img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ZÉ GATÃO NA SCI-FI NEWS

Este é o último post referente ao primeiro álbum do Zé Gatão. Pelo menos enquanto não aparecer qualquer novidade em relação a ele.
O assunto de hoje, é uma matéria que saiu na revista Sci-Fi News. 
Embora não creditada, ela foi feita pelo Mauricio Muniz, hoje editor da Gal e uma das pessoas  mais competentes ligadas aos quadrinhos no Brasil.
Para um álbum independente que mais parecia um corpo estranho no cenário quadrinístico daquela época, ter uma resenha numa revista direcionada como a Sci-Fi, foi para mim um deleite. Se tivesse lançado o álbum um tempo antes, é bem provável que ele tivesse também matéria na Wizard.
Soube que o Mauricio teve que brigar para que este texto pudesse ser publicado. Os maiorais da revista ao tomarem conhecimento do teor da obra supracitada não queriam permitir. Tanto que era pra ser uma sinópse de duas páginas e reduziram pra uma.
Apesar de tudo, Zé Gatão não rendeu mais por conta disto. Como vendi o livro quase mão a mão, posso afirmar que ele foi muito bem recebido. Vendeu razoávelmente bem. O problema é que nada disto alavancou o personagem. Creio que faltou uma continuidade que permitisse a ele caminhar por si só. As editoras que publicam materiais neste estilo, estavam engatinhando naquele período e a situação das hqs por aqui sempre foi muito instável.  Bem, só posso formular teorias que não vão modificar o quadro. O que pude fazer eu fiz. Na verdade estou tão cansado desta história toda que nem aguento mais. 
Só queria acrescentar que os originais deste livro, não se encontram mais comigo faz alguns anos.
Eu doei ao Museu de Artes Gráficas criado pelo Gualberto Costa ( não tenho notícias daquelas páginas faz tempo ). De resto, só tenho a agradecer ao Mauricio Muniz mais uma vez pela matéria. Ficou muito boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE COMENTADO PELO ESCRITOR E POETA BARATA CICHETTO

 O livro que tive o prazer de trabalhar ao lado do ficcionista Rubens Francisco Lucchetti intitulado A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE, ...