRATA SURPRESA E UMA PEQUENA DECEPÇÃO

 Boa noite a todos! Antes de entrar no assunto, uma satisfação aos que sentem simpatia por minha arte e pessoa, esses que torcem e oram por ...