img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 22 de agosto de 2010

ÁLBUNS DE ANATOMIA

Hoje gostaria de comentar a respeito de três obras que muito me orgulho de ter feito. Trata-se dos livros de anatomia da finada Opera Graphica. ( Um quarto álbum estava sendo planejado com o tema "Cabeça e Tronco" mas infelizmente a editora encerrou suas atividades antes que a idéia fosse pro papel ).
O mais legal na execução deste projeto foi que o editor Franco de Rosa me deu total liberdade de criação. Assim pude trabalhar do meu jeito sem ninguém dando pitacos. Autocratismo da minha parte? Ni-na-não,  na maioria das vezes, editores, diretores de arte, gerentes de produção e outros tais, nunca me ajudaram muito, aliás na maioria das vezes só me atrapalharam. Claro, sugestões inteligentes com abertura pra discussão sadia tá valendo, mas boa parte do tempo é neguinho querendo me mostrar que é o "sabe tudo" e o resultado no final quase sempre é aquele trabalho que não difere nada daquela merda que insiste em não descer privada abaixo. Felizmente não foi assim com essas edições da Opera. Ali tive tempo e espaço.

DESENHANDO ANATOMIA - Figura Humana -  Criei este álbum durante as Olimpíadas da Grécia, fiz algumas pesquisas só pra constatar que os modelos vigentes até então, tratavam o tema da mesma forma, ou seja, mostravam ossos, músculos e tal, mas não a execução do movimento quando tal músculo era usado. Partindo daí associei o fisiculturismo com lições de anatomia, numa linguagem bem acessível e deu no que deu. Sucesso. O Gualberto Costa brincou que no livro eu também ensino a malhar. Foi muito elogiado. Agora uma resalva, e aí eu tiro o meu da reta, o álbum contém alguns erros de texto (  não estavam na minha escrita original ). Pena.


DESENHANDO ANATOMIA - Figura Feminina - Aprendi com os "erros" do anterior e pude aperfeiçoar a técnica narrativa. Foi tão bem recebido que durante um bom tempo figurou como o livro de arte mais vendido na Comix, segundo o site da própria livraria. Hoje ele está esgotado. Quem comprou, comprou. Quem não comprou... 
Pude fazer uns desenhos bem interessantes neste volume. Malgrado alguns erros de digitação ( de novo! ) é um livro bonito, com um excelente acabamento. Com excessão das orelhas este é o único volume em que todos os textos são meus, inclusive a chamada da quarta capa. 


DESENHANDO ANATOMIA - Animais - Esta edição foi a mais prazeirosa pois para elabora-lo eu tive que sair em campo, fui ao Horto Florestal aqui de Recife, ao Zoológico e à Faculdade Rural de Pernambuco, pesquisar e desenhar. Na minha opinião este foi o mais técnico de todos. Tentei ser bem didático, mas confesso que tive um pouco de dificuldade na hora de passar a mensagem. O tema é abrangente demais e tive que rebolar para explicar o essencial em 48 páginas. Há dois poréns, tenho uma escrita um tanto coloquial, penso, e eles limaram muitos textos, resumiram uns e deixaram outros um tanto formais. O segundo entretanto foi que algumas ilustrações feitas a lápis ficaram muito escuras. Mas no geral, creio que a missão foi cumprida.


Foi uma época positiva, eu não tinha tantos trabalhos e pude me dedicar integralmente a estes álbuns. Infelizmente os sites especializados em quadrinhos ignoraram totalmente estes volumes. É lamentável pois são voltados também para este público.
Segundo eu soube, este material vai ser reimpresso por um novo selo editorial no formato livro (21 x 14).
Será mesmo? Vamos aguardar.

6 comentários:

  1. Porra, Eduardo, vou te dizer que esse post é empolgante - Dá pra sentir, pelo seu texto, o quanto você se envolveu e se animou com esses projetos, e é muito bacana ler um post seu em que você demonstra tanta satisfação com o trabalho. Como colega de profissão, sei muito bem o quanto o "gerenciamento" de terceiros pode matar o mais empolgante dos projetos!

    Quando tiver mais notícias sobre o relançamento desses volumes, avisa aí!

    Abração,
    J.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário no meu fotolog!
    Também gosto muito dos seus desenhos! Eu tenho alguns fascículos de curso de desenho da editora escala, feitos por você. Eles me ajudaram muito a me familiarizar com técnicas tradicionais, além de me ensinar noções de anatomia. Mesmo pra quem faz cartoon e usa ferramentas digitais, é importante ter noção de desenho academico. Abraço e parabéns pelo seu excelente trabalho!

    Lene Chaves

    ResponderExcluir
  3. Hello Jimmy, cara, é mesmo, é até meio estranho eu demonstrar satisfação com trabalho meu. Mas não é cretinice não, é que sou muito exigente com as coisas que faço, sempre acho que pode ficar melhor, embora eu tenha consciência de que faço o melhor que posso naquele momento.
    Pode deixar que eu te aviso se realmente forem republicar estes álbuns. Pois se eu for depender dos sites dirigidos, tô lascado.
    Obrigado e um abração.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Lene. Legal te ver por aqui.
    Meu comentário é clichê mas não tem como ser de outra forma: saber que artistas puderam usufruir de alguma coisa que eu tinha para transmitir já fez a jornada valer a pena.
    Muito obrigado, abração e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Grande Eduardo!
    Cara, entendo completamente o lance da auto-exigência - É até perigoso ficar muito confortável com o próprio trabalho, sob o risco da estagnação criativa. Desculpe se me expressei mal, de maneira nenhuma quis dar a entender que achava cretinice!

    E fico no aguardo das notícias do livro!

    Abração,
    J.

    ResponderExcluir
  6. Opa, te juro que nem pensei isso James, eu apenas estava me justificando. Fica frio, Havendo novidades elas estarão postadas aqui.
    Abração.

    ResponderExcluir

A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE COMENTADO PELO ESCRITOR E POETA BARATA CICHETTO

 O livro que tive o prazer de trabalhar ao lado do ficcionista Rubens Francisco Lucchetti intitulado A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE, ...